Converter a pele do café em componentes para os automóveis

Dose dupla de sustentabilidade: Ford e McDonald em parceria

A Ford Motor Company e o McDonald's americana em breve vão dar aos automóveis um” incremento de cafeina”, usando parte de um alimento básico na rotina do dia a dia, a pele dos grãos de café, em peças de veículos, como por exemplo na carcaça dos faróis.

autonews.pt @ 6-12-2019 13:18:54

Todos os anos, milhões de quilos de “palha” de café - a pele seca ou casca do grão - saem naturalmente durante o processo de torrefação. Juntos, a Ford e a McDonald's pretendem dar um uso inovador a uma parte significativa desse material.

As empresas descobriram que este resíduo do café a pode ser convertido  num material durável para reforçar certas peças de um veículo. Ao aquecer este resíduo do café a altas temperaturas num ambiente com baixo teor de oxigénio, misturando-o com plástico e outros aditivos e transformando-o depois em pellets, o material resultante pode ser  usado de várias formas em componentes dos veículos automóveis.


O composto de resultante da pele seca do grão de café cumpre as especificações de qualidade para peças como carcaças de faróis e outros componentes internos e externos do capô do carro.

Os componentes resultantes são cerca de 20% mais leves e exigem até menos 25% de energia durante o processo de moldagem. As propriedades de calor do componente de “palha de café” são significativamente melhores do que o material usado atualmente, de acordo com Ford. Esta é a primeira vez que a Ford usa cascas de grãos de café para converter em partes selecionadas do veículo.

"O compromisso do McDonald com a inovação foi impressionante para nós e correspondeu à nossa própria visão de futuro e ação para a sustentabilidade", disse Debbie Mielewski, líder técnico da Ford. "Esta é uma prioridade para a Ford há mais de 20 anos, e este é um exemplo de salto no início da economia de circuito fechado, onde diferentes indústrias trabalham juntas e trocam materiais que, de outra forma, seriam produtos secundários ou de resíduos", acrescentou a propósito desta iniciativa conjunta.

autonews.pt @ 6-12-2019 13:18:54

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis