Toyota GAZOO Racing triunfa em Le Mans pela quinta vez consecutiva

Luta de 16 horas entre dois Toyota na dianteira

A Toyota GAZOO Racing conquistou uma histórica quinta vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans. Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa conduziram de forma brilhante aos comandos do Toyota GR010 HYBRID #8, completando 380 voltas perante uma multidão apaixonada.

autonews.pt @ 15-6-2022 13:10:27

A quarta “dobradinha” em Le Mans foi conseguida graças ao desempenho notável dos vencedores do ano passado, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, que partilharam o Toyota GR010 HYBRID #7, e que cruzou a linha da meta, em segundo, a apenas 2 minutos e 1,222 segundos do Toyota #8.

A quarta vitória de Sébastien, estabelece um novo recorde de vitórias para pilotos suíços, enquanto que Brendon, com o seu terceiro triunfo, se torna no piloto da Nova Zelândia de maior sucesso de sempre em Le Mans. É também a primeira vitória de Ryo, que já participou em Le Mans três vezes, embora seja a sua primeira com a TOYOTA GAZOO Racing. Ryo passa a ser o quinto piloto japonês a chegar ao lugar mais alto do pódio.

Os dois Hípercarros GR010 HYBRID arrancaram na frente e travaram uma batalha dura na frente, com a liderança a mudar de mãos várias vezes à medida que a corrida ia mudando, com a ultrapassagem de outros carros e zonas lentas.

A luta continuou durante 16 horas, com os dois Toyota a rodar com apenas alguns segundos de diferença durante a maior parte do tempo. Mas a corrida mudou decisivamente na volta 256, quando o líder, José Maria López ao volante do Toyota #7, teve que abrandar devido a um problema no motor elétrico dianteiro.


O piloto reinicialização o sistema e conseguiu regressar às boxes, onde outras reinicializações resolveram o problema e permitiram que o Toyota #7 continuasse a velocidade normal na pista, perdendo, no entanto, quase uma volta para o novo líder, Brendon no Toyota GR010 HYBRID #8.

Com um desempenho muito próximo dos dois Toyota, o atraso provou ser demasiado para o Toyota #7, apesar de José Maria López ter feito a volta mais rápida, na última meia hora da corrida.

Brendon Hartley, após a sua espetacular Hyperpole na quinta-feira 9 de junho, teve a honra de levar o Hypercar Toyota #8 até ao final, vencendo a 90ª edição das 24 Horas de Le Mans. José Maria López atravessou a meta logo a seguir para completar um total de 5.177 km.

Este resultado rendeu o dobro dos pontos para o Campeonato Mundial de Resistência (WEC – World Endurance Championship) da FIA 2022, o que coloca a TOYOTA GAZOO Racing no topo da classificação dos fabricantes após três corridas, 22 pontos à frente da Alpine. O campeonato de pilotos está dividido, com a equipa do carro #8 a apenas três pontos do trio líder da Alpine e os pilotos do Toyota #7 com 20 pontos de desvantagem.

A luta pelo título do Campeonato Mundial de Resistência continua em apenas quatro semanas, nas 6 Horas de Monza a 10 de julho 2022.

Resultado das 24 horas de Le Mans 2022 (domingo 12 junho 2022):

1º #8 TOYOTA GAZOO Racing                                             380 voltas

2º #7 TOYOTA GAZOO Racing                                             +2mins 1.222segundos

3º #709 Glickenhaus Racing (Briscoe/Westbrook/Mailleux)   +5 voltas

4º #708 Glickenhaus Racing (Pla/Dumas/Derani)                           +10 voltas

5º #38 JOTA (Gonzalez/Da Costa/Stevens)                          +11 voltas

6º #9 Prema Orlen Team (Kubica/Deletraz/Colombo)        +11 voltas

autonews.pt @ 15-6-2022 13:10:27

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT