Novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+

Performance e luxo eléctrico

Com a nova EQS 53 4MATIC+ a Mercedes-AMG está a embarcar no futuro todo eléctrico da condução de performance. O primeiro modelo de produção AMG eléctrico a bateria baseia-se na arquitectura EQ da Mercedes para veículos de luxo e de classe executiva.

autonews.pt @ 15-9-2021 12:44:48

A berlina de luxo com uma potência até 560 kW (761 cv)foi recentemente desenvolvida ou aperfeiçoada em Affalterbach em todas as áreas relacionadas com o desempenho. Impressiona com características específicas da marca onde quer que o cliente as possa experimentar directamente: desde a tecnologia ao design exterior/interior e ao som emotivo do veículo.

No coração da Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está o seu conceito de tração de dois motores orientado para o desempenho. O potente grupo motopropulsor eléctrico com um motor cada nos eixos dianteiro e traseiro tem uma tração AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável, que transmite de forma ótima a potência de tracção ao asfalto em todas as condições de condução.

A versão básica atinge uma potência total máxima de 484 kW (658 cv), com um binário máximo do motor de 950 Nm. Com o pacote AMG DYNAMIC PLUS, que está disponível como opção, a potência máxima aumenta até 560 kW (761 cv) no modo RACE START com função de impulso. O torque máximo do motor é então de até 1020 Nm.

Neste caso, o novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ acelera de 0-100 km/h em 3,4 segundos com um nível de carga de bateria de pelo menos 80 por cento. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h com o pacote opcional. Na versão básica o AMG EQS acelera de 0-100 km/h em 3,8 segundos (carga mínima de bateria de 80%). A sua velocidade máxima é limitada a 220 km/h.

Os modelos Mercedes-AMG sempre representaram as emoções. O som do veículo sempre foi uma parte importante da experiência de condução da marca AMG. E assim vai continuar no futuro. O EQS 53 4MATIC+ vem com um novo e poderoso som sonoro associado à condução eléctrica.

O seu sistema de som utiliza altifalantes especiais, agitadores e um gerador de som para criar uma experiência sonora especial em duas versões: "Autêntico" ou "Performance". Esta exclusiva AMG SOUND EXPERIENCE é gerada por dentro e por fora com uma tonalidade e intensidade que corresponde ao estado actual de condução, ao modo de condução selecionado ou aos desejos do condutor.

Motores elétricos específicos da AMG

Os motores elétricos específicos da AMG nos eixos dianteiro e traseiro são motores síncronos permanentemente excitados (PSM). A ênfase decidida no desempenho já é evidente nos valores de potência e binário. Além disso, os motores eléctricos Mercedes-AMG caracterizam-se por um equilíbrio ótimo de potência melhorada, eficiência e conforto sonoro.

Entre outras coisas, isto é assegurado por novos enrolamentos, energia mais elevada  e uma nova gestão através de inversores com software especialmente desenvolvido para o efeito. Isto permite maiores velocidades de rotação e assim mais potência, estabelecendo padrões especialmente em aceleração e velocidade máxima.

O motor eléctrico no eixo traseiro da EQS 53 4MATIC+ é particularmente potente. Uma das principais razões para isto é o desenho de seis fases baseado em dois enrolamentos com três fases cada um. Os estatores com enrolamentos móveis asseguram um campo magnético particularmente potente.

A isto junta-se o conceito térmico altamente resistente, que permite repetidas manobras de aceleração com um desempenho consistentemente elevado. A peça central do design sofisticado é a chamada lança de água no eixo do rotor, que a arrefece.

Outros elementos de arrefecimento específicos da AMG no circuito de arrefecimento são as nervuras especiais no estator e a estrutura em forma de agulha no inversor, que é feita de cerâmica de alto desempenho. Além disso, existe o refrigerador adicional de óleo de transmissão, que também aumenta a eficiência durante a condução a frio, uma vez que aquece o óleo de transmissão conforme necessário.


Recuperação inteligente para a recuperação eficiente de energia

O novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ estabelece padrões não só com o seu fornecimento de energia altamente dinâmico ao acelerar, mas também com a recuperação eficiente de energia ao travar. A potência de recuperação é de até 300 kW.

O condutor pode ajustar o nível de recuperação em três fases através de interruptores no volante, e receber apoio relacionado com a situação por parte do Assistente ECO. A travagem combinada pode ter lugar até à imobilização.

Com a ajuda do DRIVE PILOT opcional, a desaceleração é automática em resposta aos veículos detetados à frente até que estes parem, por exemplo nos semáforos.

Nova geração de bateria com uma capacidade de 107,8 kWh

O novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está equipado com uma potente bateria de 400 volts fabricada com a mais recente tecnologia de iões de lítio. Foi alcançado um grande avanço na química celular: o conteúdo de cobalto é reduzido para dez por cento, o material ativo otimizado consiste em níquel, cobalto e manganês numa proporção de 8:1:1.

A bateria de alta voltagem tem um teor de energia utilizável de 107,8 kWh. Uma característica técnica especial é a cablagem específica da AMG, que é adaptada à capacidade de alto desempenho. O sistema de gestão da bateria é também configurado especificamente para a AMG.

Nos modos de condução Sport e Sport+, o foco está no desempenho, no modo Conforto na gama de funcionamento. A nova geração de baterias é caracterizada por uma densidade de energia significativamente mais elevada em comparação com os desenvolvimentos anteriores. Tem também uma maior capacidade de carga.

Outra novidade é a possibilidade de instalar atualizações OTA para o sistema de gestão de baterias.

Tempos de carregamento mais curtos graças a uma gestão térmica inteligente

Outra vantagem da nova geração de baterias é o tempo de carregamento significativamente mais curto. Tal como no modelo irmão da Mercedes-EQ, a bateria pode ser carregada até 200 kW em estações de carga rápida com corrente contínua.

Neste caso, a potência até mais 300 quilómetros (WLTP) pode ser "recarregada" após apenas 19 minutos. Graças ao carregador de bordo, o AMG eletrificado pode ser convenientemente carregado em casa ou em estações de carregamento públicas com até 22 kW de corrente alternada.

A gestão térmica eficiente também desempenha um papel na redução dos tempos de carregamento. Se a navegação inteligente com Inteligência Eléctrica for ativada, a bateria é pré-aquecida ou arrefecida conforme necessário durante a condução, de modo a atingir a temperatura ótima para uma carga rápida no ponto de carregamento. O intervalo de temperatura desejado da bateria é alcançado com a ajuda do circuito de arrefecimento e de um aquecedor de reforço PTC (Positive Temperature Coefficient) integrado no mesmo.

A bateria também se destaca pela sua durabilidade. A função ECO Charging contribui significativamente para isto: o controlo inteligente reduz a carga da bateria durante o carregamento, retardando assim o processo natural de envelhecimento da bateria. O certificado de bateria representa a longa vida útil das baterias de alta voltagem. É válido até um período de dez anos ou até 250.000 quilómetros.

Tração integral variável AMG Performance 4MATIC+

A potência dos motores alimentados por bateria é trazida para a estrada pelo sistema standard AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável de tração integral. O sistema distribui continuamente os binários de tração entre os eixos dianteiro e traseiro, dependendo da situação de condução: em comparação com um sistema mecânico de tração integral, o sistema eletrónico específico assegura uma resposta significativamente mais rápida. O binário é verificado 10.000 vezes por minuto e ajustado, se necessário.

A distribuição do binário depende do modo de condução selecionado: no modo "Conforto" o foco é na máxima eficiência, enquanto que em "Desporto" e "Desporto+" o binário é mais acentuado na traseira, com interesse para uma maior dinâmica lateral.

AMG RIDE CONTROL+ suspensão com amortecimento ajustável adaptável

Tal como o EQS da Mercedes-EQ, a suspensão do novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ apresenta um eixo de quatro ligações à frente e um eixo multiligações atrás. Os engenheiros da AMG melhoraram especificamente os componentes e configuraram-nos para satisfazer os requisitos especiais dos clientes da AMG. Isto aplica-se ao conforto de condução, bem como à dinâmica de condução.

A suspensão AMG RIDE CONTROL+ é um sistema de suspensão pneumática combinado com amortecimento ajustável adaptável, controlado eletronicamente, juntamente com a direção do eixo traseiro como padrão.

Tal como no Coupé AMG GT 4 portas, a suspensão pneumática padrão da EQS 53 4MATIC+ utiliza duas válvulas de alívio de pressão. Estas válvulas de controlo continuamente variáveis localizadas fora do amortecedor permitem ajustar ainda mais precisamente a força de amortecimento a diferentes condições e modos de condução: uma válvula controla o amortecimento do ressalto, ou seja, a força gerada quando a roda ressalta. A outra controla o amortecimento da compressão quando a roda se comprime.

As fases de ressalto e compressão são controladas independentemente uma da outra. Esta tecnologia torna possível aumentar o conforto, por um lado, mas também tornar a dinâmica de condução ainda mais desportiva, por outro lado.

A unidade de controlo da suspensão analisa os dados - incluindo os dados dos sensores de aceleração e do percurso da roda - para ajustar a força de amortecimento para cada roda em poucos milissegundos, de modo a adaptar-se à situação.

Direção no eixo traseiro de série

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está equipado de série com direção de eixo traseiro. O ângulo de direção de até 9 graus melhora muito o manuseamento ágil deste grade automóvel. O círculo de viragem foi reduzido ao nível da classe compacta de veículos.

A interação entre a direção do eixo dianteiro e a direção do eixo traseiro é concebida para obter respostas ágeis com pouco esforço de direção quando se conduz na cidade ou em estradas rurais. A velocidades inferiores a 60 km/h, as rodas traseiras dirigem-se na direção oposta à das rodas da frente. Isto torna a AMG EQS altamente manobrável, de pisar leve e ágil. O efeito é particularmente positivo quando se desliga, muda de direção rapidamente e manobra lentamente.

A partir de uma velocidade de mais de 60 km/h, as rodas traseiras dirigem-se na mesma direção que as rodas dianteiras. A distância entre eixos praticamente alargada resultante oferece maior estabilidade de manobra e segurança de condução a velocidades elevadas, e durante mudanças rápidas de faixa ou manobras evasivas súbitas.


Sistema de travagem composto de alto desempenho AMG

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ não é apenas um excelente executante quando se trata de dinâmica de condução, mas também de segurança no manuseamento. Isto é amplamente demonstrado pelo sistema de travões composto de alto desempenho AMG com pinças e discos de travão de seis pistões medindo 415x33 milímetros à frente, e pinças e discos de travão de um pistão medindo 378x22 milímetros na traseira.  O sistema opcional de travão composto cerâmico AMG de alto desempenho utiliza discos de travão ainda maiores, medindo 440x40 milímetros na frente. 

Outra característica de alta tecnologia é a função adicional i-Booster. Isto assegura que o sistema de travagem combina a recuperação eléctrica com o travão hidráulico de uma forma altamente eficiente. Para essa experiência de condução realmente autêntica, o i-Booster está especialmente afinado à sensação de pedal AMG e ao maior sistema de travagem AMG.

Eficiência aerodinâmica máxima com um valor de cd a partir de 0,23

Tal como a EQS da Mercedes-EQ, a EQS 53 4MATIC+ da Mercedes-AMG atinge um coeficiente de resistência (drag coefficient) a partir de 0,23. Ao mesmo tempo, a afinação aerodinâmica assegura a máxima eficiência tanto para a condução lenta como dinâmica, de alta velocidade.

Para o conseguir, os especialistas em aerodinâmica da AMG realizaram um grande número de testes de túnel de vento e de fluxo e otimizaram tanto a forma básica como certas características de conceção. Estas incluem:

. Raspador frontal em preto de alto brilho com guarnições cromadas e também com flics e barbatanas nas entradas de ar, com AIR CURTAINS à esquerda e à direita em preto de alto brilho com guarnições cromadas

. Painéis de peitoris laterais AMG em preto de alto brilho

. Avental traseiro na cor do carro com difusor aerodinamicamente optimizado com seis barbatanas longitudinais

. Spoiler traseiro maior (em comparação com a Linha AMG), para melhorar a dinâmica de condução: o elevador traseiro é reduzido sem aumentar o arrasto

. Rodas de liga leve AMG de 21 ou 22 polegadas em desenho Aero ou Heritage, todas aerodinamicamente otimizadas

As entradas de ar laterais contribuem para a eficiência do veículo: o efeito cortina de ar concentra o fluxo de ar e envia-o para a frente das rodas dianteiras a alta velocidade. Desta forma, as rodas dianteiras são aerodinamicamente protegidas, o que reduz a resistência do ar e tem assim um efeito positivo na gama de funcionamento.

Outras opções para um dinamismo ainda maior

Numerosas opções da AMG reforçam a impressão dinâmica, se necessário. Estas incluem características de design tais como o pacote AMG Night Package Dark Chrome, pinças de travão vermelhas, elementos de carbono AMG e capas de assento AMG em pele de napa com gráficos de assento específicos. O saloon eléctrico de alto desempenho também pode ser tecnicamente mais aperfeiçoado para uma dinâmica de condução ainda maior, por exemplo, com hardware correspondente, tal como o sistema de travagem composto cerâmico AMG de alto desempenho. Existe também uma escolha de rodas de liga leve AMG de 21 e 22 polegadas aerodinamicamente otimizadas.

AMG TRACK PACE, o engenheiro de corrida virtual, também está disponível como opção: o software faz parte do sistema de info-entretenimento MBUX e regista permanentemente mais de 80 dados específicos do veículo (por exemplo, velocidade, aceleração), por exemplo, enquanto se conduz numa pista de corridas. Além disso, são exibidos os tempos de volta e de sector, bem como a respetiva diferença em relação a um tempo de referência.

Uma vez que os elementos de visualização específicos são mostrados a verde ou a vermelho, o condutor é capaz de ver num relance sem ler números, se são actualmente mais rápidos ou mais lentos do que o melhor tempo.

Os dados são mostrados no visor multimédia, no painel de instrumentos e no visor opcional de cabeça para cima.

Utilização sustentável da energia eléctrica graças à Mercedes me Charge

Com a Mercedes me Charge, os clientes cobram sempre verde em todas as estações públicas de cobrança em toda a Europa a partir de 2021. Garantias de origem de alta qualidade garantem que tanta energia verde proveniente de energias renováveis é introduzida na rede como é retirada através do Mercedes me Charge.

Nos primeiros três anos após a compra de uma EQS 53 4MATIC+, não há qualquer taxa básica para a Mercedes me Charge e, portanto, "green charging" para os clientes.

Outra vantagem é IONITY Unlimited: todos os clientes europeus de EQS podem utilizar a rede IONITY de carregamento rápido gratuitamente durante um ano através do Mercedes me Charge. A nova função "plug & charge" torna a recarga do EQS particularmente conveniente.

A Mercedes me Charge é actualmente a maior rede de carregamento a nível mundial: tem actualmente mais de 500.000 pontos de carregamento AC e DC em 31 países, incluindo mais de 200.000 na Europa. Também estão incluídas as 336 estações de carregamento rápido da rede de carregamento rápido IONITY, co-fundada pela Mercedes-Benz. Além disso, a funcionalidade da Mercedes me Charge no MBUX foi expandida para incluir funções como a filtragem e a previsão da disponibilidade de estações de carregamento.

Mercedes me App: operação fácil no smartphone e tablet

O Mercedes me App oferece muitas funções melhoradas e novas desde a última revisão. Estas incluem uma opção de filtro que permite classificar os pontos de carregamento de acordo com critérios como a disponibilidade ou capacidade de carregamento. O aplicativo agora também mostra o quão ocupado é provável que o respectivo posto de carregamento esteja durante o dia, com base num cálculo de probabilidade.

Planeamento de rotas preditivo e condução eficiente com Inteligência Eléctrica

No que diz respeito à Navegação com Inteligência Eléctrica, o nome diz tudo. Porque planeia a rota mais rápida e conveniente, incluindo paragens de carga, com base em numerosos factores e reage dinamicamente aos engarrafamentos ou a uma mudança no estilo de condução, por exemplo.

A Inteligência Eléctrica planeia antecipadamente uma rota rápida e confortável, incluindo as paragens de carga, com base em numerosos factores, tais como a procura de energia calculada. O sistema inclui todos os dados relevantes no cálculo, desde a topografia e rota até à velocidade de condução e requisitos de aquecimento e arrefecimento.

Com a Inteligência Eléctrica, a EQS 53 também reage dinamicamente à situação do tráfego na rota planeada. O veículo regista os regressos de trânsito e os encerramentos de estradas, bem como as alterações na procura de energia. Para os seus cálculos, o sistema utiliza informação da nuvem, que combina com dados a bordo.

A rota planeada pode ser editada individualmente. Por exemplo, o cliente pode definir a reserva adicional no destino e na estação de carregamento (SoC, State of Charge) - dez por cento SoC é padrão. Se a função "Carga no destino" for seleccionada, a reserva definida pode ser subcotada até o destino ser alcançado. O MBUX indica se a capacidade disponível da bateria é suficiente para conduzir de volta ao ponto de partida sem carregar.

Outras opções para o planeamento individual da rota:

. O cálculo da rota prefere adicionar manualmente estações de carga ao longo da rota

. O condutor pode excluir as estações de carregamento sugeridas

. Cálculo dos custos de carregamento previstos por paragem de carregamento

Se houver o risco de não chegar ao destino ou à estação de carregamento com as configurações escolhidas, o MBUX informa o condutor em tempo útil com uma nota para ativar as funções de condução ECO, graças à "Monitorização ativa da gama".

autonews.pt @ 15-9-2021 12:44:48

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia