Mercedes-Benz Classe G, o EQG

Pronto para a era da e-mobilidade

A Mercedes-Benz apresenta o estudo de quase-produção de uma variante de modelo totalmente eléctrico para seu ícone utilitário todo-o-terreno: Classe G. Visualmente, o concept car combina o aspecto inconfundivelmente marcante do Classe G com elementos de design selecionados típicos dos modelos todo-elétricos da Mercedes como destaques contrastantes. 

autonews.pt @ 15-9-2021 12:41:56

As qualidades 4x4 do "G", que sempre estabeleceram o mais alto padrão, não só encontrarão o seu caminho para a era da mobilidade elétrica, como serão ainda mais desenvolvidas em algumas áreas de engenharia. O Conceito EQG oferece assim uma previsão promissora do que será capaz um Mercedes-Benz Classe G com tração elétrica alimentada por baterias.

Na estreia mundial da atual geração de modelos da Classe G da Mercedes-Benz em Detroit, em Janeiro de 2018, o grande artista de Hollywood Arnold Schwarzenegger, convidado estrela e fã ardente do "G", fez uma promessa do então Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG, Dieter Zetsche, que foi inesperada para muitos na altura: A próxima eletrificação de todas as séries de modelos incluiria também, naturalmente, a Classe G.

Pouco menos de três anos e meio depois, a Mercedes-Benz está a cumprir esta promessa e a apresentar o Conceito EQG, um estudo quase de produção de uma Classe G totalmente elétrica. "Sempre que as condições do mercado o permitam, a Mercedes-Benz estará pronta para ir totalmente elétrica até ao final da década", sublinha Markus Schäfer.


As origens do modelo de sucesso da Classe G remontam a 1979. Durante mais de quatro décadas, o "G" encarnou assim o veículo de luxo todo-o-terreno da Mercedes-Benz. O aspecto exterior da lenda off-road da Mercedes-Benz mudou apenas marginalmente ao longo de todo o período.

Mesmo como parte da extensa remodelação em 2018, que trouxe consigo o maior salto tecnológico da história do modelo, a Mercedes-Benz só cautelosamente desenvolveu ainda mais o design inconfundivelmente marcante. Por uma boa razão: porque os seus componentes, outrora puramente funcionais, há muito que se tornaram elementos icónicos de estilo. Estes incluem, por exemplo, o manípulo distinto da porta e o som característico de fecho, a robusta faixa de proteção exterior, a roda sobresselente exposta na porta traseira e os indicadores de mudança de direção frontais atraentes.

Um todo-o-terreno intransigente

O Conceito EQG é claramente um "G" não só em termos de design, mas também por causa dos seus valores interiores, tornando-o um intransigente todo-o-terreno. O seu corpo também se baseia na robusta estrutura da escada. O desenho do chassis continua a ser extremamente capaz para o todo-o-terreno, como é típico do Classe G: com suspensão independente no eixo dianteiro e um eixo rígido na traseira, recentemente desenvolvido para a integração da transmissão elétrica.

Com quatro motores elétricos próximos das rodas e controláveis individualmente, o veículo oferecerá características únicas de condução, tanto em estrada como fora de estrada. Como em qualquer 4x4 de produção, a redução off-road do Conceito EQG pode ser activada através de uma caixa de velocidades de 2 velocidades deslocável, a fim de satisfazer com confiança os elevados requisitos off-road específicos do "G".

Equipada desta forma, a versão totalmente elétrica do Classe G enfrentará naturalmente a lendária pista de ensaio na montanha Schöckl de 1445 metros de altura em Graz, no final do seu desenvolvimento para modelo de produção em série.

Com uma inclinação até 60 graus, o percurso de 5,6 quilómetros foi sempre considerado no cenário internacional off-road como um dos maiores desafios do homem e da tecnologia a nível mundial. Após a sua conquista com sucesso, o "G" eléctrico poderá também adornar-se com o certificado de qualidade "Schöckl provado", obrigatório para a série 463. E, tal como os seus irmãos convencionais, também brilhará com uma capacidade de escalada de até 100% em terreno adequado.

As vantagens de conceção da tração elétrica também jogam a seu favor, tornando-a ideal para veículos todo-o-terreno e para operações off-road ambiciosas. As baterias integradas na estrutura asseguram um baixo centro de gravidade. Uma vez que os motores elétricos fornecem o seu torque máximo praticamente com a primeira revolução, um veículo todo-eléctrico todo-o-terreno como o Concept EQG e o modelo de produção posterior ostentam uma enorme potência de tração e controlabilidade - o que também prova ser uma vantagem em declives íngremes e em terrenos profundos.

autonews.pt @ 15-9-2021 12:41:56

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia