Novo Volvo EX90, totalmente elétrico

O início de uma nova era para a Volvo Cars

Um verdadeiro SUV de sete lugares, totalmente elétrico, que eleva ainda mais os padrões de segurança e um estilo de vida mais sustentável: o novo Volvo EX90 representa o início de uma nova era para a empresa sueca, para a qual este modelo revela um intenção clara de rumar ao futuro da mobilidade.

autonews.pt @ 10-11-2022 11:15:29

Começando com este modelo, o Volvo EX90, a marca planeia lançar um novo automóvel totalmente elétrico todos os anos. Até 2030, a Volvo pretende vender apenas automóveis totalmente elétricos, naquele que é um dos mais ambiciosos projetos de eletrificação da indústria automóvel e crucial para a ambição de uma empresa neutra para o clima até 2040. O Volvo EX90 será construído nos EUA a partir do próximo ano e mais tarde também na China.

Um novo clássico instantâneo no design escandinavo, o Volvo EX90 define o princípio da forma seguindo a função. É um automóvel familiar versátil, elegante e de proporções modernas, combinado com tecnologia de ponta em computação, conectividade e eletrificação para otimizar a segurança, eficiência e estética.

Manter todos os utilizadores em segurança

A segurança padrão no Volvo EX90 é também superior a qualquer automóvel Volvo até agora produzido. Foi concebido para o compreender e ao seu redor para o ajudar a manter aos ocupantes  e os outros em segurança no trânsito. Também pode ficar mais inteligente e seguro com o tempo, à medida que aprende com os novos dados e recebe atualizações.

O Volvo EX90 tem um escudo invisível de segurança ativado pela mais recente tecnologia de deteção, dentro do habitáculo e também por fora. Sensores de última geração como câmaras, radares e lidar estão ligados aos computadores centrais de alto desempenho do automóvel, onde a NVIDIA DRIVE executa o software interno da Volvo Cars para criar uma visão do mundo em tempo real, a 360 graus.

Os sensores do EX90 não se cansam nem se distraem. São concebidos para responder e reagir numa fração muito curta de tempo. O sistema lidar pode sentir a estrada à sua frente, quer seja dia ou noite, mesmo à velocidade de cruzeiro na  autoestrada. Consegue ver pequenos objetos centenas de metros à frente, criando mais tempo para informar, agir e evitar. Os sensores também contribuem para melhorar a fiabilidade e o desempenho geral da nossa função de condução assistida Pilot Assist, com um novo apoio à condução enquanto muda de faixa de rodagem.

No interior, o nosso escudo invisível de segurança também olha pelos ocupantes. Sensores e câmaras especiais, alimentados pelos algoritmos desenvolvidos internamente na Volvo, medem a concentração do olhar. A tecnologia permite ao Volvo EX90 compreender quando se está distraído, sonolento ou desatento, para além do que tem sido possível num automóvel Volvo até hoje.

Vai alertá-lo, primeiro suavemente, e depois mais insistente. E se o impensável acontecer, e você adormecer ou ficar doente enquanto conduz, o Volvo EX90 é concebido para parar em segurança e pedir ajuda caso seja necessário.

Graças ao conjunto de sensores de última geração, incluindo o lidar, o Volvo EX90 é o primeiro Volvo pronto para a condução sem supervisão no futuro.


Tecnologia com um propósito

Um sistema central - alimentado pelas plataformas NVIDIA DRIVE AI Xavier e Orin, Snapdragon® Cockpit Platforms da Qualcomm Technologies e software desenvolvido internamente pelos engenheiros da Volvo - executa a maioria das funções fundamentais dentro do automóvel, desde segurança e info-entretenimento até à gestão da bateria. O resultado final é uma experiência mais ágil e agradável no interior do automóvel.

Por outras palavras, o seu Volvo EX90 não é apenas um automóvel novo, é um computador sobre rodas altamente avançado. Melhor ainda, tal como o smartphone ou o  computador portátil, o Volvo EX90 foi concebido para melhorar com o tempo, graças a atualizações regulares de software por via aérea.

Combinando o avançado poder computacional das plataformas Snapdragon' Cockpit Platforms com as capacidades de visualização da Unreal Engine, a ferramenta 3D desenvolvida pela Epic Games e utilizada para alimentar alguns dos maiores jogos do mundo, permite atingir potência computacional rápida e gráficos de alta qualidade nos ecrãs dos automóveis e na tela do head-up display.

Um ecrã central de 14,5 polegadas é a porta de entrada para um dos melhores sistemas de info-entretenimento em oferta, com o Google incorporado. As aplicações e serviços Google, incluindo a ajuda mãos-livres do Google Assistant, a navegação Google Maps e as aplicações favoritas no Google Play, vêm todas incorporadas. Os mostradores do Volvo EX90 ajudam a manter os olhos na estrada, oferecendo a informação certa na altura certa. O Volvo EX90 também será compatível com o Apple CarPlay sem fios.

Graças à ligação padrão 5G, quando disponível, nunca foi tão fácil instalar as aplicações de que o utilizador do veículo necessita no seu ecrã de entrada e desfrutar de uma navegação altamente intuitiva. Também pode transmitir a música favorita através do novo sistema áudio Bowers & Wilkins de qualidade de referência com Dolby Atmos como um Volvo-first, incluindo mais altifalantes integrados no descanso da cabeça para um som imersivo (25 fontes de som no total).

O Volvo EX90 também virá com tecnologia de “chave telefónica” como padrão. O smartphone serve como chave do carro e desbloqueia automaticamente o veículo e inicia uma sequência pessoal de boas-vindas à medida que o condutor se aproxima. O perfil pessoal também será carregado automaticamente à medida que entra no automóvel.

Toda esta tecnologia vem reunida num dos mais agradáveis e elegantes interiores de automóveis do mercado, cheio de materiais naturais e de origem responsável. Esta composição interior reflete também as nossas ambições de sustentabilidade, tais como ser uma empresa totalmente circular e neutra para o clima até 2040.


Apoiar um estilo de vida mais sustentável

Com a sua novíssima base tecnológica totalmente elétrica, desenvolvida internamente, o Volvo EX90 é o companheiro perfeito para um estilo de vida familiar mais sustentável. Fornecendo até 600 quilómetros de autonomia sem emissões de escape com uma única carga, de acordo com o ciclo de teste WLTP, a bateria do veículo carrega de 10 a 80 por cento em menos de 30 minutos.

A versão de tração integral a duas rodas, inicialmente disponível, é alimentada por uma bateria de 111kWh e dois motores elétricos de íman permanente, fornecendo em conjunto na sua versão de desempenho 380 kW (517 hp) e 910 Nm de binário. Em combinação com o novíssimo chassis, isto cria uma grande e suave experiência de condução.

O Volvo EX90 contém aproximadamente 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado, bem como 48 quilos de plásticos reciclados e materiais de base biológica, o que corresponde a cerca de 15% do plástico total utilizado no automóvel - o nível mais elevado de qualquer automóvel Volvo até à data.

Por último, o Volvo EX90 é o primeiro automóvel da marca com todo o hardware necessário para permitir o carregamento bidirecional. É uma tecnologia que lhe permite utilizar a bateria do seu automóvel como fonte de energia extra, por exemplo para alimentar a casa do proprietário, outros dispositivos elétricos ou outro automóvel Volvo elétrico. A Volvo planeia disponibilizar no futuro esta funcionalidade de carregamento bidirecional, começando com mercados selecionados.

autonews.pt @ 10-11-2022 11:15:29

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades