Grupo Renault assina acordo com a Iberdrola

Pegada de carbono zero nas suas fábricas de Portugal e Espanha

O Grupo Renault e a Iberdrola assinaram um acordo de parceria estratégica, que irá promover projetos que visam a redução das emissões de CO2, no consumo de energia da Renault, na fábrica do Grupo em Cacia e em Espanha.

autonews.pt @ 5-5-2021 19:59:49

Nos termos do acordo, a Iberdrola fornecerá energia “verde”, a longo prazo, à Renault, implementará a eletrificação do calor através de processos térmicos e soluções de maior eficiência energética, analisará, localmente, projetos de energias renováveis, bem como promoverá a eletrificação da mobilidade e a utilização de baterias em “segunda vida”.

Esta parceria permitirá ao Grupo Renault trabalhar no sentido de atingir o objetivo da Pegada de Carbono Zero, assumido no Plano Estratégico Renaulution, que promoverá a utilização de energia “verde” nas suas fábricas e o recurso a Big Data na gestão da sua eficiência energética, entre várias outras medidas. O acordo reforça a sua estratégia de liderança na eletrificação e demonstra que a descarbonização contribui para tornar o Grupo mais competitivo e resiliente.

O Grupo Renault, líder e pioneiro nos automóveis elétricos, e a Iberdrola, o líder mundial nas energias renováveis, assinaram uma parceria estratégica para promover a descarbonização das fábricas da Renault, ao longo dos próximos três anos. O Grupo reforça assim o seu papel ativo na estratégia de descarbonizar a indústria e a economia.

No âmbito desta parceria, a Iberdrola torna-se o fornecedor de energia renovável do fabricante, através da assinatura de um acordo a longo prazo para o fornecimento de 100% da energia consumida pelo Grupo Renault em Espanha.

Também trabalharão em conjunto em iniciativas como a eletrificação do calor através de processos térmicos, a análise com o recurso a Big Data (megadados) da introdução de uma maior eficiência na gestão de energia da fábrica, a implementação local de projetos de energias renováveis (painéis fotovoltaicos e geradores eólicos nas fábricas e instalações) e a reutilização de baterias provenientes de automóveis elétricos para armazenamento e uso de energia na rede de abastecimento da Renault.

Também está prevista a análise e a conceção de soluções de mobilidade e carregamento elétrico, tanto para uso interno da frota das próprias fábricas como para carregamentos associados (funcionários, outras companhias e consumidores finais).

No caso desta rede de carregamento associada, estas soluções serão integradas e propostas como parte do projeto ZE READY TO CHARGE desenvolvido pelo Grupo Renault.

autonews.pt @ 5-5-2021 19:59:49


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades