Novo SUV C5 Aircross Hybrid: um SUV em classe ë-confort

O topo de gama da Citroën

O novo SUV C5 Aircross Hybrid é o primeiro elemento da ofensiva de eletrificação da Citroën, com o objetivo de dispor de uma oferta 100% eletrificada em toda a sua gama até 2025. Com efeito, 2020 marcará, para a Citroën, a transição para uma gama alargada que, além de contar com motores térmicos de elevado desempenho, será enriquecida com propostas 100% elétricas e versões híbridas plug-in. 

autonews.pt @ 8-11-2019 16:40:53

A partir do novo SUV C5 Aircross Hybrid, todos os novos modelos lançados pela Marca terão uma oferta eletrificada, refletindo o empenho da Citroën numa transição energética responsável que visa disponibilizar ao maior número possível de pessoas, no mercado generalista, modelos inspirados nas utilizações dos clientes, em todos os segmentos e em todos os mercados.

Toda a atratividade de um SUV com um carácter único, moderno e high-tech, que representa uma nova etapa no programa Citroën Advanced Comfort® com esta versão híbrida plug-in.

Polivalência de utilização

Assumindo-se como o topo de gama da Citroën, o novo SUV C5 Aircross Hybrid oferece uma experiência de mobilidade alargada para uma utilização muito versátil: o prazer de conduzir no modo elétrico adaptado às deslocações diárias, sem preocupações graças aos 50 km de autonomia (Ciclo WLTP), e com acesso facilitado a zonas urbanas com restrições, associado à liberdade de condução em modo térmico, nas viagens mais longas.

O novo SUV C5 Aircross Hybrid apresenta uma oferta adequada a todos os tipos de utilização, do quotidiano ao inesperado, sem restrições e em total liberdade. Esta hibridização propicia o prazer de arrancar e rolar em silêncio, sem emitir um único grama de CO2, com a possibilidade de percorrer 50 km  em modo ZEV, uma autonomia em modo elétrico adaptada à maioria das deslocações diárias dos utilizadores, até 135 km/h.

É, portanto, possível passar uma semana inteira sem recorrer ao motor térmico duranta as deslocações habituais, recarregando o veículo de acordo com as necessidades, em casa, no trabalho ou num posto de carregamento público.

Além do prazer de conduzir diariamente em modo elétrico, sem emissões de CO2 e com significativas reduções nos custos de utilização, o modo 100% elétrico facilita o acesso a áreas restritas das cidades.

Uma função específica na interface de controlo do ecrã tátil, ë-Save, permite ao condutor antecipar as suas deslocações e estabelecer uma reserva de energia elétrica (10 km, 20 km ou bateria cheia) para utilizar quando quiser durante o trajeto, principalmente antes de atravessar uma zona urbana, seja ao longo do caminho ou no final do percurso. Desse modo, os clientes podem beneficiar do melhor que ambas as energias têm para oferecer.

Reforçando a sensação real de total serenidade, a bateria está coberta por uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da sua capacidade de carga.

Viajar em classe ë-confort

Capaz de se deslocar em silêncio e sem vibrações nos trajetos quotidianos, o novo SUV C5 Aircross Hybrid oferece um excecional conforto a bordo, reforçado pelo isolamento proporcionado pelos vidros dianteiros com laminação acústica, as suspensões com Batente Hidráulico Progressivo® e os bancos Advanced Comfort, recreando, assim, o efeito de tapete voador típico dos Citroën do passado.

Com suspensões de Batente Hidráulico Progressivo®, o novo SUV C5 Aircross Hybrid ultrapassa os obstáculos, buracos, fendas, lombas limitadoras de velocidades e outras irregularidades do pavimento, com natural tranquilidade: um tapete voador silencioso e dinâmico. Os batentes hidráulicos proporcionam uma melhor absorção dos impactos sofridos pelas suspensões. Introduzidos, testados e comprovados em provas de rally-raid pelos bem-sucedidos ZX, vencedores do Paris-Dakar em 1994, estes batentes são hoje utilizados no C3 WRC.


Apoiando-se na sua experiência e savoir-faire dos seus engenheiros, a Citroën desenvolveu esta tecnologia de suspensão cujo objetivo é melhorar a qualidade da filtragem do piso, tipicamente Citroën, tão apreciada pelos clientes da marca. No desenvolvimento das suspensões de Batente Hidráulico Progressivo® foram registadas 20 patentes.

Específico desta versão híbrida, o SUV C5 Aircross Hybrid está equipado com um eixo traseiro multibraços que garante um comportamento eficaz e seguro, assegurando um equilíbrio imperturbável, quaisquer que sejam as condições exteriores.

A sensação de conforto a bordo passa também pelos bancos. Instalados nos bancos Advanced Comfort, os passageiros desfrutam de um conforto fora do comum, uma assinatura dos habitáculos Citroën:

-          Conforto visual graças ao acolchoamento visível logo ao primeiro olhar,

-          Conforto acolhedor por via da espuma macia com 15 mm, percetível desde o primeiro contacto com o banco,

-          Conforto dinâmico com espuma estruturada e espessa na superfície, combinada com uma espuma de alta densidade no centro dos assentos, proporcionando suavidade, apoio e conforto ao longo de toda a viagem,

-          Conforto postural devido à largura dos assentos e das costas, com um bom suporte do corpo, e às múltiplas regulações dos bancos.

No interior, o novo SUV C5 Aircross Hybrid oferece todas as vantagens de habitabilidade e modularidade do SUV C5 Aircross. Os bancos traseiros individuais, todos com a mesma largura, deslizantes, reclináveis e escamoteáveis, continuam a ser uma das características específicas do SUV C5 Aircross no seu segmento.

A sua modularidade excecional não sofre alterações e o volume da sua bagageira mantém-se como Best in Class, graças à colocação da bateria sob o habitáculo: com um volume que varia entre 460 L e 600 L, dependendo da posição dos bancos, a bagageira do novo SUV C5 Aircross Hybrid é a mais volumosa do segmento dos C-SUV híbridos e uma das melhores do segmento como um todo, independentemente do tipo de motorização.

O piso da bagageira possui uma articulação que permite guardar facilmente os equipamentos necessários para recarregar o veículo. Mesmo com os bancos traseiros rebatidos, a bagageira oferece um piso plano, disponibilizando um comprimento de carga de 1,90 m, exatamente igual ao das versões térmicas. Esta síntese engenhosa permite-lhe ser o SUV híbrido mais confortável e modular do seu segmento.

Comodidade e fluidez da condução elétrica com um binário generoso de 320 Nm, instantaneamente disponível, e uma linearidade de aceleração, graças à caixa automática eletrificada ë-EAT8. Com uma potência combinada de 225 cv (motor a gasolina de 180 cv e motor elétrico de 80 kW), o SUV C5 Aircross Hybrid oferece um desempenho dinâmico assinalável para um elevado prazer de condução.

Na sua versão híbrida plug-in, o SUV C5 Aircross mantém o estatuto Best in Class em matéria de modularidade graças a uma engenhosa colocação da bateria de alta tensão sob os bancos traseiros: 3 bancos traseiros individuais com a mesma largura, deslizantes, escamoteáveis e reclináveis, bem como volume de bagageira que varia entre os 460 L e os 600 L, um recorde na categoria dos SUV híbridos plug-in do segmento C

O SUV C5 Aircross Hybrid beneficia de um motor económico na utilização e notável em termos de eficiência, com emissões de CO2 de 39 g/kmi (ciclo WLTP). Este motor é, também, particularmente eficiente e enérgico, quaisquer que sejam as circunstâncias, com a combinação de um motor térmico PureTech 180 cv, que respeita as mais recentes normas de controlo de emissões Euro 6, e um motor elétrico de 80 kW, este colocado entre o motor térmico e a caixa de velocidades ë-EAT8 eletrificada.

A bateria do motor elétrico, de 13,2 kWh, é do tipo Alta Tensão 200 Volts Li-Ion. No modo Hybrid, os dois motores conjugam forças para oferecer uma potência combinada de 225 cv, transmitida às rodas dianteiras, consumos contidos e um maior prazer de condução. O binário de 320 Nm está disponível instantaneamente. O motor térmico está equipado com um sistema combinado alternador-motor de arranque que garante suavidade e rapidez nas ações stop/start do motor térmico.

A caixa automática eletrificada ë-EAT8, rápida e eficiente, é uma evolução da transmissão EAT8 com otimização das passagens de caixa graças a uma embraiagem multidisco em banho de óleo, aumentando ainda mais a fluidez e o prazer de condução com disponibilização imediata dos 320 Nm de binário.


A caixa ë-EAT8 possui uma função “Brake” que intensifica a desaceleração do veículo sem que se pressione o pedal dos travões, aumentando, assim, a autonomia em modo ZEV. Este sistema permite a recuperação da energia disponível durante as fases de travagem e desaceleração. Esta ação permite recarregar parcialmente a bateria e aumentar a autonomia elétrica.

O tempo de carregamento é otimizado: numa tomada doméstica convencional, a bateria recarrega durante a noite, podendo demorar entre 4 h (tomada de 14 A do tipo Green'up™ da Legrand) e 7h (tomada standard).

Numa Wall Box de 32 A, que pode ser alugada ou adquirida, com o carregador opcional de 7,4 kW, a recarga da bateria é acelerada e é efetuada em menos de 2 horas.

Os serviços dedicados conectados do novo SUV C5 Aircross Hybrid permitem desfrutar deste conforto sem limites, de forma fluida e constante para viagens tranquilas e simplificadas. Estes serviços oferecem uma verdadeira continuidade entre o mundo digital do cliente e o seu veículo. Abrangendo todo o ecossistema da eletrificação, estes serviços tornam a utilização do veículo mais simples e serena.

Citroën Connect Box: este serviço oferece assistência no dia-a-dia, com chamadas para serviços de emergência (chamadas SOS), bem como o sistema de comando à distância ë-remote control, que permite controlar remotamente o veículo, graças à aplicação My Citroën (abertura/fecho das portas à distância, programação do carregamento e pré-condicionamento térmico para otimizar a faixa elétrica, consulta da capacidade da bateria e autonomia de combustível, quilometragem, ou, ainda, a localização do veículo).

Citroën Connect Nav: a navegação conectada Citroën Connect Nav, que apresenta informações de trânsito em tempo real e zonas de perigo, é especialmente enriquecida com informações relacionadas com a eletrificação do veículo, incluindo POI (pontos de interesse) das zonas de carregamento elétrico em complemento dos postos de abastecimento de combustível e uma representação do raio de ação em função do nível de carga da bateria, a fim de gerir melhor a autonomia do veículo em modo 100% elétrico ou em modo híbrido.

Mirror Screen: este serviço oferece uma conectividade alargada a bordo, com protocolos de compatibilidade Apple Carplay e Android Auto, para aceder facilmente, a partir do ecrã tátil do veículo a todas as aplicações compatíveis do smartphone.

Simples e acolhedor, o novo SUV C5 Aircross Hybrid é um híbrido plug-in pensado para facilitar o dia-a-dia: recarga rápida simplificada e programável, interfaces intuitivas e didáticas e ecossistema de serviços conectados dedicados, proporcionam sempre maior serenidade e informação.

autonews.pt @ 8-11-2019 16:40:53

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades