Alfa Romeo Tonale: novo protótipo

SUV Plug-in

A Alfa Romeo entrou no mundo dos automóveis elétricos no Salão do Automóvel de Genebra 2019 revelando o novo protótipo do SUV de dimensões médias Alfa Romeo Tonale. O Tonale é o primeiro híbrido plug-in e o primeiro SUV de dimensões médias da Alfa Romeo. 

autonews.pt @ 12-3-2019 11:58:00

O design do Tonale é uma expressão que olha para o futuro com afeto. As dimensões compactas personificam o exclusivo design italiano e o inconfundível estilo moderno e original típico da Alfa Romeo, atingindo a perfeita harmonia entre valioso património e antecipação de novos preceitos.

O Tonale inspira-se na beleza e nas nuances associadas às formas humanas e ao movimento orgânico da luz resultantes de linhas e volumes puros. Um elemento que faz eco da tradição do ADN Alfa Romeo são as jantes com representação de um disco de marcação telefónica.

O design das jantes de 21" do Tonale mostra isso mesmo através de uma construção arquitetónica ligeira, criando uma execução honesta e impactante do tema circular. A linhagem das jantes em forma de disco de telefone remonta aos anos de 1960, utilizada orgulhosamente pelo icónico 33 Stradale.


O inconfundível design das jantes do Tonale é também celebrado harmoniosamente com um exclusivo esquema de pneus Pirelli. A frente ostenta a assinatura "Trilobo" da Alfa Romeo e a inconfundível grelha "Scudetto" que serve como ponto central de força, orientando a velocidade e a fluidez que se move ao longo do Tonale.

Ao lado do icónico "Scudetto" e completando a frente monográfica, estão as luzes dianteiras "3 mais 3" que evocam o orgulhoso olhar espelhado do SZ e do Brera.

A traseira do Tonale é elegantemente definida por um envolvente volume envidraçado, complementado no topo por um spoiler suspenso que realça a continuidade entre o tejadilho transparente e o óculo traseiro.

Inspirado na incontornável história da Alfa Romeo na competição, no interior sobressaem painéis translúcidos iluminados, como o túnel central, que oferece a localização perfeita para o elemento essencial da Alfa Romeo, o seletor de modo DNA. O habitáculo do Tonale oferece uma experiência inclusiva, com pormenores tipicamente marcados pela exclusividade. O ambiente é imersivo e acolhedor, com aqueles atributos dinâmicos apreciados por quem adora conduzir.

O protótipo Tonale é equipado com tecnologia de elevados padrões para assegurar ao utilizador uma experiência conectada, confortável e dinâmica, mas mantendo o prazer de uma condução desportiva de primeira linha.

A atenção do condutor estará concentrada na estrada, com foco periférico sobre o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3" e sobre o ecrã tátil central de 10,25". O novo sistema de informação e entretenimento apresenta uma perfeita e fluida interface multitarefa que permite ao condutor dispor dos mais recentes elementos e funcionalidades prontamente na ponta dos dedos.

O Tonale permite que o condutor esteja completamente conectado com as comunidades Alfa Romeo Lifestyle e Social, realizadas e apresentadas através dos novos conteúdos de informação e entretenimento "Alfista" e "Paddock".

"Alfista" é uma experiência de Alfa Romeo Lifestyle imersiva, proporcionando uma interface totalmente conectada com os clubes Alfa Romeo e com os eventos da comunidade, como reuniões, viagens e encontros. Esta app, integrada no veículo, dá ao condutor acesso a notícias em tempo real e a atualizações sobre acontecimentos da atualidade da Alfa Romeo. O cliente tem a possibilidade de confirmar a presença em eventos e reuniões, encomendar bilhetes para a Alfa Romeo Racing, bem como, por exemplo, candidatar-se a oportunidades de ganhar acesso VIP a eventos especiais patrocinados pela Alfa Romeo.

"Paddock" é a garagem e o mercado do Alfa Romeo Tonale para ver em tempo real e comprar as mais recentes atualizações e equipamento de elementos do interior e do exterior. A app Paddock permite também que o cliente percorra a lista das mais recentes ofertas de merchandise e vestuário Alfa Romeo, que podem ser encomendadas com um toque no ecrã.


O Tonale marca a estreia da marca no segmento dos "utility vehicle" de dimensões médias, fazendo-o de acordo com as características que desde sempre identificam cada modelo Alfa Romeo.

A eletrificação do Alfa Romeo está ao serviço do temperamento desportivo e enfatiza a famosa missão da marca de "Mecânica das emoções". Assim, não precisa de se expressar através de elementos típicos ou de decoração específica, bastando-lhe alguns pormenores, como o logótipo Alfa, ou "Biscione" numa ótica híbrida, um pequeno mas definitivo elemento que faz sobressair o Tonale.

O motor elétrico traseiro abre caminho a novas soluções tecnológicas que oferecem condução dinâmica e maximizam a tração e o prazer de uma condução desportiva. A evolução está também patente nos modos de condução geridos pelo Alfa D.N.A. Desde o início no Giulietta, no Mito e no 4C, e através do desenvolvimento no Giulia e no Stelvio, chegou ao Tonale implementando funções de gestão de energia específicas.

Com o Tonale, o modo "Dynamic" evolui para "Dual Power" e garante o máximo débito de potência dos dois motores. O ecrã tátil de informação e entretenimento apresenta um botão E-mozione, que oferece programação do acelerador específica, travagem mais incisiva e resposta mais direta da direção.

O modo "Natural" continua a manter a otimização das performances, sendo o compromisso entre a utilização dos motores elétrico e de combustão interna gerido automaticamente. Isto traduz-se em poupança diária de energia e de combustível, mas sem prejudicar as performances. O modo "Advance Efficiency" torna-se "Advance E" para otimizar as performances em modo completamente elétrico.

autonews.pt @ 12-3-2019 11:58:00