Suzuki Vitara: a fórmula de êxito dos quatro metros

Aquele que é considerado o primeiro suv moderno da história automóvel

Um dos principais componentes da fórmula de sucesso do Vitara é que manteve um tamanho compacto, com um equilíbrio perfeito entre comprimento, largura, altura e peso; ser prático, eficiente e eficaz na cidade, na estrada e no campo. A isto acrescenta-se um design de carroçaria inteligente, que lhe confere o máximo espaço interior e muitas outras vantagens.

autonews.pt @ 8-2-2024 17:49:11

1. As dimensões justas

O Suzuki Vitara original, de três portas, tinha 3,56 metros de comprimento e era muito mais compacto que os todo o terreno da sua época. Em 1991 foi apresentada a versão de quatro portas, que media 4,03 metros. Com 4.175 metros de comprimento, a geração atual pouco cresceu em relação à primeira, preservando a fórmula original dos quatro metros. Num ambiente em que os automóveis não param de aumentar de tamanho, o Vitara mantém-se fiel às dimensões que lhe permitem ser ágil na cidade.

Outra medida muito afinada no Vitara é a altura. Com 1.610 mm permanece exatamente no meio termo para combinar uma posição de condução elevada, acesso confortável aos bancos e boas capacidades off-road; com comportamento eficaz em todos os tipos de estradas.

2. Um peso leve

As suas dimensões contidas e a construção leve permitem ao Vitara apresentar valores de peso muito reduzidos no seu segmento. O peso do Vitara não aumentou significativamente ao longo dos anos (a primeira geração pesava 1.185 kg na sua versão de quatro portas) e a atual varia entre 1.165 e 1.338 kg na balança, dependendo da versão. Este número é uma grande conquista para a Suzuki, que conseguiu manter a sua filosofia de um peso reduzido num automóvel que incorpora muito mais elementos de segurança e equipamentos.

3. Uma carroçaria inteligente que maximiza o espaço

Outro ingrediente da fórmula do Vitara é oferecer um espaço interior extremamente amplo para um automóvel de quatro metros. A sua carroçaria consegue combinar um design atraente com formas que maximizam a capacidade interior. O Vitara destaca-se na sua categoria em todas as dimensões interiores: largura, altura e espaço para as pernas, nos bancos dianteiros e traseiros.

A capacidade da bagageira está dentro dos valores mais altos do seu segmento, com 362 litros e um volume máximo de 1.119 litros.

A carroçaria do Vitara possui muitos outros detalhes práticos que refletem o seu design inteligente. A visibilidade é perfeita em todas as direções, algo muito valioso quando se conduz na cidade ou fora de estrada. O mesmo acontece com a acessibilidade: entrar e sair do Vitara é fácil e confortável devido às amplas aberturas e ao ângulo de abertura das portas.

autonews.pt @ 8-2-2024 17:49:11


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis