Continental redefine testes de travagem de pneus

Sem condutor, totalmente elétrico, independente do modelo do veículo

A Continental apresentou um veículo de ensaio sem condutor e totalmente elétrico que desenvolveu para medir o desempenho de travagem dos pneus de automóveis de passageiros. O objetivo do teste totalmente automatizado é reduzir a distância de travagem dos pneus para garantir uma maior segurança rodoviária. 

autonews.pt @ 12-5-2022 11:25:11

O AVA - "Analytic Vehicle AIBA" - permite um controlo preciso das propriedades de fricção dos pneus durante as manobras de travagem em piso seco e molhado. Pela primeira vez, o AVA Continental combina as vantagens de um método de ensaio independente do modelo do veículo, com o ambiente de ensaio controlado e reprodutível do Analisador Automático de Travagem Interior (Automated Indoor Braking Analyzer - AIBA). Os peritos em testes de pneus da Continental podem realizar testes independentemente das características específicas do veículo.

Com isto, a Continental tem um dos métodos de teste de travagem de pneus mais avançado e preciso do mundo. O veículo de vanguarda e único é utilizado no centro de testes da empresa Contidrom, perto de Hanôver, Alemanha.

Para os testes de travagem dos pneus, o AVA é acelerado a uma velocidade de ensaio de 65 km/h com a ajuda de uma transmissão linear eletromagnética, que deriva da moderna tecnologia de montanha-russa. Em seguida, são efetuados vários testes de travagem totalmente automatizados.

O sistema AVA está equipado com dois eixos acionados eletricamente, que são alimentados por uma bateria de alto desempenho. O elevado torque assegura que uma velocidade constante pode ser mantida, enquanto os pneus de teste no terceiro eixo podem ser sistematicamente travados. O sistema de travagem integrado da AVA está equipado com a tecnologia Brake-by-Wire da Continental Automotive.


Ao contrário dos sistemas de travagem hidráulicos convencionais, o sinal de travagem é transferido eletronicamente. A resposta de travagem é muito rápida e precisa, o que é essencial para testes ou medições precisas.

O AVA é utilizado no Automated Indoor Braking Analyzer, que começou a funcionar em 2012. Os testes de travagem em várias superfícies de estrada são realizados na pista de ensaio de 75 metros. A área climatizada da sala de testes tem até cinco superfícies de estrada que podem ser trocadas hidraulicamente. Nas instalações podem ser efetuados anualmente até 100.000 testes de travagem em estradas secas, molhadas ou mesmo geladas, independentemente das condições climatéricas exteriores. O sistema está integrado num corredor de 350 metros de comprimento e até 30 metros de largura.

Todos os anos os modelos de pneus Continental percorrem o equivalente a 25 milhões de quilómetros em centros e pistas de ensaio. Isto corresponde a 625 vezes a volta ao mundo. Este grande esforço é plenamente justificado. É a base da qualidade premium dos pneus Continental. Juntamente com as pistas de ensaio da empresa em Uvalde, Texas (EUA), e em Arvidsjaur, Suécia, o Contidrom em Jeversen, perto de Hanover, Alemanha, é um dos centros de teste mais modernos do mundo.

autonews.pt @ 12-5-2022 11:25:11


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis