Bosch apresenta soluções neutras para a mobilidade

No salão IAA Mobility 2021

Em electro-mobilidade, nenhuma outra empresa oferece tantas opções como a Bosch: de e-bikes a máquinas de construção, e de chips de carboneto de silício a módulos de eixo eletrónico pré-integrados. E tudo isso está a valer a pena: a Bosch está a crescer duas vezes mais rápido que o mercado da electro-mobilidade e vai gerar mais de mil milhões de euros em vendas este ano. Em 2025, as vendas devem crescer cinco vezes. 

autonews.pt @ 8-9-2021 15:45:42

“A electro-mobilidade está a tornar-se um negócio central para nós, e a mobilidade livre de CO2 uma área de crescimento. Estamos a transformar desafios em oportunidades - é assim que fazemos as coisas na Bosch”, disse Dr. Volkmar Denner, presidente do conselho de administração da Bosch, na IAA Mobility 2021 em Munique. Essas áreas de crescimento incluem também a condução autónoma, e a assistência ao condutor é a sua base. Com um aumento de 40%, a Bosch é líder de mercado Bosch e está a crescer mais rápido do que o mercado também neste campo.


O futuro da mobilidade também se define a partir de Braga

Atualmente, mais de 450 engenheiros desenvolvem soluções que contribuem para uma mobilidade mais segura e confortável a partir de Braga para o mundo. A equipa está focada, por exemplo, no desenvolvimento de tecnologia para que o veículo seja capaz de detetar o ambiente circundante e tomar decisões com base em inteligência artificial e sensores, como o sensor LiDAR e de sensores de condição de piso para a capacidade de perceção a 360º; o sensor “Automotive Precise Positioning” para a capacidade de localização; e, para a capacidade de atuação, o desenvolvimento do sensor de ângulo de direção e de sensores para controlo de motores DC de sistemas de direção.

A partir de Braga, a equipa de especialistas da Bosch tem tido um papel central e de impacto direto em todo o espectro de desenvolvimento do LiDAR, desde as camadas de abstração mais baixas (criação do Hardware e Ótica) até às camadas mais altas da Perceção (Compreensão do ambiente à nossa volta).

A Bosch em Braga está ainda focada no desenvolvimento de sensores inteligentes críticos como resposta às capacidades exigidas ao automóvel no contexto da condução autónoma: sensores de interior do veículo em contexto de veículos autónomos e veículos autónomos partilhados (SAV), comunicações V2X, aplicações para a conectividade dos veículos de duas rodas (2-wheelers) e o desenvolvimento do cockpit inteligente.


Condução elétrica - inovação graças à alta tecnologia da Bosch

A electro-mobilidade vai ser o próximo capítulo na história de sucesso da Bosch. Com investimentos de 5 mil milhões de euros até o momento, e as soluções de powertrain mais eficientes do mercado, a empresa está a contribuir para o caminho para a inovação. Só este ano, os investimentos vão ultrapassar os 700 milhões de euros. “Estamos a preparar-nos para o aumento da procura por veículos elétricos em todo o mundo. Esperamos que 60% de todos os veículos recém-registados em 2035 sejam elétricos”, disse o Dr. Stefan Hartung, membro do conselho de administração e presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade. (…)

Condução autónoma - a Bosch oferece tudo a partir de uma única fonte

Unidades de controlo de domínio, sensores, inteligência artificial: o portfólio da Bosch contém todos os elementos da condução e a empresa tem cerca de 5.000 engenheiros a trabalhar em todos os seus níveis. Entre esses elementos estão as funções de assistência aprimoradas que permitem aos condutores tirar as mãos do volante.

E graças à Bosch também já são possíveis funções completamente sem a intervenção do condutor. “Com projetos-piloto nas áreas de estacionamento autónomo, a Bosch estabeleceu padrões na Alemanha e nos Estados Unidos”, disse Denner. A Bosch já está a trabalhar com a Mercedes-Benz e outros parceiros na implementação dessa função no estacionamento P6 do aeroporto de Estugarda. O novo Mercedes-Benz S-Class é o primeiro veículo de produção do mundo a apresentar a tecnologia necessária para isso. Para que os veículos sem condutor possam navegar pelo comando do smartphone até um lugar de estacionamento reservado, a Bosch está a equipar a garagem com tecnologia como câmaras de vídeo de instalação fixa. Espera-se que mais 1.000 garagens de estacionamento sigam o exemplo até 2025.

autonews.pt @ 8-9-2021 15:45:42


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis