Hyundai quer atingir neutralidade carbónica até 2045

Com mobilidade ecológica, plataformas de nova geração e energia verde

A Hyundai Motor Company anunciou no IAA Mobility 2021, o seu compromisso em tornar-se neutra em carbono até 2045.

autonews.pt @ 7-9-2021 09:19:00

A estratégia integrada da Hyundai para atingir a neutralidade carbónica é baseada em três pilares: mobilidade ecológica, plataformas de nova geração e energia verde. A Hyundai está a partilhar no IAA Mobility 2021, de 6 a 12 de setembro em Munique, Alemanha, toda a gama de veículos eletrificados e as mais recentes soluções para o progresso com energia positiva.

O caminho para a neutralidade carbónica

No IAA Mobility 2021 a Hyundai Motor com promete se em reduzir as suas emissões carbónicas em 75% abaixo que o nível de 2019, até 2040. A Hyundai irá atingir a neutralidade carbónica nos seus produtos e operações globais até 2045.

A estratégia integrada e multidimensional da Hyundai para a neutralidade carbónica consiste em três pilares: expandir a sua gama de mobilidade ecológica, desenvolver plataformas de nova geração e investir em soluções e tecnologias de energia verde.

PILAR 1: MOBILIDADE ECOLÓGICA

Desde a primeira revelação do concept EV em 1991, a Hyundai Motor já fez progressos em direção à redução carbónica através da sua liderança na ECO Mobilidade.

A Hyundai Motor compromete-se em aumentar gradualmente as vendas de veículos livres de emissões (ZEV’s) nos próximos anos. Até 2030 a Hyundai tem como objetivo garantir que 30% das suas vendas globais são ZEV’s e até 2040 a marca espera que os veículos elétricos (BEV’s) e veículos Fuel Cell (FCEV’s) irão representar 80% da sua frota total de vendas.

A partir de 2035 a Hyundai planeia comercializar apenas ZEV’s na Europa. Até 2040, a Hyundai irá descontinuar de forma gradual todos os seus veículos a combustão nos mercados principais, apoiando a sua transição para uma mobilidade sustentável.

Veículos Elétricos (BEV)

Em agosto de 2020, a Hyundai Motor lançou a submarca IONIQ, dedicada exclusivamente a BEV’s, assinalando o seu compromisso para a mobilidade eletrificada. Mais tarde no mesmo ano, o Hyundai Motor Group, revelou a sua Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) dedicada aos BEV’s.

O Hyundai IONIQ 5, lançado este ano, é o primeiro BEV da submarca a ser construído sobre a

plataforma E-GMP. O Hyundai IONIQ 5 estabeleceu novos padrões, redefinindo a mobilidade elétrica com funcionalidades sustentáveis e inovadoras, tal como o carregamento de 400 V e 800 V e a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L).

O próximo BEV da Hyundai será o Hyundai IONIQ 6, inspirado no concept EV Prophecy, em exibição no IAA 2021. O Hyundai IONIQ 6 irá proporcionar às experiências BEV um foco em soluções personalizadas e ecológicas que se adequam a qualquer estilo de vida.


Veículos Fuel Cell (FCEV)

A Hyundai Motor investe na tecnologia fuel cell há mais de 20 anos. A Hyundai lançou o Hyundai ix35 em 2013, o primeiro FCEV de produção em massa do mundo, seguindo-se em 2018 o Hyundai NEXO o primeiro SUV movido a hidrogénio. No ano passado, a marca enviou aos clientes na Suíça o camião XCIENT Fuel Cell, o primeiro camião para serviços pesados do mundo movido a hidrogénio a ser produzido em massa.

Recentemente a Hyundai apresentou o autocarro Elec City Fuel Cell em Munique, estando agora o veículo em fases de teste na Europa.

No IAA 2021, a Hyundai revela o seu plano para os veículos FCEV para os próximos anos. Em 2023 a Hyundai irá apresentar a nova geração do Hyundai NEXO e um modelo de serviços múltiplos (MVP) movido a hidrogénio. A Hyundai planeia lançar um SUV fuel cell de grandes dimensões após 2025.

A Hyundai Motor irá, também, proporcionar a sua tecnologia fuel cell a todos os tipos de mobilidade e áreas.

PILAR 2: PLATAFORMAS DE NOVA GERAÇÃO

A Hyundai Motor foi líder em investimentos no campo de plataformas de transporte de nova geração.

Isto inclui novas opções de mobilidade para chegar do local A ao B, como, por exemplo, a mobilidade aérea urbana (UAM) e veículos autónomos, oferecendo uma maior liberdade de deslocação sem pegada carbónica.

Estas plataformas também estão em linha com a visão da marca Progress for Humanity e reforça o compromisso da Hyundai em melhorar a vida urbana para as gerações futuras.

IONIQ 5 Robotaxi

A Hyundai revela, pela primeira vez, o seu pioneiro modelo robotaxi no IAA Mobility 2021. A Hyundai colaborou com a Motional, líder global em tecnologia de condução autónoma, para desenvolver o veículo autónomo de nível 4 com base no Hyundai IONIQ 5.

Com um avançado conjunto de sensores aplicados ao mais recente modelo BEV da Hyundai, o robotaxi integra um design orientado para tecnologia, que celebra a inovação por detrás da operação autónoma. O veículo vai integrar funcionalidades focadas no condutor para permitir que os passageiros interajam intuitivamente com o veículo durante a sua viagem. A Motional inicia em 2023 o transporte público de passageiros no IONIQ 5 Robotaxi, aquando do lançamento do seu serviço de condução autónoma.

Mobilidade Aérea Urbana (UAM)

No CES 2020, a Hyundai introduziu o modelo concept UAM, o S-A1, desenvolvido com base em quatro princípios: segurança, tranquilidade, acessível e soluções centradas nos passageiros. A Hyundai Motor pretende lançar um modelo UAM 100% elétrico, otimizado para operações citadinas em 2028. Em 2030 a marca planeia o lançamento regional da mobilidade aérea que conecta cidade adjacentes.

PILAR 3: ENERGIA VERDE

A estratégia da neutralidade carbónica da Hyundai Motor vai para além da transição para os ZEV’s.

Tem como objetivo proporcionar soluções ecológicas e de energia verde para todos. Isto inclui não só a utilização de energias renováveis nas instalações da marca, mas como, também, longos investimentos em tecnologias futuras como o hidrogénio verde baseado em energia renovável, Vehicle-to-grid (V2G) e o Second Life Battery Energy Storage System (SLBESS).


Hidrogénio Verde

Hidrogénio verde obtido através do eletrólise da água gerada por fontes de energia com baixo teor de carbono, é esperado que reduza significativamente as emissões carbónicas. A Hyundai Motor investiu em startups de todo o mundo, como a H2Pro, para cooperar no campo do hidrogénio verde. Ainda, a Hyundai planeia estabelecer infraestruturas de hidrogénios em países com forte apoio por parte do governo e energias renováveis em abundância.

Redução das emissões

A Hyundai Motor tem vindo a reduzir a quantidade de carbono e outros gases emitidos pelos seus processos de produção. As ações da marca incluem continuar com as suas atividades de redução de energia e construir fábricas ecológicas, ao convertê-las em energias renováveis como, por exemplo, energia fotovoltaica.

Em julho, a Hyundai Motor uniu-se a outros afiliados do Hyundai Motor Group para se juntar ao RE100, uma iniciativa global que tem como compromisso caminhar para energias 100% renováveis. Sob este compromisso a fábrica da Hyundai Motor na Républica Checa será a primeira fábrica da marca a converter completamente a sua utilização de energia para energias renováveis em 2022. A marca pretende alcançar 90%

das suas operações globais com energia renovável até 2040. Até 2045 a Hyundai compromete-se a funcionar 100% a energias renováveis.

Vehicle-to-grid (V2G)

V2G é a mais recente tecnologia que permite que a energia seja diferida para a rede elétrica da bateria de um EV. Permite uma gestão eficiente da procura de energia, especialmente durante as horas de ponta, diminuindo a dependência dos combustíveis fósseis.

A Hyundai está a executar atualmente vários programas piloto V2G com vários acionistas do mercado. A marca pretende implementar a tecnologia V2G nos próximos modelos BEV.

Second Life Battery Energy Storage System (SLBESS)

A Hyundai Motor está, também, a procurar como recuperar e transformar o fim de vida das baterias num novo negócio de sistema de armazenamento de energia. A Hyundai está atualmente a trabalhar com vários parceiros de energias locais para lançar projetos piloto que consistem em comercializar baterias EV reutilizadas. Ainda, a marca tem agendado um teste a uma pequena aplicação do SLBESS, na Alemanha durante o próximo ano.

“O IAA Mobility é a ocasião perfeita para revelar a nossa visão global para a neutralidade carbónica.

O IAA é um marco da viagem sustentável que temos feito ao longo dos anos. A Hyundai Motor irá manter-se focada na procura pela neutralidade carbónica e irá liderar o caminho no desenvolvimento de soluções inovadoras,” afirma Thomas Schemera, Diretor de Marketing Global da Hyundai Motor Company.

“Sendo um fornecedor de soluções de mobilidade inteligente, a Hyundai planeia também fornecer sem um grande esforço. Iremos esforçarmo-nos em fazer mais pelo meio ambiente através de vários projetos sustentáveis nos próximos meses, e convidamos todos a juntaram-se a nós em direção a um futuro mais limpo,” adicionou.

autonews.pt @ 7-9-2021 09:19:00


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis