O carro voador completa o primeiro voo intercidades

A ficção científica é agora uma realidade na Klein Vision

O AirCar, um veículo automóvel-avião de modo duplo aproximou-se da produção esta semana, cumprindo um marco fundamental de desenvolvimento num voo de 35 minutos do aeroporto internacional de Nitra para o aeroporto internacional de Bratislava em 28 de Junho de 2021, poupando metade do tempo habitual para uma viagem de carro entre estes dois destinos.

autonews.pt @ 30-6-2021 14:59:10

O AirCar, conceito patenteado pela Klein Vision, completou a sua 142ª aterragem bem sucedida em Bratislava às 6:05 da manhã. Após aterrar, e com um clique de um botão, o avião transformou-se num carro desportivo em menos de três minutos e foi conduzido pelo seu inventor, Professor Stefan Klein e co-fundador da empresa, Anton Zajac, ao centro de Bratislava, dividindo o tempo típico de viagem entre os dois destinos por um factor de dois.

"O Professor Stefan Klein é o líder mundial no desenvolvimento de carros de aviação de fácil utilização", disse o Dr. Branko Sarh, da Boeing Co. Técnico Superior. "A transição automática de um veículo rodoviário para um veículo aéreo e vice-versa, a implantação/retração de asas e cauda não é apenas o resultado de um entusiasmo pioneiro, espírito inovador e coragem; é um resultado de excelente engenharia e conhecimentos profissionais", acrescentou ele.

O AirCar Prototype 1 está equipado com um motor BMW de 160HP com propulsor fixo e um para-quedas balístico. Sob a supervisão da Autoridade da Aviação Civil, o AirCar já completou mais de 40 horas de voos de teste, incluindo curvas acentuadas de 45 graus e testes de estabilidade e manobrabilidade.

O AirCar Protótipo 1 voou a 8200 pés e atingiu uma velocidade máxima de cruzeiro de 190km/h (103kt).

O futuro AirCar Prototype 2, o modelo de pré-produção, será equipado com um motor de 300HP e receberá a certificação de aeronaves CS-23 da EASA com uma licença rodoviária M1.

Com a sua hélice de passo variável, o Protótipo 2 deverá ter uma velocidade de cruzeiro de 300km/h (162kt) e um alcance de 1000km (621mi).

"Este voo inicia uma nova era de veículos de transporte duplo. Abre uma nova categoria de transporte e devolve ao indivíduo a liberdade originalmente atribuída aos carros", disse o Professor Klein depois de sair do cockpit do AirCar em Bratislava. "O AirCar já não é apenas uma prova de conceito; voando a 8.200 pés a uma velocidade de 100kt, transformou a ficção científica numa realidade". Acrescentou Anton Zajac, o co-fundador da Klein Vision.

autonews.pt @ 30-6-2021 14:59:10

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis