Bosch, Shell, e Volkswagen desenvolvem gasolina renovável - Blue Gasoline

Esta “gasolina azul” tem emissões 20% mais baixas CO₂

A gama disponível de combustíveis renováveis com baixo teor de carbono está a crescer. Na sequência do R33 Blue Diesel, Bosch, Shell, e Volkswagen surgiram agora uma gasolina com baixo teor de carbono. O seu novo combustível, chamado Blue Gasoline, também contém até 33% de energias renováveis, garantindo uma redução de pelo menos 20% das emissões de carbono por quilómetro percorrido. 

autonews.pt @ 5-5-2021 10:37:18

Isto significa que uma frota de 1.000 VW Golf VIII 1,5 ETI só por si poderia poupar mais de 230 toneladas métricas de CO₂ por ano, assumindo uma quilometragem anual de 10.000 quilómetros cada. A Shell compensará as restantes emissões de carbono resultantes da utilização da Blue Gasoline através de acordos de compensação certificados.

O plano inicial é disponibilizar o combustível em estações de serviço regulares ao longo do ano, começando na Alemanha. O objectivo é que o preço na bomba esteja na gama de combustíveis premium, tais como Shell V-Power.

"No caminho para uma mobilidade amiga do clima, devemos assegurar que não deixamos nenhuma oportunidade técnica por explorar, começando pela electro-mobilidade e terminando com combustíveis renováveis. Cada pedaço de CO₂ que poupamos pode ajudar-nos a atingir as nossas metas climáticas". diz o Dr. Uwe Gackstatter, da Bosch Powertrain Solutions.

"Temos o prazer de apresentar esta contrapartida ao R33 Blue Diesel. O nosso novo combustível dá agora também um grande passo em frente em termos de sustentabilidade", diz Felix Balthasar, da Shell.

Sebastian Willmann, diretor da Volkswagen, diz a propósito que: "A Blue Gasoline é mais um elemento na redução efectiva das emissões da frota de veículos CO₂. A elevada estabilidade de armazenamento da Blue Gasoline torna o combustível particularmente adequado para utilização em veículos híbridos plug-in. No futuro, a expansão da infraestrutura de carregamento e baterias maiores significará que estes veículos funcionarão predominantemente com energia eléctrica, e assim o combustível poderá permanecer no depósito de combustível durante períodos de tempo mais longos".

Qualidade e sustentabilidade deste combustível

O combustível Blue Gasoline cumpre a norma EN 228/E10 e até a excede em parâmetros chave como a estabilidade de armazenamento e o comportamento de ebulição. Os aditivos de alta qualidade também mantêm o motor extremamente limpo e protegem-no contra a corrosão. Isto significa não só que o combustível pode ser distribuído através da rede de estações de serviço existente, mas também que pode ser utilizado em todos os veículos novos e existentes para os quais a gasolina Super 95 E10 tenha sido aprovada.

A proporção de até 33% de renováveis é composta por nafta à base de biomassa ou etanol certificado pelo sistema Internacional de Sustentabilidade e Certificação de Carbono (ISCC). Uma fonte de tal nafta é o chamado tall oil, um subproduto na produção de pasta para papel. Mas a nafta também pode ser obtida a partir de outros materiais residuais.

autonews.pt @ 5-5-2021 10:37:18


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis