TomTom expande parceria com a Microsoft

Melhorar a oferta Microsoft Cloud com serviços de localização

A TomTom escolheu a Microsoft Azure como o seu fornecedor de cloud. Os serviços de localização da TomTom vão ser utilizados em todas as tecnologias da Microsoft para os serviços de cloud dentro do Microsoft Azure, Mapas Bing e Cortana.

autonews.pt @ 19-2-2019 09:32:18

A TomTom (TOM2) e a Microsoft (MSFT) anunciaram a expansão da sua parceria, levando os mapas e os dados de trânsito da TomTom para vários cenários de mapeamento nos serviços cloud da Microsoft. Com esta parceria, a TomTom será o fornecedor líder de dados de localização para o Microsoft Azure e o Bing Maps. A TomTom vai também alargar a sua relação com a Microsoft, selecionando o Microsoft Azure como o seu fornecedor de cloud.

Os Azure Maps oferecem uma Interface de Programação de Aplicações (APIs) de localização segura para providenciar contexto geoespacial aos dados. O serviço Azure Maps melhora o valor da plataforma cloud Microsoft Azure, que ajuda empresas e criadores a desenvolver soluções de IoT, mobilidade, logística e rastreamento de ativos. Os dados de mapas e serviços da TomTom são um componente importante para completar esses cenários de clientes corporativos.

O diretor geral da TomTom Anders Truelsen, comentou a propósito: “A TomTom orgulha-se da relação que criou com a Microsoft para oferecer aos clientes do Microsoft Azure acesso à criação de aplicações com reconhecimento de localização. Esperamos poder alargar esta parceria, à medida que levamos a nossa tecnologia de localização de alta qualidade para ainda mais pessoas. Estamos muito entusiasmados por termos sido escolhidos como o fornecedor de serviços de localização para melhorar o mapeamento de toda a Microsoft, incluindo o Bing, Cortana, Windows e muitos outros produtos líderes, assim como outras inovações que venham a surgir neste relacionamento contínuo.”

“Esta parceria com a TomTom é muito diferente de tudo o que a Microsoft já fez ao nível de mapas”, referiu Tara Prakriya, Partner Group Manager do Azure Maps e Connected Vehicles. “Os serviços da TomTom na cloud Azure trazem consigo os gráficos de dados cartográficos. A criação de mapas no Azure reduz a latência nas aplicações dos clientes, garantindo que fornecemos os dados mais recentes através do Azure Maps. Os clientes do Azure nas várias indústrias saem a ganhar quando os seus dados geoespaciais e analíticos, os dados da TomTom e os serviços de Mapas do Azure, são todos executados em conjunto na mesma cloud.”

Os Azure Maps despoletam vários cenários de localização para a Microsoft e os seus clientes passam a ter suporte nativo, desde a criação de painéis baseados em mapas para visualizar a análise espacial de IoT, até aos cenários de mobilidade para movimentação de veículos. Por exemplo, na agricultura, os clientes podem facilmente seguir a utilização de sensores das plantações para culturas, gado, tratores e muito mais, para otimizar a produção. O uso dos serviços de roteamento do Azure Maps, impulsionados pela TomTom, permitem uma distribuição criteriosa de mercadorias agrícolas para retalho, restaurantes e entrega em domicílio. A utilização dos mapas e informações de trânsito mais recentes pode determinar o alcance da entrega, otimizar as rotas e fornecer insights ao cliente sobre o status da entrega.

Ao fornecer as informações mais atualizadas de mapas e trânsito em combinação com os serviços e SDKs do Azure Maps, a TomTom ajudará a perpetuar as melhores aplicações para smart cities.

Os SDKs do Azure Maps que usam os serviços TomTom facilitam a execução de vários conjuntos de dados de diferentes fontes - como taxas de parquímetro em tempo real, tráfego específico de ruas, redução da emissão de carbono, redução da poluição sonora e muito mais, numa aplicação baseada em mapas para a visualização de informação da cidade, crucial para os seus cidadãos.

autonews.pt @ 19-2-2019 09:32:18