Como? A polícia belga carrega os seus veículos elétricos com geradores a diesel ?

Vamos lá ver melhor ...

A polícia de Zaventem na Bélgica, decidiu renovar recentemente a sua frota de carros patrulha e assim adquiriu dois Tesla S, seguindo os exemplos das forças policiais de LA ou Denver. Até aqui nada de novo, mas tudo mudou quando... aparentemente esta unidade policial decidiu carregar os carros com eletricidade proveniente de um gerador a diesel... Aqui sim já seria notícia.

autonews.pt @ 6-9-2018 16:30:22

A notícia é absurda, é claro, pois na realidade o carregamenteo dos dois veículos Tesla da polícia de Zaventem é feito a partir de uma tomada de energia instalada na parede apesar de na fotografia surgir também um gerador de eletricidade alimentado a combustível fóssil.

Em fevereiro passado, a Associação Australiana de Veículos Elétricos e o Tesla Owners Club, da Austrália Ocidental, fizeram um teste para medir a diferença: onde se gasta mais combustível, num carro movido a diesel ou num carro elétrico carregado com um gerador a diesel?

Para este teste, foi usado usaram um Volvo V40, um modelo bastante eficiente com um consumo declarado de 4,9 litros por 100 quilômetros, e um Tesla S 85D, o mesmo adquirido pela polícia belga. Ambos tiveram que percorrer uma distância similar de 104,6 quilómetros.

Surpreendentemente, o Tesla carregado de diesel precisou de menos combustível (4,46 versus 4,8 litros) do que o Volvo para fazer os mesmos quilómetros. Afinal a polícia tem sempre razão...

De fato a diferença pode ser marginal, mas para os especialistas sugere duas coisas, uma já conhecida, que é demonstração que um modelo  elétrico pode ser mais eficiente que um veículo de motorização a combustível fóssil, mas mostra igualmente que o gerador a diesel é mais eficiente que um motor a combustão ... dentro do carro". É claro que quando falamos de poluição... a conversa é outra.

 A ver vamos como evoluem este tipo de experiências e entretanto pode seguir no vídeo abaixo o resumo do teste efetuado na Austrália (em língua inglesa).

Quanto à Béligica, quando esta notícia surgiu nas redes sociais o clamor sobre a utilização do dinheiro público foi total e o desmentido foi rápido: na realidade o gerador diesel é usado como reserva da esquadra para ser ligado quando existem falhas de energia na rede elétrica convencional.

autonews.pt @ 6-9-2018 16:30:22

Galeria de videos