Henrique Chaves no topo do pódio do “Mundial” em Fuji, no Japão

horas de Spa-Francorchamps, etapa do European Le Mans Series

Depois da pole-position, Henrique Chaves voltou a celebrar em Fuji, Japão, onde se disputou a quinta ronda do Campeonato do Mundo de Endurance, tendo conquistado uma vitória autoritária.

autonews.pt @ 14-9-2022 09:56:13

O bom resultado na qualificação de ontem deixava antever uma prova de seis horas competitiva da parte do trio do Aston Martin Vantage AMR número trinta e três, o que veio a confirmar-se com um ritmo muito competitivo e seguro, apoiado por uma boa estratégia da parte da TF Sport.

Ben Keating – que, juntamente com Marco Sorensen, faz equipa com o jovem português – realizou o arranque e protagonizou dois excelentes ‘stints’, muito embora, devido a estratégias diferentes, tenha descido para quarto.

Contudo, quando as tácticas foram concretizadas, o Aston Martin do trio estava no comando e, partir daí, com um ritmo intenso e consistente, dispararam para uma vitória em que a maior preocupação foi gerir o desgaste do pneu dianteiro – esquerdo, o mais solicitado no traçado japonês.

No final da corrida, Henrique Chaves, que realizou um turno de pilotagem de destaque, e os seus colegas de equipa conquistava a vitória com uma volta de avanço para os seus perseguidores.


O jovem de Torres Vedras, que celebrou o seu segundo triunfo da temporada, sublinhava o trabalho de toda a equipa. “Foi muito positivo termos arrancado da pole-position, dado que dá sempre alguma vantagem. O Ben realizou dois ‘stints’ fantásticos, mas fruto das estratégias divergentes, descemos para o quarto lugar. Contudo, quando tudo se equilibrou, ficámos naturalmente no comando. A TF Sport fez um trabalho fantástico, com uma boa estratégia e um Aston Martin muito competitivo, e nós, os pilotos, imprimimos um andamento muito forte e sem erros, o que foi determinante para que pudéssemos triunfar. A nossa grande preocupação foi gerir o pneu dianteiro – esquerdo, mas foi algo que fizemos com segurança. Foi um grande fim-de-semana e uma excelente forma de me estrear numa pista japonesa”, apontou Henrique Chaves.

Com os resultados deste fim-de-semana, Marco Sorensen e Ben Keating estão agora mais próximos de conquistar o ceptro de pilotos da GTE Am – Henrique Chaves não disputou a primeira corrida, logo fica impedido de lutar pelo título – um dos objectivos que o português tinha fixado para o seu programa no Campeonato do Mundo de Endurance. “Temos agora uma vantagem muito confortável na classificação, vinte pontos, e o nosso grande foco é assegurar que os meus colegas de equipa se imponham. Penso que estamos mais próximos desse desiderato, mas temos ainda uma corrida por disputar e temos de garantir que tudo corre bem. Eu subi ao terceiro lugar da classificação e existe a possibilidade de conquistar o segundo lugar, o que seria fantástico. Mas vamos trabalhar para que o Ben e o Marco conquistem o título e depois logo se verá”, concluiu o piloto de Torres Vedras.

A próxima prova da temporada do Campeonato do Mundo de Endurance são as 8 Horas do Bahrein, que se realizam a 12 de Novembro. No dia 25 de Setembro realizam-se as 4 Horas de Spa-Francorchamps, etapa do European Le Mans Series, prova que será disputada pelo português.


autonews.pt @ 14-9-2022 09:56:13


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT