Fórmula E: formalizada parceria de reciclagem de baterias

Acordo entre a UMICORE e a ABB FIA FORMULA E

A ABB FIA Formula E Championship anunciou hoje uma nova parceria com a Umicore - o grupo belga de reciclagem e tecnologia de materiais - como fornecedor oficial de reciclagem de baterias, para reaproveitamento das unidades de bateria e células de lítio usadas durante as duas primeiras temporadas das corrida elétricas em circuíto urbano.

autonews.pt @ 27-2-2019 17:50:48

As baterias de Fórmula E da primeira e segunda temporada, criadas pela Williams Advanced Engineering, foram recolhidas e estão em processo de serem recicladas pela Umicore. O processo consiste em classificar, desmontar e reciclar com metais valiosos sendo este últimos cuidadosamente recuperados usando tecnologia proprietária e exclusiva de fundição - seguida de tratamento hidrometalúrgico.

Os metais da bateria são infinitamente recicláveis ​​sem perder suas propriedades. Após a recolha, as baterias são desmontadas usando metodologias que garantem que o ambiente não fica exposto a compostos perigosos. A reciclagem inclui a recuperação dos metais e a transformação em ligas metálicas que serão usadas novamente em novas baterias ​​ou outros produtos.

A Umicore é uma das poucas empresas no mundo a oferecer o processo completa de reciclagem. A sua abordagem única de "ciclo fechado" para baterias recarregáveis ​​de íons de lítio garante que haja desperdício mínimo ou impacto no meio ambiente, garantia que será vital à medida que a adoção de veículos elétricos pelos consumidores se tornar mais comum.

A belga  Umicore ficou classificada em sétimo lugar no top 100 das empresas mais sustentáveis ​​do mundo publicadas pela Corporate Knights este ano de 2019.

Alejandro Agag, fundador e CEO da Fórmula E, disse: “Este é um momento importante para a Fórmula E e agradeço estar em parceria com a Umicore nesta iniciativa. A sustentabilidade está no centro de ambas as empresas, e para podermos reciclar nossas células de bateria com uma abordagem de circuito fechado significa que estamos a fazer o melhor para limitar o impacto que temos sobre o meio ambiente, enquanto promovemos uma mensagem mais ampla de mobilidade limpa. ”

Já para Kurt Vandeputte, vice-presidente de Materiais para Baterias Recarregáveis ​​da Umicore, disse: “É uma honra para a Umicore demonstrar nossa abordagem de negócios de ciclo fechado para as baterias de íons de lítio na Fórmula E. Depois de introduzir nossa experiência em materiais de bateria como parceira tecnológica da MAHINDRA RACING o campeonato, estamos empolgados para agora também oferecer a nossa solução de reciclagem sustentável "fechar o ciclo da bateria" para as baterias em fim de vida da primeira e segunda temporadas da Fórmula E. ”

Do lado da Williams Advanced Engineering, Paul McNamara, diretor técnico, disse: “A Williams Advanced Engineering tem liderado o caminho na eletrificação de corridas e transporte sustentável, que só pode ser verdadeiramente sustentável se os produtos envolvidos forem recicláveis. A equipe da Williams Advanced Engineering orgulha-se do seu papel fundamental que permite o lançamento e o desenvolvimento da Fórmula nas suas primeiras quatro temporadas, com baterias que alcançaram uma confiabilidade de corrida superior a 99,5%. Congratulamo-nos com a Fórmula E pelo lançamento desta iniciativa. ”

autonews.pt @ 27-2-2019 17:50:48