6/10/2018 a 7/10/2018 Fórmula 1 Clássicos de volta ao Autódromo do Estoril

6 e 7 de Outubro

O Estoril Classic é um dos mais importantes eventos de automobilismo de Portugal, tendo sido responsável no ano passado pelo regresso da Fórmula 1 ao nosso país e em 2018 voltará a ter provas com monolugares marcantes da disciplina máxima – a F1 Classic.

autonews.pt @ 10-9-2018 17:45:48

Na edição de 2017 foram mais de vinte mil pessoas que testemunharam ao ronco dos carros de Grande Prémio a alta rotação, que fizeram estremecer a Estoril, fazendo ponte com o passado, quando o Grande Prémio de Portugal marcou presença no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1, entre os anos de 1984 e 1996, inclusive.

Organizado pela Associação de Turismo de Cascais, em conjunto com a Race Ready e Motor Clube do Estoril, o evento deste ano decorrerá nos dias 6 e 7 de Outubro, permitindo ao público voltar a ter a oportunidade de ver e/ou rever mais de uma dezena de grandes máquinas que marcaram a história da Fórmula 1.

Um dos carros já confirmados, entre outros, será o Tyrrell 012 Ford Cosworth que será pilotado pelo experiente Martin Stretton, Bicampeão do Mundo de Fórmula 1 Históricos

Este é um monolugar significativo na história da equipa fundada por Ken Tyrrell, uma vez que foi o primeiro carro da formação a ser construído maioritariamente em fibra de carbono, seguindo a McLaren e a Lotus.

Para além disso, foi o primeiro carro na história da Fórmula 1 a envergar as cores da Benetton, marca que foi uma presença constante na categoria máxima do desporto automóvel ao longo de quase duas décadas.

É precisamente um chassis pintado com o verde da marca italiana que poderá ser visto na F1 Classic, inserido no Estoril Classic, que compreende duas provas para carros de Fórmula 1. O carro inglês, animado por um Cosworth DFV, obteve como melhor resultado um quarto posto pelas mãos de Stefan Belof, no Grande Prémio da Bélgica de 1985.

O carro concebido por Maurice Philippe esteve no activo ao longo de três temporadas – 1983, 1984 e 1985 – tendo sido pilotado por nomes como o Michele Alboreto, Martin Brundle ou Stefan Johansson, para além do piloto alemão.

Há motivos mais que suficientes para que os adeptos de automobilismo se desloquem ao autódromo do Estoril no primeiro fim-de-semana de Outubro.

O evento que se assume como a prova-bandeira do Autódromo do Estoril fará parte da primeira edição do Estoril Classics Week que decorrerá de 2 a 7 de Outubro e inclui a World GP Bike Legends, a F1 Classic, o Historic Endurance, CSS Group 1, o Rally de Portugal Histórico e o Concurso de Elegância ACP 2018.

autonews.pt @ 10-9-2018 17:45:48