Nissan inicia a produção europeia da nova Townstar totalmente elétrica

Novo automóvel comercial ligeiro com autonomia até 300 km

Poucos dias depois da celebração do Dia Mundial do VE, a Nissan anuncia o início da produção do seu novo e 100% elétrico modelo Townstar VE, que será comercializado em mercados europeus selecionados, entre eles Portugal.

autonews.pt @ 15-9-2022 10:00:17

Representando um grande avanço para a concretização da Ambition 2030 - a visão estratégica da Nissan para os próximos anos - a disponibilidade no mercado da nova Townstar VE representa o mais recente marco no trajeto da empresa para eletrificar a sua gama e contribui para o objetivo de neutralidade carbónica até 2050, assumido pela Nissan. Para isso, a pensar nos seus clientes, a Nissan fornece mais soluções de mobilidade elétrica, para os ajudar a adaptar-se à alteração dos regulamentos de emissões, ao aumento da urbanização e ao crescimento do comércio eletrónico.

A Townstar VE baseia-se no sucesso da e-NV200 e incorpora a experiência em Veículos Comerciais Ligeiros elétricos (e-VCL) da Nissan. Construída sobre a plataforma partilhada CMF-C, este novo comercial ligeiro é construído no centro de excelência para pequenos furgões da Aliança, em Maubeuge, França. Foi projetada para capacidade, fiabilidade e sustentabilidade, tendo em mente os empresários.

A versão totalmente elétrica da Townstar conta com uma motorização otimizada com uma gestão inteligente de energia e arrefecimento térmico de baterias. Devido ao seu design aerodinâmico e às eficiências que cria, a Townstar VE é capaz de alcançar uma autonomia superior, de até 300km (ciclo WLTP). Com 122cv e 245Nm de binário, a bateria de 45kWh da Townstar VE pode aceitar carregamento em corrente alternada (11kW ou 22kW) ou carregamento rápido em corrente contínua (norma CCS). Este último permite que os utilizadores carreguem a bateria de 15% a 80% em apenas 37 minutos.


A Townstar VE possui um visual jovem e virado para o futuro, que recorda outros modelos eletrificados da Nissan. O escudo frontal aerodinâmico apresenta um padrão Kumiko, que reflete o ADN japonês da Nissan e dá ao automóvel uma qualidade acrescida.

No interior, a Townstar VE coloca a satisfação do cliente e a ergonomia na vanguarda. Com mais de 20 funcionalidades tecnológicas, incluindo um serviço de conectividade a bordo e painel de instrumentos digitais de 10 polegadas, a Townstar VE representa o produto mais avançado da atual gama de VCLs da Nissan.

A Townstar 100% elétrica conta com o sistema de assistência avançada à condução Nissan ProPILOT. Esta tecnologia, juntamente com o Monitor Inteligente de Área Circundante (AVM) da Nissan, fornece aos condutores um apoio extra. Além disso e para um melhor conforto no habitáculo, estão disponíveis um volante, para-brisas e bancos dianteiros aquecidos. Uma bomba de calor melhora a eficiência e o conforto em temperaturas mais frias, distribuindo calor da bateria para o interior da Townstar.

Dependendo das especificações, outros destaques incluem uma carga útil entre 600 a 800kg e capacidade de reboque de até 1.500kg. A versátil área de carga da Townstar VE tem entre 3,3 e 4,9 metros cúbicos, o suficiente para transportar duas euro paletes.

Uma série de tecnologias avançadas de assistência ao condutor incluem aviso de ângulo morto, parqueamento mãos-livres, controlo ativo da velocidade de cruzeiro, travagem de emergência inteligente com deteção de ciclistas e peões, assistência a rajadas de vento laterais e assistência à estabilidade de um reboque.

Cada Nissan VCL possui uma garantia líder do setor de 5 anos ou 160.000km, demonstrando o compromisso contínuo da Nissan com a qualidade. A Townstar VE expande esta oferta, com uma garantia de 8 anos sobre o estado de saúde da bateria até 70%.

Indo além dos seus automóveis, a Nissan pretende tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável e está a trabalhar num ecossistema energético VE abrangente.

autonews.pt @ 15-9-2022 10:00:17

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia