Ford testa posto de carregamento robotizado

Facilitar a vida aos condutores com mobilidade reduzida

Para a maioria de nós, abastecer um carro de combustível ou carregar um veículo eléctrico, é uma tarefa simples. Mas para condutores com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas idosas velhas, esta operação pode constituir uma tarefa difícil.

autonews.pt @ 21-7-2022 17:02:49

A pensar nestas situações, a Ford decidiu desenvolver um protótipo de posto de carregamento robotizado que os condutores operam através do seu smartphone a partir do interior do seu veículo eléctrico. A tecnologia permite aos condutores com deficiência permanecer no automóvel enquanto carregam, podendo também sair do veículo enquanto o robot faz todo o trabalho.

Os condutores com deficiência têm bem definida a facilidade de carregamento como um dos fatores decisivos para a compra de um veículo eléctrico. A Ford está a testar o posto de carregamento robotizado no âmbito de um projeto de investigação para o desenvolvimento de soluções de carregamento “mãos livres” para veículos eléctricos e carregamento totalmente automático para veículos autónomos.

Após os testes iniciais em laboratório, os investigadores da Ford estão agora a testar o posto de carregamento robotizado em situações da vida real. Uma vez ativada, a tampa do posto abre-se e o braço de carregamento estende-se até à ficha de entrada de alimentação com a ajuda de uma pequena câmara. Nos testes, os condutores puderam monitorizar o estado da carga através da aplicação FordPass. Após a carga, o braço recolhe novamente para o seu lugar.

No futuro, o posto de carregamento robotizado, feito à medida pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, poderá ser instalado em lugares de estacionamento para deficientes, em parques de estacionamento ou em casas particulares. Outras aplicações poderam incluir o carregamento rápida e eficiente de frotas empresariais. A tecnologia poderá também suportar um carregamento mais potente para carregar veículos em menos tempo.

Olhando para o futuro, o processo poderá tornar-se totalmente automatizado, com o mínimo ou nenhum envolvimento do condutor. O condutor simplesmente enviar o veículo para o posto de carregamento, cabendo à infraestrutura assegurar a chegada e regresso do veículo ao seu destino de forma autónoma.

No caminho para a eletrificação

Este projeto de investigação é um complemento do empenho da Ford na electrificação. Um projeto em formato de acompanhamento do fornecedor da rede de carregamento, a IONITY, procurará melhorar ainda mais o posto de carregamento robotizado.

A Ford está também a investigar soluções de posto de carregamento robotizado em combinação com a Automated Valet Parking, conforme demonstrado no Salão Automóvel de Munique (Alemanha), no ano passado.

A Rede de Carregamento Oval Azul da Ford, em rápido crescimento, proporciona aos clientes o acesso a uma rede de mais de 300.000 postos de carregamento em toda a Europa. Para ajudar os condutores a encontrar estações de carregamento e efetuar o pagamento do carregamento, o Ford Charge Assist pode ser utilizado através do touchscreen do sistema de conectividade e entretenimento Ford SYNC 4

Para clientes de veículos comerciais, a Ford Pro Recarga oferece soluções de carregamento por medida incorporando equipamento de carregamento, manutenção contínua e software de gestão que ajudam a reduzir as demoras com burocracia e aceleram o planeamento dos horários de carregamento.

A Ford juntou-se recentemente a 27 empresas numa petição para que todos os automóveis particulares e veículos comerciais vendidos na Europa sejam zero emissões a partir de 2035, e apelou a maiores objetivos de crescimento da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos na Europa para acompanhar as taxas de crescimento dos veículos elétricos.

autonews.pt @ 21-7-2022 17:02:49

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia