Mercedes-Benz Vans: Planos electrificantes nas autocaravanas

Conversão na EQV provém da empresa suíça Sortimo

Nos últimos anos, a Mercedes-Benz Vans tem-se estabelecido cada vez mais no mercado das autocaravanas com a sua compacta família de autocaravanas "in-house", a Marco Polo; e também como fornecedor de veículos básicos de sucesso para fabricantes de autocaravanas em todo o mundo - e isso em toda a sua carteira de autocaravanas. Agora a marca com a estrela de três pontas está a dar o passo seguinte e aproxima-se do tema central dos próximos anos - o futuro da indústria de autocaravanas elétrica e, portanto, sem emissões locais. 

autonews.pt @ 11-1-2022 12:14:29

O intercâmbio com clientes finais e peritos da indústria, bem como a cooperação com outros fabricantes, desempenham inicialmente um papel central. Um dos primeiros eCamper preparados para o mercado é baseado na EQV elétrica a bateria. A conversão provém da empresa suíça Sortimo Walter Rüegg PLC, já está disponível em transacção de duas faturas e inclui um telhado pop-up, uma unidade de cama para o compartimento traseiro e um módulo de cozinha para o compartimento de bagagem.


Com a EQV para o gozo local da vida em furgoneta sem emissões

A Mercedes-Benz Vans tem uma política firme de aspirar à liderança no campo da electromobilidade e está a electrificar sistematicamente todas as séries de modelos. A carteira, que já está disponível no mercado, inclui também a EQV - a contraparte elétrica a bateria da carrinha de tamanho médio Classe V.

A EQV está disponível com duas variantes de bateria diferentes: a EQV 300 com uma bateria de 90 kWh e um alcance[1],[2] de 326-363 quilómetros de acordo com WLTP e o EQV 250 com uma bateria de 60 kWh e um alcance de 213-236 quilómetros segundo o padrão WLTP.

Ambos os modelos estão disponíveis em dois comprimentos (longo com 5140 cm ou extralongo com 5370 cm). Na estação de carga rápida, por exemplo, o EQV 300 carrega de dez a 80 por cento em cerca de 45 minutos.

Além disso, o EQV está incorporado num ecossistema de mobilidade elétrica que consiste na navegação inteligente com gestão ativa de alcance e serviços e aplicações baseadas em nuvens. O sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) serve como unidade central de controlo.

Com estas qualidades, o EQV oferece uma vasta gama de aplicações para uma grande variedade de necessidades dos clientes e fá-lo localmente sem emissões - incluindo, mais recentemente, para furgonetas, como a Sortimo Walter Rüegg PLC está a mostrar em conjunto com a Mercedes-Benz Vans.


Conceito de conversão da Sortimo com módulos solares para sustentabilidade e auto-suficiência adicionais

O conceito de conversão do Sortimo é modular. As opções de gama completa incluem um telhado pop-up com cama de telhado e uma caixa multifuncional com cama e unidade de cozinha. Encontrará isto na bagageira do veículo.

A unidade de cozinha utiliza um sistema de gavetas e as características incluem uma pia, um fogão a gás de dois anéis removível, uma caixa frigorífica, e gavetas para talheres, utensílios de cozinha e consumíveis. O sistema de cama é instalado por cima da unidade de cozinha. Este pode ser desdobrado em alguns passos simples para criar uma cama que é precisamente adaptada à largura do veículo da EQV. Quando dobrados, os assentos traseiros podem ser utilizados sem restrições.

A característica especial dos módulos de acampamento é a sua construção leve. Isto compensa especialmente quando usado numa carrinha elétrica, porque cada quilograma poupado significa um maior alcance.

Os dois painéis solares com uma potência total de cerca de 400 watts, que a Sortimo pode instalar a pedido, são também particularmente leves e asseguram uma auto-suficiência adicional. Eles carregam tanto a bateria de arranque como a bateria auxiliar para acampar. Outro equipamento inclui, entre outros: janelas traseiras escurecidas, iluminação interior do compartimento traseiro, incluindo portas USB integradas, e bancos giratórios do condutor e do passageiro da frente.

Com o banco de três pessoas opcional disponível, o EQV também já cumpre os requisitos básicos de camping logo à saída da fábrica.

autonews.pt @ 11-1-2022 12:14:29

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia