Kia Mobility com duas estreias Sportage e EV6

Na IAA Mobility pela primeira vez na Europa

A Kia Europe estreou não um, mas dois veículos eléctricos altamente avançados na IAA Mobility, reforçando ainda mais a posição da marca como líder e pioneira no transporte sustentável com emissões zero.

autonews.pt @ 9-9-2021 13:32:33

Tomando o centro do palco - e representando uma estreia global - o novíssimo híbrido plug-in (PHEV) Sportage reinventa o SUV como um carro quotidiano altamente eficiente, dinâmico e prático, capaz de entrar e sair da estrada.

Sentado ao lado do novíssimo PHEV Sportage na IAA Mobility, o EV6 - o primeiro veículo eléctrico a bateria (BEV) dedicado da Kia - faz a sua estreia europeia ilustrando a nova filosofia de design da Kia e o seu compromisso com a mobilidade sustentável.

Sportage virado para os Europeus

Desenvolvido sobre uma nova arquitetura avançada que engloba inovações e tecnologias de eletrificação revolucionárias, o novo modelo europeu PHEV Sportage proporciona um pacote de SUV sem compromissos, ecológico e dinâmico. Combina potência e desempenho com a capacidade de condução eléctrica sem emissões que pode cobrir a maioria das viagens diárias de casa para o trabalho ou para as necessidades diárias de compras.

O Sportage PHEV apresenta o motor T-GDI de 1,6 litros da Kia, um motor eléctrico de tracção de 66,9kW de íman permanente e uma bateria de 13,8kWh de polímero de lítio-ião.

A combinação do sistema de motores fornece uma potência total do sistema de 265PS, com 180PS com origem no motor IC. Beneficia também do último módulo de alta eficiência e alto desempenho do Kia Hybrid Starter Generator (HSG) e da Hybrid Power Control Unit (HPCU).

O HSG ajuda a proporcionar alta eficiência e otimização de NVH graças, em parte, à sua disposição de íman permanente de alta tecnologia centrada no desempenho com aplicação de inclinação em duas fases. A HPCU realiza um melhor desempenho, maior eficiência e uma redução na produção total de ruído, apesar da unidade ser menor, em volume, em comparação com o sistema anterior.

O modelo Sportage PHEV foi cuidadosamente afinado para evitar impacto no espaço do passageiro e da bagagem. Como resultado, a bateria de alta tensão é colocada centralmente entre os dois eixos sob o corpo do SUV, assegurando uma distribuição equilibrada do peso e um espaço interior que é prático, confortável e versátil.

A bateria de última geração no Sportage PHEV apresenta uma unidade de gestão de bateria de alta tecnologia que monitoriza constantemente o estado da bateria, incluindo factores como corrente, tensão, isolamento e diagnóstico de falhas. O pacote tem também uma unidade avançada de monitorização de células que mede e monitoriza a tensão e temperatura das células.

O carregador de bordo (OBC) do PHEV está certificado para 7,2kW, o que lhe confere uma densidade de potência líder de 1,53kW/ℓ e uma eficiência de 95 por cento. O Sportage PHEV vem equipado com uma transmissão automática avançada de seis velocidades.


EV6 - O primeiro BEV dedicado da Kia

Este crossover pioneiro é o primeiro BEV dedicado lançado sob a nova filosofia de design Kia 'Opposites United' e o primeiro veículo construído sobre a nova Plataforma Modular Eléctrica Global da Kia (E-GMP).

O EV6 é alimentado exclusivamente por energia eléctrica, e oferece uma escolha de múltiplas configurações de longo alcance, com emissões zero. É o primeiro veículo eléctrico da Kia a estar disponível com opções de tracção às duas rodas (2WD) ou tracção às quatro rodas (AWD).

O 2WD 77,4kWh EV6 pode viajar até 524 km com uma única carga no ciclo combinado WLTP. Com um torque máximo de 605Nm disponível na versão AWD, o EV6 pode acelerar de 0-100 em apenas 5,2 segundos.

Todas as versões do EV6 têm capacidades de carga de 800V e 400V, sem a necessidade de componentes ou adaptadores adicionais.

O carro é capaz de uma carga de alta velocidade de 10 a 80 por cento em apenas 18 minutos. Adicionalmente, uma Unidade Integrada de Controlo de Carga (ICCU) permite uma nova função de veículo a carregar (V2L), capaz de fornecer até 3,6kW de potência para operar outros dispositivos eletrónicos ou carregar outro EV, se necessário.

Para máxima tranquilidade, o novo EV6 está equipado com uma série de características de conveniência e os mais recentes Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, incluindo a próxima geração de Assistência ao Condutor em Autoestrada com assistência à mudança de faixa de rodagem, Monitor de Vista Cega, Assistência à Prevenção de Colisões Frente, incluindo a funcionalidade de viragem e travessia de cruzamentos, e a nova tecnologia de Iluminação Frontal Inteligente.

Bancos 'Relaxantes', ecrãs duplos curvos de 12,3 polegadas, controlos multimodo, espaço líder na classe e armazenamento impressionante combinam-se para dar ao EV6 uma vantagem competitiva que responde a todas as necessidades.

A arquitetura E-GMP permite um design de piso plano, ajudando a criar uma cabina interior confortável e de primeira classe que inclui espaço para as pernas dianteiras de 1,078mm e um generoso espaço para as pernas traseiras de 990mm. A acrescentar à praticidade e funcionalidade do EV6 vem um espaço de bagageira familiar de até 520 litros (VDA).

Entrada sem chave com puxadores automáticos de porta de descarga, vários modos de condução que optimizam a condução e o manuseamento, tecnologia de visualização de Realidade Aumentada e um design altamente ergonómico, tudo isto ajuda ainda mais a proporcionar uma experiência que coloca sempre o condutor em primeiro lugar.

autonews.pt @ 9-9-2021 13:32:33

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia