Estreia do Conceito smart #1

Antevisão do 1º modelo de produção em série da nova geração smart

smart está a entrar numa nova era. O Conceito smart #1 que está a ser apresentado na IAA MOBILITY em Munique fornece uma visão clara sobre o primeiro modelo de produção na nova geração de veículos todo-elétricos da smart. Este veículo conceito SUV leva a marca smart para o segmento de automóveis pequenos e compactos de alto crescimento.

autonews.pt @ 9-9-2021 13:27:16

O conceito smart #1 de quase produção transfere as dimensões exteriores muito compactas e o design tradicional smart para um novo conceito de veículo com uma reivindicação significativamente mais elevada de compensação e alta tecnologia. Isto é sublinhado por detalhes inovadores tais como tiras de luz LED à frente e atrás com um show de luz rítmico, iluminação ambiente incluindo o espaço para os pés e um conceito UI/UX recentemente desenvolvido com inteligência artificial.

De forma verdadeiramente inteligente, o interior da SUV elétrica é muito espaçoso em relação às suas dimensões exteriores compactas.


Design exterior: ADN com design completamente novo

Pintado de branco brilhante, o Conceito smart #1 é reconhecível como um smart à primeira vista, mas ao mesmo tempo o seu design progressivo é uma declaração impressionante da transformação da marca. "O novo conceito desportivo #1 é uma redefinição da marca smart de uma forma muito fresca e adulta", diz Gorden Wagener, Chief Design Officer do Grupo Daimler. "Criámos um ADN de design completamente novo que tem o potencial de estabelecer a smart como a marca de design líder".

Proporções equilibradas, uma escultura poderosa, as habituais saliências curtas à frente e atrás e uma linguagem de design futurística caracterizam o veículo conceptual SUV.

Uma das características centrais do design é o grande tejadilho panorâmico de vidro com um anel de luz marcante. A transição sem problemas para o para-brisas e para as superfícies das janelas das portas sem moldura faz com que o tejadilho pareça flutuar acima da carroçaria - uma impressão ainda mais realçada pela iluminação atmosférica do tejadilho.

Em excitante contraste com esta leveza visual, elementos de design marcantes em antracite e preto na zona inferior da carroçaria realçam a robustez do veículo utilitário desportivo. Isto é ainda mais acentuado pelas distintas rodas de 21 polegadas com o seu design único.

Uma primeira dica da nova dimensão da digitalização dos futuros veículos inteligentes é dada pelos puxadores ocultos das portas, que são meramente indicados por elementos leves.

As portas traseiras do conceito smart #1 são articuladas na parte de trás e abrem na direção oposta à das portas da frente. Este conceito de porta de portal torna particularmente fácil entrar e sair do carro. Além disso, a ausência de um pilar B facilita uma visão desobstruída do interior generosamente dimensionado quando as portas estão abertas.

Os faróis dianteiros e traseiros em tecnologia LED, com as suas assinaturas marcantes, contribuem significativamente para a aparência única e emocional do Conceito inteligente #1. Ao mesmo tempo, são componentes fundamentais de uma exibição de luz que desperta a atenção em torno do veículo. Nesta sofisticada orquestração da iluminação exterior e interior em harmonia com elementos sonoros especialmente dispostos, a faixa de luz frontal divide-se em pequenos triângulos que cintilam em ritmo.

A partir da grelha do radiador iluminado, os efeitos de luz também se deslocam no tempo para a música ao longo dos lados do veículo para o difusor traseiro.


Interior: o conforto e o espaço de um sedan comercial

Apesar das suas dimensões exteriores compactas (comprimento/largura/altura em mm: 4.290/1.910/1.698; distância entre eixos: 2.750 mm), o interior do Conceito smart #1 é extremamente espaçoso graças às suas rodas posicionadas muito longe dos cantos do veículo.

A arquitectura BEV propositadamente concebida também significa que, tal como o futuro modelo de produção de cinco lugares, o estudo de quatro lugares oferece espaço para pernas e cotovelos ao mesmo nível que os veículos de segmentos mais altos, bem como bastante espaço de armazenamento. O fluxo de luz através do telhado panorâmico de vidro reforça ainda mais o sentido subjetivo do espaço e contribui significativamente para a atmosfera de sala de estar do interior. Detalhes sofisticados tais como a luz ambiente integrada no chão do veículo, ou as aberturas de ar extremamente elegantes, sublinham o atractivo premium da nova geração de modelos inteligentes.

Um dos destaques do design no interior do Conceito smart #1 é a consola central, que flutua entre os bancos dianteiros e se funde na perfeição com o design único do painel de instrumentos.

O elemento de controlo central é o ecrã táctil 3D independente com um ecrã de 12,8 polegadas.

Tecnologia: nova geração inteligente baseada numa plataforma eléctrica a pilhas propositadamente construída

A próxima geração de modelos inteligentes oferecerá o mais alto nível de manipulação dinâmica e segurança passiva. Além disso, a plataforma dá aos veículos múltiplos benefícios adicionais. Estes incluem uma longa duração da bateria e funções de carregamento rápido, bem como uma vasta gama de atualizações de software para veículos baseadas em nuvem, bem como características de infoentretenimento de última geração e sistemas altamente inovadores de assistência ao condutor.

Vendas: novo modelo de vendas para igualar a transformação da marca

Paralelamente à digitalização abrangente dos seus veículos, a smart está também a empreender uma revisão extensiva das estruturas de vendas para a nova geração de modelos.

A abordagem baseada em dados da smart irá redefinir o comércio omnichannel e permitir-lhe-á o envolvimento direto com clientes e fãs, criando interações significativas em cada ponto de contacto e oferecendo uma viagem mais transparente e conveniente ao cliente.

Além disso, ao apoiar os esforços dos futuros parceiros retalhistas, a smart permitir-lhes-á concentrar-se ainda mais no fornecimento da melhor experiência de vendas e serviço pós-venda possível. Soluções orientadas para os dados irão satisfazer as necessidades individuais dos clientes em pré-venda, in-sales e pós-venda, melhorando assim ainda mais a experiência global do utilizador tanto offline como online.

autonews.pt @ 9-9-2021 13:27:16

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia