A tecnologia de motor duplo Nissan e-4ORCE

Tração integral para um maior desempenho dos automóveis elétricos

A Nissan prepara-se para aumentar o desempenho dos seus automóveis elétricos com a nova tecnologia de controlo de tração integral e motor duplo, denominada e-4ORCE. Esta tecnologia proporciona um binário instantâneo às quatro rodas, para fornecer uma potência e condução equilibrada e previsível, equiparável a muitos automóveis desportivos topo de gama.

autonews.pt @ 24-3-2020 15:29:55

O "e" representa as tecnologias da Nissan possibilitadas por um sistema de transmissão de motor 100% elétrico. "4ORCE", pronunciado "force", evoca a potência e energia física e o "4" representa a capacidade de condução com controlo de tração integral.

«A nossa tecnologia e-4ORCE de controlo de tração integral de duplo motor proporciona uma condução e estabilidade precisas, o que permite aos condutores uma maior confiança e ainda mais entusiasmo do que nunca», afirmou Takao Asami, Vice-presidente Sénior de Investigação e Engenharia Avançada da Nissan. «Esta tecnologia proporciona um excelente desempenho em curvas e tração em superfícies escorregadias e uma condução confortável para todos os ocupantes».

A tecnologia nasceu das lições retiradas ao longo do desenvolvimento do sistema ATTESA E-TS de repartição de binário, que a Nissan utiliza nomeadamente no Nissan GT-R, e do Sistema 4x4 Inteligente do Nissan Patrol. 

Os engenheiros da Nissan desenvolveram a tecnologia e-4ORCE para gerir especificamente a potência e o desempenho em travagem do automóvel elétrico, de um modo suave e estável.

O inigualável conforto de condução é resultado da capacidade da tecnologia e-4ORCE em minimizar a oscilação e os movimentos bruscos do automóvel. Isto é conseguido ao utilizar a travagem regenerativa tanto dos motores dianteiro como traseiro, tornando o pára-arranca do trânsito em cidade menos brusco. De forma semelhante, em estradas acidentadas e irregulares e ao acelerar, o controlo de cada motor é otimizado para manter o conforto de condução, minimizando o movimento irregular.

O e-4ORCE aumenta a confiança do condutor ao seguir fielmente a trajetória pretendida por este, graças à elevada precisão e controlo de travagem dos motores. Com a confiança para lidar com uma tal variedade de superfícies rodoviárias, mesmo para condutores pouco experientes em superfícies escorregadias, a condução torna-se mais agradável.

A Nissan apresentou recentemente o seu protótipo Ariya, um crossover de emissões zero que conta com a tecnologia de motor duplo e tração integral Nissan e-4ORCE.

autonews.pt @ 24-3-2020 15:29:55


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia