IONIQ Electric: veículo elétrico da Hyundai recebe atualizações significativas

À venda em Portugal a partir do último trimestre de 2019

Desde o seu lançamento em 2016, o IONIQ foi o primeiro automóvel do mundo planeado desde o início para oferecer três motorizações eletrificadas - a motorização Híbrida, a Híbrida plug-in e a motorização 100% elétrica. O IONIQ foi agora atualizando e renovado, oferecendo ainda mais tecnologia, uma nova aparência e maior autonomia.

autonews.pt @ 17-9-2019 13:18:30

Com vendas superiores a 60.000 unidades desde o lançamento do IONIQ em 2016, este modelo estabeleceu-se na gama da Hyundai como um dos principais pilares da gama ecológica da marca para o futuro. Juntamente com o NEXO, um modelo pioneiro a hidrogénio e que está equipado com um revolucionário motor elétrico a células de combustível e também o modelo Kauai Electric, a Hyundai é o fabricante com a gama mais ampla de motorizações eletrificadas.

A mais recente edição do IONIQ é o passo lógico seguinte na atualização desta gama e disponibiliza a mobilidade limpa e conectada a um leque de utilizadores ainda mais vasto.

O novo conjunto de baterias do IONIQ Electric recebeu agora um aumento de capacidade, subindo de 28 para 38,3 kWh, o que permite extrair dele uma autonomia maior entre cargas.

O aumento da capacidade de armazenamento de energia foi de 36%, o que oferece uma autonomia total de 311 km. O seu motor elétrico tem um pico de potência de 136 CV e um binário de 295 Nm e está equipado com um carregador de bordo de 7,2 kW – uma melhoria em relação ao carregador atual de 6,6 kW – para uma corrente alternada de carga do tipo 2.

Se for usada uma estação de carga rápida de 100 kW, o conjunto de baterias pode atingir 80% da sua carga em apenas 54 minutos.

Conectividade no Novo IONIQ

O novo IONIQ apresenta o Hyundai Bluelink, um sistema de conectividade que usa telemática integrada no veículo para permitir que o condutor do IONIQ Electric comande o ar condicionado à distância; todas as versões permitem trancar ou destrancar o veículo à distância através de uma aplicação para smartphone. Graças ao sistema Bluelink, a carga do conjunto de baterias também pode ser controlada à distância e gerida através da aplicação.

Com o Novo IONIQ, a Hyundai também introduz o sistema de emergência eCall; este sistema marca automaticamente o número de assistência de emergência se os airbags forem insuflados ou caso se carregue no botão de chamada localizado por cima do espelho retrovisor interior. Nessa altura, são enviadas todas as informações relevantes (veículo, hora do acidente, direção em que o veículo seguia, bem como informações relativas aos airbags e aos sensores de impacto) para o serviço de emergência local.

Por outro lado, o Novo IONIQ está disponível com os Serviços LIVE da Hyundai quando o cliente optar pelo sistema de Navegação Audiovisual (AVN – Audio Visual Navigation) de 10,25 polegadas.

O condutor recebe uma assinatura gratuita de cinco anos para este serviço, que oferece informações atualizadas sobre: estado do tempo, trânsito, alerta de radares de velocidade, estacionamento, informações em tempo real sobre quais os concessionários mais próximos e ainda a identificação das estações de carga nas proximidades e a procura por POI (Points-of-Interest – Pontos de Interesse) em tempo real.


O sistema de Navegação de Áudio e Vídeo opcional apresenta uma ampla variedade de informações úteis no seu ecrã tátil de 10,25 polegadas e possui capacidade de reconhecimento de voz disponível em seis idiomas (no sistema Bluelink).

O ecrã melhorado deste sistema pode ser personalizado com duas versões de ecrã inicial, para além da capacidade de editar os widgets e os ícones exibidos. Adicionalmente aos sistemas standard Android Auto e Apple CarPlay – incluídos logo na versão mais básica.

Graças à nova função Multi-Bluetooth (incluída apenas na opção AVN de 10,25 polegadas), o condutor do Novo IONIQ pode emparelhar dois telefones em simultâneo e ouvir música de cada telefone através da transmissão de áudio (streaming) via Bluetooth.

Design interior atualizado

Estas inovações são complementadas pelo interior renovado do IONIQ que incorpora agora novos elementos de design. Para além das capas dos bancos em tecido Fossil Grey de série, o cliente pode optar por bancos de pele em quatro cores: Fossil Grey, Shale Grey, Red Umber e Electric Shadow. As decorações do tablier são em cromado escuro.

Sob o ecrã widescreen do novo sistema AVN de 10,25 polegadas, o painel de controlo do sistema de aquecimento e de comando da climatização foi redesenhado e mostra agora acabamentos elegantes e brilhantes. Os botões novos de comando por toque permitem controlar intuitivamente o aquecimento, a ventilação e o ar condicionado.

Como complemento do design de interior moderno e renovado, foi aplicada uma iluminação ambiente azul na parte inferior do tablier do lado do passageiro e também na consola central.

Design exterior igualmente renovado

A frente do Novo IONIQ Electric também foi atualizada com uma grelha fechada de padrão novo e a frente inclui ainda o para-choques dianteiro de design atualizado, com friso prateado na parte inferior. O para-choques traseiro tem um friso em antracite.

À frente, podemos encontrar luzes condução diurna (DRL – Daytime Running Lights), o que confere uma aparência mais refinada e dinâmica ao veículo. Estas luzes DRL, tal como os novos faróis e farolins traseiros redesenhados estão disponíveis com tecnologia LED, fazendo com que o IONIQ sobressaia à noite - oferecendo não apenas uma melhoria estética, mas também maior segurança.

As versões IONIQ Electric e Plug-in estão disponíveis com jantes de liga leve de 16 polegadas de novo design.

Conjunto de tecnologias de segurança líder no mercado

Para uma experiência de condução mais confortável e segura, todas as versões do IONIQ estão equipadas com um pacote abrangente de tecnologias Hyundai SmartSense. Este sistema de assistência à condução de alta tecnologia monitoriza constantemente o que se passa em redor do veículo para proteger os ocupantes contra eventuais situações perigosas de condução.

Este novo pacote de segurança de série do IONIQ inclui o Alerta de Colisão Dianteira (FCWS) e um sistema que permite evitar situações de perigo, com função de Deteção de Peões e nova funcionalidade de Deteção de Ciclistas, bem como um Alerta de Fadiga do Condutor (DAW). O Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKAS) e o Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA) também fazem parte do equipamento de série.


Como opção, estão disponíveis o Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA), que ajuda o veículo a seguir no centro da sua faixa, permitindo que o condutor circule em segurança com trânsito intenso e o Sistema de Informação da Velocidade Máxima (SLIF); este sistema usa a câmara dianteira e demais informações do sistema de navegação para identificar os sinais de velocidade e apresentar os limites de velocidade e os sinais de proibição de ultrapassagem em tempo real.

Utilizando o sensor de radar para detetar a distância em relação ao veículo da frente, o Cruise Control Inteligente com função Stop&Go (ASCC) mantém uma distância predefinida para parar e voltar a arrancar automaticamente consoante as condições do trânsito.

A nova opção de Alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA) notifica o condutor quando o veículo da frente já arrancou após ter parado num Stop. As opções adicionais incluem o Radar de Ângulo Morto (BCW) e Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo (RCCW).

Sistemas de assistência à condução ainda melhores

Inspirado no Kauai Electric, um modelo igualmente inovador, o Novo IONIQ Electric permite ao condutor parar o IONIQ apertando simplesmente a patilha esquerda das mudanças, muitas vezes sem necessidade de aplicar pedal dos travões. Usando a função da Travagem Regenerativa Inteligente desta forma, o nível de recuperação de energia é ajustado automaticamente consoante a inclinação da estrada e da situação do tráfego à frente quando o veículo abranda para parar.

O Novo IONIQ Electric também inclui o modo Eco+, que complementa os modos de condução de série Eco, Comfort e Sport.

Ao selecionar o modo Eco+, o condutor pode reduzir o consumo de energia e a energia restante do veículo pode ser poupada para ser usada nas situações imprevistas de emergência.

As três motorizações do Novo IONIQ estarão à venda em Portugal a partir do último trimestre de 2019.

autonews.pt @ 17-9-2019 13:18:30

Galeria de fotos