Fábrica FCA DE Mirafiori faz 80 anos

Arrancou a nova linha de montagem do Fiat 500 Eletric

Hoje, a instalação do avançado robô Comau numa das maiores e mais históricas fábricas de automóveis do mundo representou uma ligação entre o passado e o futuro, com um evento que celebrou o aniversário dos 80 anos da fábrica de Mirafiori e o início da construção da linha de montagem do novo Fiat 500 BEV. 

autonews.pt @ 16-7-2019 12:45:27

Esta nova geração de veículos dá continuidade à longa tradição de modelos inovadores (mais de 35 no total) saídos das linhas de montagem de Mirafiori. Entre estes modelos, estava o primeiro Fiat 500, cuja produção começou em 1957.

Atualmente, cerca de 20 000 pessoas trabalham no complexo de Turim (Mirafiori e Grugliasco), incluindo as que estão diretamente envolvidas no fabrico e atividades relacionadas, como projetação, design, vendas, serviços financeiros, peças e acessórios. Mirafiori é o maior complexo industrial da FCA no mundo.

As comemorações de aniversário assinalam o início de um novo capítulo na história de Mirafiori. A plataforma que começou a ser instalada na fábrica destina-se especificamente a viaturas elétricas e a primeira aplicação será o Fiat 500 BEV. Hoje foi instalado o primeiro robô e o resto da fábrica será reequipado nos próximos meses. Só na área de carroçaria, haverá um total de 200 robôs para permitir um processo de total automação de soldadura.

A pré-produção dos primeiros modelos está programada para iniciar no fim do ano. Serão cerca de 1200 as pessoas dedicadas à produção do Fiat 500 BEV e a nova linha de montagem terá uma capacidade anual de 80 0000 unidades, com potencial para se expandir.

O investimento total no projeto, incluindo design, desenvolvimento, engenharia e construção da linha de montagem, é de cerca de 700 milhões de euros. O início da produção em série está previsto para o segundo trimestre de 2020.

"Esta viatura foi totalmente concebida, projetada e desenvolvida aqui. É um genuíno produto do engenho 'Made at Fiat' e 'Made in Turin'. É mais um excelente exemplo da capacidade criativa e inovadora que abunda na nossa empresa e nesta cidade. Em Turim, estamos a desenvolver um novo centro de mobilidade elétrica de excelência que atualmente emprega cerca de 260 pessoas. O novo Fiat 500 elétrico representa apenas a primeira fase do nosso plano de investimentos para Mirafiori", disse Gorlier. "A este projeto seguir-se-á a renovação da gama Maserati, a começar pelo Levante, e a introdução de novos modelos, conforme previsto no nosso plano de investimentos."

Nas últimas semanas, a FCA estabeleceu uma unidade de e-Mobility na região EMEA, que será responsável pela coordenação de todas as atividades relacionadas com a eletrificação. Recentemente, a FCA também assinou acordos com a Enel X e a Engie que permitirão oferecer soluções para simplificar a vida dos clientes na compra e utilização de veículos elétricos de qualquer uma das marcas do Grupo.

Adicionalmente, a FCA está a avaliar projetos baseados na inovadora tecnologia Vehicle-to-Grid, que permite que os veículos "restituam" eletricidade ao ponto de abastecimento, em caso de picos de necessidade de eletricidade, mudando para carregamento quando as exigências voltam ao normal. Isto é uma vantagem para os clientes e, ao mesmo tempo, reduz a produção de energia.

O projeto 500 BEV é parte do muito mais amplo plano de investimentos das FCA para Itália no período de 2019-2021. De facto, o Grupo vai investir um total de 5 mil milhões de euros para suportar uma substancial renovação da sua gama de produtos com a introdução de 13 modelos novos ou significativamente renovados e de uma ampla oferta de veículos elétricos, incluindo 12 versões eletrificadas de modelos novos ou já existentes.

"Apesar do desafiador ambiente macroeconómico e das consequentes fracas condições do mercado, confirmámos o nosso plano de investimentos e a comemoração de hoje é um sinal concreto de que os nossos projetos estão a avançar a bom ritmo", realçou afirmou Gorlier.

autonews.pt @ 16-7-2019 12:45:27