Repsol inaugura 1º ponto de recarga ultrarrápida de VE da Península Ibérica

Em Espanha

A Repsol inaugurou o primeiro ponto de recarga ultrarrápida para veículos elétricos da Península Ibérica e um dos primeiros no Sul de Europa. 

autonews.pt @ 23-4-2019 18:53:50

A instalação, localizada na estrada N-I em Lopidana (Álava, País Basco), permite recarregar a bateria de veículos compatíveis, entre 5 e 10 minutos, semelhante ao que acontece no reabastecimento convencional segundo informa a marca.

O novo sistema de recarga ultrarrápida representa um grande avanço para o uso de veículos elétricos como um meio de transporte interurbano. O sistema está localizado na estação de serviço Repsol e tem uma potência máxima de 700 quilowatts (kW), que pode ser dividida entre seus quatro polos de abastecimento, dependendo da capacidade das baterias do veículo. 

Assim, pode ser configurado para oferecer 350 kW simultaneamente a dois veículos ou para recarregar quatro com 175 kW cada.

O ponto de recarga ultrarrápida de Lopidana foi instalado por Ibil, empresa constituída pela Repsol e o Ente Vasco da Energía (EVE) com o objetivo de desenvolver tecnologia, serviços e capacidades na área de recarregamento elétrico, que é operado e será mantido pela mesma empresa. 

Para que todos os veículos elétricos existentes no mercado possam utilizar esta infraestrutura, os novos pontos incorporam o padrão de recarga Combo CCS (até 350 kW) e CHadeMO (até 100 kW).

Num ponto de recarga ultrarrápido, que varia de 175 kW a 350 kW, pode ser recarregada 80% de uma bateria de 40 kWh em cerca de 5 a 10 minutos. Num ponto rápido, 50 kW, esse tempo é de ~ 30 minutos, enquanto que em um semirrápido, 22 kW, leva 1,5 horas.

A instalação de Lopidana faz parte do projeto europeu E-VIA FLEX-E, que inclui a implantação de uma rede piloto de 14 instalações similares nos corredores de transporte europeus em Espanha, França e Itália. 

autonews.pt @ 23-4-2019 18:53:50