Fórmula E: boa recuperação de Félix da Costa em Hong Kong

Piloto português iniciou a corrida na 20ª posição

António Félix da Costa terminou na 10ª posição final na 5ª corrida da temporada 2018 / 2019 da Fórmula E, que teve lugar este domingo em Hong Kong. O piloto Português efetuou uma excelente recuperação desde o 20º lugar da grelha até ao 10º posto final, amealhando um suado ponto num dia em que a BMW sentiu alguns problemas de set up e performance, principalmente na qualificação, que decorreu em pista molhada.

autonews.pt @ 12-3-2019 11:00:00

A chuva marcou presença durante todo o dia em Hong Kong, com as duas sessões de treinos livres e a qualificação a terem lugar com pista molhada, onde ficou desde logo bem evidente dificuldades da BMW I Andretti em gerar temperatura nos pneus, o que dificultava a vida dos pilotos, com pouco "grip" nas dez curvas que compunham este traçado citadino de Hong Kong.

A juntar a isto, AFC foi para a pista na qualificação no grupo 1 (grupo reservado ao top 5 do campeonato), onde a pista se encontrava mais molhada que nos grupos restantes, portanto o 20º lugar na grelha foi de facto o resultado possível nesta difícil qualificação.

Na corrida desta madrugada AFC entrou em pista decidido a recuperar posições e lutar pelos pontos e se assim o pensou melhor o fez. O piloto de 27 anos largou muito bem e de imediato se colocou no 15º posto, continuando depois a recuperar posições durante toda a corrida até ao 10º lugar final.


Numa prova isenta de erros, AFC maximizou todo o potencial do seu BMW iFE.18, conforme referiu no final deste duro dia de trabalho: "Não foi um dia fácil, estivemos toda a manhã nas sessões de treinos livres e na qualificação com problemas de acerto do nosso carro em que simplesmente os pneus não geravam temperatura e não senti grip nenhum para puder atacar, portanto foi uma manhã difícil, que comprometeu o nosso dia. Na corrida alterámos o set up e melhorámos um pouco mas não o suficiente que queríamos. Ainda assim recuperei o possível e arrancando tão de trás na grelha chegar aos pontos é uma pequena mas justa consolação para a equipa e para mim. Vamos analisar os dados recolhidos para melhorarmos e voltarmos já na próxima corrida em Sanya aos lugares da frente."

A próxima prova da Formula E tem lugar na cidade de Sanya, na China, já daqui a 15 dias, no dia 23 de Março. Até lá AFC viaja já no próximo fim de semana até aos Estados Unidos, para as 1000 milhas de Sebring, prova a contar para o Campeonato do Mundo e Resistência (WEC), onde o piloto Português representa a equipa oficial da BMW.

autonews.pt @ 12-3-2019 11:00:00