BMW Z4 Pure Impulse Edition

Um novo impulso no segmento dos roadsters premium

Os adeptos do prazer de condução sem adulterações num modelo BMW M de capota aberta podem esperar uma nova chegada perfeitamente adaptada às suas preferências: a edição Pure Impulse do BMW Z4 M40i. 

autonews.pt @ 2-2-2024 19:26:14

Com o roadster do ano 2024, a caixa manual de seis velocidades estará também disponível, pela primeira vez, para a versão topo de gama. O novo binómio motor/transmissão constitui o elemento central de um aliciante pacote de equipamento concebido para dar maior ênfase do que nunca ao enfoque inabalável do roadster de dois lugares em proporcionar uma emocionante experiência de condução em capota aberta. 

A edição Pure Impulse inclui uma tecnologia de chassis renovada e jantes de liga leve M de tamanho misto com 19 polegadas de diâmetro no eixo dianteiro e 20 polegadas no eixo traseiro. Além disso, estão incluídas características de design exclusivas para o exterior e o interior. O BMW Z4 Pure Impulse Edition estará à venda na Alemanha, noutros mercados europeus e nos EUA. As novas adições à gama de acabamentos de pintura exterior também atualizam as restantes variantes do BMW Z4.

Proporções musculosas de roadster com características de design específicas da M; dois lugares e um clássico tejadilho soft-top; um motor de seis cilindros em linha de rotação livre com tecnologia M TwinPower Turbo, enviando a sua potência para a estrada através das rodas traseiras: esta fórmula fez com que o BMW Z4 M40i se estabelecesse como o arquétipo do carro desportivo purista. E agora, outro ingrediente fundamental para uma experiência de condução ricamente envolvente juntou-se à festa, sob a forma de uma caixa de velocidades manual para controlar os 250 kW/340 cv desse motor de seis cilindros em linha.

Um novo impulso para o líder de mercado global no segmento dos roadsters premium

Esta nova oferta no topo da gama do modelo dota a variante mais potente do roadster com as ferramentas ideais para aumentar ainda mais a sua popularidade. Até à data, quase metade de todos os clientes na Alemanha optaram pela versão topo de gama do BMW Z4, cujo motor de seis cilindros em linha lhe confere um ponto de venda único num segmento ferozmente competitivo ocupado apenas por marcas premium alemãs. O modelo BMW M tem sido responsável por mais de 30% do volume de vendas global do roadster nos últimos tempos.

A procura do BMW Z4 está dividida entre duas variantes de modelos equipados com motores de quatro cilindros excecionalmente eficientes com a tecnologia BMW TwinPower Turbo. O motor sob o capot do BMW Z4 sDrive20i (consumo de combustível combinado: 7,4 - 7,1 litros/100 km [38,2 - 39,8 mpg imp]; emissões de CO2 combinadas: 167 - 159 g/km no ciclo WLTP) gera uma potência máxima de 145 kW/197 cv e é também associado a uma caixa manual de seis velocidades de série. 

O modelo de entrada está disponível opcionalmente com uma transmissão Steptronic Sport de oito velocidades que vem de série no BMW Z4 sDrive30i de 190 kW/258 cv e também continua a ser o item de série para o BMW Z4 M40i que não apresenta a especificação Pure Impulse edition .

A atual terceira geração do BMW Z4 é líder no segmento dos roadsters premium desde o seu lançamento com esta gama de modelos e tem visto as suas quotas de mercado crescerem continuamente. A Alemanha é a principal região de vendas do roadster de dois lugares com capota aberta, seguida dos EUA, China, Reino Unido e Japão. O BMW Z4 M40i Pure Impulse edition será lançado com uma produção faseada a partir de março de 2024. 

O roadster da BMW: dar um toque moderno a uma tradição de sucesso

A história dos roadsters da BMW está intimamente ligada à paixão pelo prazer de condução desportiva e ao sucesso abundante nas pistas de corrida. Esta história remonta aos primeiros tempos da empresa como fabricante de automóveis e perdura na forma moderna do BMW Z4.

Um motor de seis cilindros em linha, caixa de velocidades manual e tração traseira também definiram a experiência de condução no BMW 328, que culminou a sua primeira aparição pública em 1936 com a vitória na corrida Eifelrennen em Nürburgring. Em tempos mais recentes, versões atualizadas deste mesmo sistema de propulsão também apareceram com frequência nos roadsters da marca. Isto é verdade tanto para o BMW Z1, que foi apresentado em 1987 depois de ter sido desenvolvido como um teste de inovação pela BMW Technik, como para o BMW Z3 apresentado em 1995. E as duas primeiras gerações de modelos do BMW Z4 também adotaram a mesma receita para proporcionar um prazer de condução emocionante a céu aberto.

Combinação exclusiva: seis cilindros e uma caixa manual de seis velocidades

A combinação de um motor de seis cilindros em linha com uma caixa manual de seis velocidades significa que a nova edição do BMW Z4 M40i representa uma proposta única neste segmento - e também uma configuração altamente exclusiva dentro do portefólio de produtos BMW. 

De facto, os únicos modelos da gama atual disponíveis com esta configuração de propulsão são os automóveis desportivos de alta performance da BMW M GmbH. Mas agora um modelo BMW M Performance está pronto para se juntar a eles com a chegada deste BMW Z4 M40i Pure Impulse edition.

A unidade de 3,0 litros no BMW Z4 M40i deve o seu familiar desempenho de rotação livre, entrega de potência instantânea e suavidade à mais recente tecnologia M TwinPower Turbo. As características especiais do motor incluem uma cambota forjada, pistões com peso otimizado e um coletor de escape arrefecido a água integrado na cabeça do cilindro. Um turbocompressor twin-scroll alimenta as seis câmaras de combustão com ar comprimido, cuja temperatura é regulada por meio de um intercooler indireto. O pacote de tecnologias da unidade de tração inclui também a Injeção de Alta Precisão que funciona a pressões até 350 bar, a regulação variável das válvulas VALVETRONIC e a regulação totalmente variável da árvore de cames Double-VANOS.

Com um binário máximo de 500 Nm, que pode ser obtido entre as 1600 e as 4500 rpm, o motor gera uma força de tração convincente. A potência máxima de 250 kW/340 cv está disponível entre as 5.000 e as 6.500 rpm.

Neste modelo de edição especial, a tarefa de transmitir a potência à estrada é assegurada por uma caixa manual de seis velocidades desenvolvida exclusivamente para o BMW Z4 M40i. Trata-se de uma transmissão modular BMW que incorpora componentes específicos M para o conjunto de engrenagens e veios que foram modificados para a potência do motor de seis cilindros em linha. 

O mecanismo de mudanças exterior, que inclui a alavanca de mudanças, a sua guia e a ligação à transmissão, foi igualmente feito à medida para a edição Pure Impulse do BMW Z4 M40i - e proporciona a sensação de mudança incomparável pela qual os modelos BMW são conhecidos. O fluxo direto de potência entre o motor e a transmissão, combinado com o envolvimento central do condutor nas mudanças de velocidade, reforça a ligação emocional entre o condutor e o veículo. Uma ação de mudança definida com precisão permite que as mudanças sejam efetuadas de forma rápida e intuitiva.

Quando a potência é transmitida através da caixa manual de seis velocidades, o motor de seis cilindros em linha impulsiona o BMW Z4 M40i até aos 100 km/h (62 mph) em 4,6 segundos. 

O sprint dos 0 aos 100 km/h demora 4,5 segundos nos modelos com a transmissão Steptronic Sport de oito velocidades. Embora, por defeito, a Steptronic Sport seleccione as mudanças automaticamente, também permite que o condutor controle a seleção das mudanças manualmente, se assim o desejar. As patilhas de mudança de velocidades no volante foram concebidas para permitir uma interação espontânea com o sistema de condução.

Ajuste refinado do chassi, pneus de tamanhos mistos pela primeira vez no BMW Z4

Proporções compactas, peso minimizado, centro de gravidade baixo e distribuição de peso praticamente perfeita na proporção de 50:50 são os elementos definidores de um conceito de veículo BMW Z4 aprimorado precisamente para oferecer agilidade e desempenho dinâmico. A estrutura extremamente rígida da carroceria e do chassi e os excelentes atributos aerodinâmicos também ajudam a moldar o caráter de carro esportivo do Z4. 

O design do chassis do roadster, combinando um eixo dianteiro com molas de articulação dupla e um eixo traseiro de cinco braços, produz uma combinação atraente e harmoniosa de dinamismo e conforto de condução.

A lista de equipamentos padrão do BMW Z4 M40i inclui direção esportiva variável, freios M Sport e um diferencial M Sport no eixo traseiro, juntamente com suspensão M adaptativa com amortecedores controlados eletronicamente, cujo software passou por ajustes extras para a edição Pure Impulse. 

A tecnologia de chassis exclusiva a bordo da edição especial apresenta molas auxiliares personalizadas nos eixos dianteiro e traseiro. Uma braçadeira de barra estabilizadora especialmente reforçada também está instalada na frente, enquanto tanto o mapeamento para controle eletrônico dos amortecedores traseiros quanto o software para a direção esportiva variável foram ajustados recentemente. Para alcançar características de condução mais precisas que serão apreciadas pelos puristas da condução, a equipa de desenvolvimento também equipou o controlo de tração e o diferencial M Sport com lógica de controlo específica do modelo.

Outra novidade no lado do chassi está relacionada aos tamanhos das pneus, já que rodas de tamanhos diferentes estão sendo instaladas no ano modelo 2024 BMW Z4 M40i pela primeira vez. As novas rodas de liga leve M com design de raios duplos e acabamento em preto brilhante medem 19 polegadas de diâmetro no eixo dianteiro e 20 polegadas no traseiro. Anteriormente reservado para modelos de alto desempenho da BMW M GmbH, este emparelhamento permite uma transferência ideal da potência de tração para a estrada – especialmente em conjunto com tração traseira – juntamente com uma transmissão altamente eficaz de forças de controle lateral em curvas fechadas.

Edição Pure Impulse com características exteriores individuais

Além da caixa manual de seis velocidades, do refinado ajuste do chassi e da combinação de rodas de liga leve M de 19 e 20 polegadas, a edição Pure Impulse também adiciona recursos de design individuais ao exterior do BMW Z4 M40i. Estes dão ao roadster um visual mais nítido que sublinha o seu carácter mais arredondado de automóvel desportivo, ao mesmo tempo que complementam as características exteriores familiares do M para optimizar o fluxo de ar e o equilíbrio aerodinâmico. 

Incluem o acabamento M Shadowline de alto brilho com recursos estendidos – que também incorpora o emblema exclusivo do modelo nos painéis laterais dianteiros e traseiros do veículo – bem como as capas dos espelhos retrovisores externos pintadas em preto brilhante, abas especialmente projetadas para simplificar o fluxo de ar na área ao redor das cavas das rodas traseiras e pinças de freio vermelhas para os freios M Sport.

Novas cores exteriores também fazem parte das especificações da edição Pure Impulse. Os exemplares para os mercados europeus têm acabamento metálico Frozen Deep Green, enquanto os modelos destinados aos EUA ostentam a cor da carroceria Sanremo Green metálica. Outros acabamentos de pintura exterior da gama familiar de cores do BMW Z4 podem ser selecionados como alternativa às novas variantes.

Detalhes interiores exclusios para a edição Pure Impulse

O interior do BMW Z4 foi concebido para proporcionar um prazer de condução irrestrito num espaço com a sensação de um automóvel desportivo moderno e sofisticado. O design do cockpit centrado no condutor e os bancos desportivos específicos do modelo com apoios de cabeça integrados ajudam a atingir este objetivo. A cabine combina linhas limpas que parecem avançar com superfícies de acabamento concentradas em apenas algumas áreas.

A edição Pure Impulse inclui características de design específicas do M para o interior, complementadas por uma série de detalhes exclusivos. Por exemplo, há uma alavanca de câmbio M com capa específica do modelo no console central que é usada para controlar a caixa manual de seis velocidades do modelo de edição especial. 

O acabamento em couro Vernasca em Cognac com debrum M preto – também exclusivo do BMW Z4 M40i Pure Impulse – exala uma mistura de elegância suntuosa e estilo esportivo. É complementado por frisos interiores em preto brilhante.

Novas cores de carroceria também para os modelos de quatro cilindros

As novas tonalidades adicionadas à seleção de acabamentos de pintura externa estão disponíveis para outros exemplares do ano modelo 2024 do BMW Z4, além da edição Pure Impulse. No entanto, o Frozen Deep Green metalizado está reservado para as versões topo de gama do roadster. O acabamento metálico Sanremo Green também está disponível para o BMW Z4 sDrive20i e BMW Z4 sDrive30i.

A dupla de modelos de quatro cilindros vem com os recursos exteriores do pacote M Sport como padrão, incluindo entradas de ar de três seções no avental dianteiro, contorno de saia lateral com estilo individual e um avental traseiro com contornos laterais altamente distintos. As rodas de liga leve M de 18 polegadas com design de raios duplos também podem ser encontradas na lista de equipamentos padrão. As rodas têm acabamento bicolor e estão equipadas com pneus de tamanhos mistos. O BMW Z4 sDrive30i está equipado adicionalmente com suspensão M Sport, direção esportiva variável e freios M Sport, tudo como padrão. O diferencial M Sport também pode ser especificado como opção para esta variante específica do roadster.

A capota flexível do BMW Z4 também está disponível com acabamento Anthracite Silver como alternativa à cor preta padrão para todas as variantes do modelo. É operado eletricamente e pode ser aberto ou fechado no espaço de dez segundos com o toque de um botão, mesmo em velocidades de até 50 km/h (31 mph).

Um defletor de vento, aquecimento dos bancos e controle climático automático de duas zonas também fazem parte das especificações padrão em todas as variantes do roadster. O pacote de armazenamento padrão e a facilidade de carregamento, por sua vez, servem para melhorar a funcionalidade tanto na condução diária como em viagens mais longas.

O prazer de condução purista numa operação intuitiva e sistemas de assistência ao condutor de última geração

O foco familiar no condutor dos modelos BMW e o design interior ergonomicamente aprimorado que visa proporcionar uma experiência de direção envolvente também se unem ao display BMW iDrive e ao sistema de controle/operação no BMW Z4. 

Este sistema combina-se com o BMW Live Cockpit Professional instalado de série em todas as variantes do modelo BMW Z4 para garantir uma operação intuitiva do veículo e conectividade inteligente. É composto por um painel de instrumentos totalmente digital com gráficos personalizáveis e um display de controle com operação touchscreen – ambos com diagonal de tela de 10,25 polegadas – bem como o Controlador no console central e o Assistente Pessoal Inteligente BMW. 

O sistema de navegação BMW Maps, um sistema multimídia baseado em disco rígido, integração com smartphone e um hotspot WiFi também fazem parte do pacote BMW Live Cockpit Professional. O sistema de alto-falantes Hi-Fi, viva-voz com interface USB e um sistema de alarme também são instalados como padrão, enquanto o sistema de som Harman Kardon Surround com 12 alto-falantes pode ser adicionado como opção.

O novo BMW Z4 oferece adicionalmente aos clientes uma seleção de sistemas de assistência ao condutor cuidadosamente orientados para o puro prazer de condução. O aviso de colisão dianteira com intervenção dos travões, o aviso de saída de faixa com retorno à faixa e a função Speed Limit Info com indicador de proibição de ultrapassagem são todos de série. Os recursos que podem ser encontrados na lista de opções incluem Cruise Control com função Stop&Go, sistema de aviso de mudança de faixa, prevenção de colisão traseira e aviso de trânsito em cruzamento, além do assistente de estacionamento, câmera de assistência à ré e assistente de ré. 

O BMW Head-Up Display – também disponível como opção – projeta informações relacionadas à condução no para-brisa do roadster.

autonews.pt @ 2-2-2024 19:26:14

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades