Ford Kuga atualiza o design, a tecnologia e as soluções de conveniência

Tornar-se o SUV familiar eletrificado mais completo

A Ford desvendou o novo SUV Kuga, concebido para apoiar os clientes nas suas aventuras do dia-a-dia, com uma conceção arrojada, tecnologias inteligentes e propulsores eletrificados, para satisfazer todas as necessidades de utilização. O novo Kuga representa mais um avanço no percurso da Ford rumo a uma gama de veículos de passageiros e de veículos comerciais 100% elétricos na Europa até 2035. Uma gama abrangente de grupos propulsores, incluindo opções híbridas plug-in (PHEV) e 100% híbridas (FHEV), constitui um trampolim para a locomoção 100% elétrica e permite aos clientes experimentarem o requinte, a conveniência e a redução das emissões durante a condução oferecidos pelos propulsores eletrificados.

autonews.pt @ 26-1-2024 10:28:39

O novo Kuga apresenta um design moderno por dentro e por fora, com todas as versões a oferecerem um aspeto mais distinto e características de design únicas. Também foi introduzida pela primeira vez uma nova versão Kuga Active com um estilo mais robusto e atualizações técnicas para proporcionar uma versatilidade adicional.

No interior, o Kuga apresenta funcionalidades melhoradas e uma configuração mais simples, proporcionando ao condutor e aos passageiros um ambiente mais confortável e relaxante, juntamente com sofisticadas funcionalidades de infotainment e conveniência.

A tecnologia Ford SYNC 4 de última geração é de série e está repleta de funcionalidades, incluindo navegação conectada à cloud e controlo por voz conectado com compreensão de linguagem natural, sendo tudo suportado por um ecrã central panorâmico de 13,2 polegadas. A integração wireless dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto proporciona uma conetividade perfeita com os smartphones, enquanto a conetividade 5G FordPass suporta a transferência rápida de dados e as Atualizações de Software Ford para aperfeiçoar o veículo ao longo do tempo.

A nova gama inclui agora as versões Active, ainda mais dinâmicas

O design mais sólido e confiante do novo Kuga reflete as suas amplas aptidões.Distingue-se pela sua nova frente, com uma grelha frontal de design arrojado, emoldurada por uma barra de luzes LED a toda a largura, disponível em opção, que flui harmoniosamente para os novos faróis 100% LED. A Oval Azul da Ford está agora orgulhosamente colocada ao centro da grelha, enquanto o capô passa a apresentar uma saliência distinta e linhas de carácter definidas, enfatizando a robustez do Kuga.

O novo design das óticas traseiras em forma de bastão de hóquei invertido complementa os faróis dianteiros, com um elemento opaco que adiciona diferenciação. O novo difusor traseiro e a eliminação da pega do portão da bagageira completam o visual mais sóbrio e sofisticado da secção traseira.

O Kuga proporciona, a partir de agora, uma maior diferenciação entre as versões da gama, dando aos clientes maior flexibilidade para escolherem a opção que melhor se adapta aos seus gostos e necessidades.

Pela primeira vez na gama do Kuga há uma nova versão Active, que se destaca ainda mais pelo seu design exterior e interior únicos, juntamente com melhoramentos específicos para aumentar o desempenho em condições difíceis.

A grelha frontal mais pronunciada apresenta barras verticais largas com acabamento em preto brilhante, complementadas por uma grelha inferior diferenciada, painel de instrumentos e placa de proteção, assinalando a sua atitude mais aventureira.

As insígnias “Active” nos guarda-lamas dianteiros e os logótipos “Active” nas molduras inferiores prateadas das portas, ajudam a realçar a abordagem mais robusta do Kuga Active, enquanto na traseira uma placa de proteção inferior e um para-choques inferior exclusivos contribuem para a sua postura mais confiante. O Kuga Active também apresenta jantes de liga leve exclusivas de 18 e 19 polegadas, com acabamento maquinado e pintado, enquanto o Kuga Active X adiciona a opção de capas dos espelhos retrovisores e tejadilho com acabamento em preto, bem como placas de proteção inferior exclusivas.

No interior, o Kuga Active distingue-se pelo logótipo “Active” no revestimento exclusivo dos bancos e nos tapetes, e pelos acabamentos Brush Dark Wood com efeito mate no painel de instrumentos e nos revestimentos das portas. As versões Active X também beneficiam dos acabamentos com efeito de camurça Sensico nos confortáveis bancos dotados de 18 regulações.

Os melhoramentos do Kuga Active vão para além do visual e do equipamento. As novas versões Kuga Active Hybrid e EcoBoost beneficiam de um aumento da altura ao solo de 10 mm à frente e de 5 mm atrás, proporcionando uma distância adicional e que permite ir mais longe, enquanto o modo de condução Trail altera o controlo de tração e a resposta do acelerador para manter a dinâmica em superfícies macias, como areia ou lama.

O Kuga Titanium distingue-se pela grelha dianteira com barras verticais, barras horizontais na sua parte inferior e faróis de nevoeiro verticais finos. Uma barra cromada inferior realça a largura do Kuga e é acompanhada por um friso cromado nas janelas laterais, conferindo ao Kuga Titanium uma qualidade inteligente e discreta.

Já o Kuga ST-Line tem um design exclusivo do painel frontal, com uma grelha "nariz de tubarão" maior e um discreto spoiler inferior no para-choques dianteiro, enfatizando subtilmente a sua natureza mais desportiva. As versões Kuga ST-Line também apresentam elementos adicionais na cor da carroçaria, incluindo os para-choques inferiores à frente e atrás, as saias laterais e o elemento difusor inferior. Os clientes que procuram uma maior distinção podem optar pelo ST Line X, que adiciona lâminas inferiores cromadas no para-choques, pinças de travão vermelhas e placas de proteção com a marca ST-Line X.

O excecional sentido prático do novo Kuga continua a ser um atributo chave, com os bancos da segunda fila dotados de regulação longitudinal em 150 mm, para proporcionar mais de 1 metro de espaço para as pernas nos lugares traseiros, ou até 553 litros de espaço na bagageira, de forma a satisfazer todos os tipos de combinações de passageiros e bagagem.

As versões Kuga X estão também equipadas com bancos confortáveis com 18 regulações para o condutor e passageiro dianteiro, certificados pela Aktion Gesunder Rücken e.V. (AGR) - organização líder na área da saúde da coluna vertebral através da sua “Campanha para Umas Costas Saudáveis” - e com acabamentos em pele sintética e efeito de camurça Sensico.

Tecnologia híbrida melhorada

O Kuga Plug-In Hybrid é o PHEV mais vendido da Europa, 5 6 e os propulsores eletrificados aperfeiçoados oferecem aos clientes melhoramentos significativos em termos de desempenho e aptidões, assegurando que existe sempre uma opção que se adapta às necessidades de todos os clientes e apoia as suas aventuras do dia a dia.

Tanto o Kuga Plug-In Hybrid como o Kuga Hybrid AWD (FHEV) beneficiam agora de um motor de tração de maiores dimensões e de uma transmissão automática power-split melhorada, proporcionando benefícios significativos em termos de desempenho e capacidade de reboque para uma versatilidade ainda maior. O Kuga Plug-In Hybrid acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos - quase dois segundos mais rápido do que anteriormente - sendo que o Kuga Plug-In Hybrid e o Hybrid AWD oferecem a melhor capacidade de reboque da sua classe, com 2.100 kg, o que representa um aumento superior a 30 por cento.

O Kuga Plug-In Hybrid combina a eficiência e o requinte de um propulsor eletrificado com a autonomia e a liberdade de um sofisticado motor de combustão. O motor a gasolina de 2,5 litros de ciclo Atkinson, o motor elétrico, o gerador e a bateria de iões de lítio de 14,4 kWh debitam 243 CV, 7 e o Kuga Plug-In Hybrid oferece emissões de CO2 de 20 a 28 g/km (homologação WLTP) e um consumo de combustível dos 0,9 aos 1,2 l/100km, com uma autonomia de condução 100% elétrica dos 60 aos 69 km. 

O Kuga Hybrid dispõe de um grupo propulsor FHEV com função de autocarregamento que oferece uma capacidade de condução puramente elétrica, com a opção de tração dianteira ou de Tração Integral Inteligente Ford. O motor a gasolina de ciclo Atkinson de 2,5 litros combina-se com um motor elétrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio para proporcionar emissões de CO2 de 121 a 146 g/km (homologação WLTP) e um consumo de combustível de 5,3 a 6,4l/100km, com uma autonomia de até 900 km com um único depósito de combustível 9 e até 64% de condução puramente elétrica em cidade. 

Os clientes podem também optar pelo motor a gasolina EcoBoost de 1,5 litros da Ford, que oferece 150 CV com um consumo de combustível WLTP de 6,3 a 7,2 l/100 km e emissões de CO2 de 144 a 163 g/km. 

Novas tecnologias para enfrentar o esforço

As tecnologias de conveniência de última geração e os sistemas avançados de assistência ao condutor elevam a experiência de condução e de propriedade do novo Kuga a novos patamares.

O sistema de comunicação e entretenimento SYNC 4 da Ford 1 utiliza o dobro da capacidade de computação do sistema SYNC 3 do anterior Kuga e inclui um sofisticado algoritmo de aprendizagem automática para conhecer os dados introduzidos pelo condutor e fornecer resultados de pesquisa mais precisos ao longo do tempo.

O SYNC 4 é operado através de um touchscreen panorâmico de 13,2 polegadas que apresenta uma interface intuitiva para escolhas e inputs rápidos e fáceis através do ecrã, bem como através do comando de voz conectado. Os principais controlos, como o aquecimento e a ventilação, estão sempre apresentados na secção inferior do ecrã, deixando a consola central mais organizada e assegurando que podem ser acedidos a qualquer momento.

O ecrã central panorâmico é suportado por um novo painel de instrumentos digital TFT de 12,3 polegadas, de série ao longo de toda a gama Kuga. Configurável para dar prioridade às necessidades do condutor, o painel apresenta ecrãs com temas exclusivos para se adequar ao Modo de Condução selecionado, enquanto as informações de alta prioridade, tais como as tecnologias de assistência ao condutor, são apresentadas de forma mais proeminente quando ativadas.

Todas as versões do Kuga incluem ligações wireless Apple CarPlay e Android Auto  e a possibilidade de ligar dois smartphones, com um modem 5G para uma conetividade super-rápida e streaming contínuo. O Kuga também inclui o Alexa Built-in,  que permite aos clientes fazer perguntas ou efetuar comandos sem um smartphone ligado e desfrutar das vantagens das funcionalidades de entretenimento e produtividade do Alexa.

O Kuga disponibiliza também um apoio adicional aos clientes que pretendam tirar o máximo partido da capacidade de reboque.  A Lista de Verificação da Ligação do Reboque (Trailer Connection Checklist) está disponível através do SYNC 4  e da aplicação FordPass  e oferece uma lista completa de procedimentos para garantir que tanto a barra de reboque como o reboque estão corretamente ligados e seguros. A Navegação para Reboque (Trailer Tow Navigation), igualmente disponibilizada através do sistema SYNC 4, permite aos clientes criar um perfil de utilizador que inclui o comprimento, a altura e o peso do veículo e do reboque. 

Uma vez introduzido um destino na navegação, o sistema calcula um percurso para ajudar a evitar curvas apertadas, pontes e viadutos de baixa altura e outros obstáculos e condições perigosas na estrada, reduzindo o esforço do condutor e dando aos clientes maior liberdade para desfrutarem das suas atividades.

O sofisticado sistema de reconhecimento de voz permite aos ocupantes utilizar um discurso natural em 15 línguas europeias, utilizando a simples frase “O.K. SYNC” ou “Hey Ford” para acionar o sistema. Os dados a bordo são combinados com pesquisas na Internet para fornecer respostas rápidas e precisas para entretenimento, mensagens de texto ou chamadas telefónicas, meteorologia e funções de controlo da climatização, sem tirar as mãos do volante ou os olhos da estrada.

O Kuga beneficia ainda de um acesso experimental gratuito à Navegação Conectada, que utiliza informações de trânsito, previsíveis e em tempo real, juntamente com o percurso no veículo e na cloud, para fornecer os trajetos mais rápidos ou mais eficientes em termos de consumo de combustível. A Navegação Conectada (Connected Navigation) também pode alertar os condutores para condições meteorológicas adversas no percurso ou no destino e fornece mapas tridimensionais das principais cidades e informações de estacionamento para atenuar o cansaço de navegar em ambientes desconhecidos.

O Kuga Plug-In Hybrid oferece tecnologia de geofencing (demarcação geográfica) para comutar automaticamente para o modo de condução elétrica sem emissões ao entrar numa zona de baixas emissões sem intervenção do condutor, ajudando a maximizar os benefícios da qualidade do ar onde estes são mais necessários.

O SYNC 4  permite atualizações wireless do Software Ford que irão aperfeiçoar o Kuga ao longo do tempo, podendo instalar grande parte do novo software em segundo plano ou em horários pré-programados, sendo que muitas atualizações requerem pouca ou nenhuma ação por parte dos clientes. Estas atualizações podem ajudar a melhorar a experiência de propriedade e a reduzir a necessidade de deslocações à oficina, bem como melhorar as funcionalidades, a qualidade, as experiências, as aptidões e a conveniência. Através da aplicação FordPass, é possível aceder a uma gama de serviços conectados utilizando um smartphone, permitindo ao cliente manter-se ligado ao seu automóvel a partir de qualquer lugar com sinal de dados e utilizar funcionalidades como o Estado do Veículo - para verificar os níveis de combustível, a vida útil do óleo e muito mais - e o Arranque Remoto.  

As avançadas tecnologias de iluminação incluem, de série, faróis 100% LED com controlo automático de máximos,  e Luz de Manobra, a qual ativa as luzes de nevoeiro dianteiras para uma melhorar a visibilidade quando o veículo deteta uma manobra a baixa velocidade.  

Além disso, os faróis opcionais Dynamic Pixel LED de alta tecnologia incorporam características avançadas, tais como: 

• Luz de máximos sem encandeamento, que utiliza uma câmara montada no para-brisas para detetar o trânsito em sentido contrário e criar um "ponto escuro" dentro do padrão do feixe através da minimização da claridade dos segmentos LED, evitando que incida nos olhos dos demais utilizadores das estradas, permitindo que os máximos sejam utilizados com maior frequência; 

• Luzes de Curva Dinâmicas Preditivas (Predictive Dynamic Bending Light), 16 que conta com o apoio dos dados de navegação e de uma câmara montada no para-brisas para direcionar o feixe de luz para o ponto ideal, em linha com a curvatura da estrada, antes mesmo do condutor girar o volante. Tal aumenta o campo de visão e proporciona um desempenho mais rápido e mais preciso do que os sistemas baseados apenas na câmara; 

• Luzes de Mau Tempo (Bad-Weather Light), 16 que alteram o padrão do feixe para uma melhor visibilidade quando os limpa para-brisas estão ativados; 

• Luzes com base em sinais,  que utilizam uma câmara virada para a frente para detetar sinais de trânsito e utilizá-los como indicação para ajustar o padrão do feixe e iluminar melhor os ciclistas e peões em cruzamentos e rotundas; 

• Modo Turista (Tourist Mode), que permite ao condutor alterar o padrão do feixe para o trânsito à esquerda ou à direita quando viaja no estrangeiro, garantindo o máximo desempenho de iluminação e visibilidade sem o risco de encandear o trânsito em sentido contrário.

Assistência ao condutor em todas as deslocações

O Kuga mantém o compromisso da Ford em disponibilizar os mais recentes e avançados sistemas de assistência ao condutor, com o objetivo de aumentar a sua confiança e tornar cada viagem menos exigente.

O Pack Assistência ao Condutor (Driver’s Assist Pack), disponível em opção, reúne as principais tecnologias de assistência ao condutor, criando uma jornada do cliente mais simplificada e um acesso mais fácil às principais funcionalidades.

Uma versão atualizada do Cruise Control Adaptativo com Stop & Go (Adaptive Cruise Control with Stop & Go)  inclui agora o Assistente Preditivo de Velocidade (Predictive Speed Assist), que incorpora a capacidade de ajustar a velocidade do veículo às curvas na estrada, rotundas e nos acessos e saídas de autoestradas, bem como de moderar a velocidade para outros veículos e alterações ao limite de velocidade. O sistema avisa o condutor do motivo do ajuste da velocidade, reduzindo a necessidade de intervenção do condutor e contribuindo para uma experiência de condução mais descontraída e confortável.

O sistema Assistente de Intersecção (Intersection Assist), que monitoriza o caminho à frente para detetar potenciais veículos em faixas paralelas, oferece agora uma funcionalidade acrescida. Uma nova câmara frontal, com um campo de deteção mais amplo, consegue detetar motociclos e bicicletas em sentido contrário quando se vira para o outro lado, e também consegue detetar peões e ciclistas numa via que o condutor pretende atravessar. O sistema Assistente de Intersecção (Intersection Assist) pode travar automaticamente para ajudar a evitar ou atenuar acidentes deste tipo e funciona sem a necessidade de marcações ou mobiliário rodoviário, bem como à noite com os faróis ativados.

Disponível opcionalmente, um sistema de câmara de visão panorâmica de 360 graus proporciona uma visualização flutuante, a partir de cima do veículo, permitindo ao condutor ver objetos e obstáculos que, de outra forma, não seriam visíveis a partir do interior do automóvel, especialmente durante manobras a baixa velocidade.

O condutor pode também selecionar um conjunto de perspetivas predefinidas para ajudar em cenários específicos. O Corner View aumenta o zoom para qualquer canto do veículo que seja selecionado, ideal para manobrar próximo a uma estrutura, como um lancil ou uma parede de garagem, enquanto o Offset View oferece uma visualização ampliada da frente ou da traseira do veículo com marcas de pneus sobrepostas na imagem, o que o torna perfeito para alinhar com as calhas das máquinas de lavagem de carros ou ao engatar um reboque ou caravana.

Uma outra nova funcionalidade do Kuga é a Assistência à Travagem em Marcha-Atrás (Reverse Brake Assist), que se baseia na funcionalidade do Alerta de Tráfego Cruzado (Cross Traffic Alert) para apoio adicional em manobras de marcha-atrás. Se o veículo detetar um objeto imobilizado, como peões, caixas, bicicletas ou outros veículos, avisa o condutor e aplica os travões para evitar ou atenuar uma colisão. Da mesma forma, o sistema de Travagem de Tráfego Cruzado Traseiro (Rear Cross Traffic Braking) consegue detetar objetos em movimento, como peões, ciclistas ou veículos, e, se necessário, se necessário aplicando os travões.

O Kuga é construído na fábrica da Ford em Valência, Espanha, e estará ainda durante o mês de janeiro de 2024.

autonews.pt @ 26-1-2024 10:28:39

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades