Mercedes-AMG One é o novo rei no mítico Nürburgring-Nordschleife

Michelin Pilot Sport Cup 2R M01 demonstraram prestações sem precedentes

A parceria que há vários anos une a Michelin e a Mercedes-AMG entra, agora, numa nova dimensão, permitindo às duas empresas inscrever com letras douradas os seus nomes enquanto os novos dominadores do circuito mais difícil e exigente do mundo: o Nürburgring.

autonews.pt @ 17-11-2022 12:59:00

Maro Engel, experiente piloto do DTM, sentou-se aos comandos do Mercedes-AMG One, no passado dia 28 de outubro de 2022, no mítico circuito, com um único objetivo: bater o recorde da volta mais rápida na categoria de veículos de produção homologados para a estrada. A emoção era enorme, dado que o piloto alemão saiu para a pista para a sua última tentativa de bater o recorde somente 29 segundos antes de o circuito fechar oficialmente as suas portas. Restava, apenas, uma oportunidade, pelo que o trio formado pelos MICHELIN Pilot Sport Cup 2R M01, pelo Mercedes-AMG One e por Maro Engel tinha de roçar a perfeição.

As condições de pista não eram as mais adequadas, dado que algumas zonas do circuito, como o rapidíssimo sector de “Kesselchen”, ainda estavam húmidas. O desafio colocado aos MICHELIN Pilot Sport Cup 2R M01, na hora de transferir para o asfalto os 1063 cv do superdesportivo híbrido, não podia ser mais exigente. Ainda assim, graças à competência ao volante de Maro Engel, à aderência dos pneus específicos, desenvolvidos pela Michelin e pela Mercedes-AMG, e à eficácia do Mercedes-AMG One, depois de percorridos os 20,832 quilómetros, e as 174 curvas, da versão longa do circuito de Nürburgring, o cronómetro deteve-se com um registo de 6:35,183 minutos, tirando oito segundos ao anterior recorde. Uma verdadeira proeza.


Um pneu único, para um automóvel único

Para alcançar o nível de aderência e a performance de que necesita um superdesportivo como o Mercedes-AMG One, a Michelin desenvolveu um pneu baseado na tecnologia utilizada em competição. Deste modo, a zona do ombro do pneu beneficia de um composto de borracha específico, que permite uma maior velocidade de passagem em curva, e assegura la capacidade de tração e a máxima estabilidade a alta velocidade, fator fundamental para um superdesportivo que supera os 350 km/h.

O pneu MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R – M01 também possui um desenho dos flancos especialmente desenvolvido para o Mercedes-AMG One. Baseado na tecnologia “Premium Touch” da Michelin, inclui a silhueta do veículo com um acabamento aveludado, e o número “1” como marca identitária deste exclusivo pneu de alta performance, fabricado em Clermont-Ferrand, e parte integrante do equipamento das 275 unidades do Mercedes-AMG One que serão fabricadas em série limitada.

autonews.pt @ 17-11-2022 12:59:00


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades