Novo DS 3Tecnologia e requinte

Motorizações multi-energias, incluindo o elétrico DS 3 E-TENSE

Por ocasião do início da Paris Fashion Week, dedicada à Moda Feminina de Pronto-a-Vestir Primavera-Verão 2023), a DS Automobiles revela o seu novo modelo, o novo DS 3. Referência do seu segmento em termos de estilo, de tecnologias e de eletrificação, o DS 3 Crossback transforma-se, agora, no novo DS 3. 

autonews.pt @ 28-9-2022 10:18:11

Caracteriza-se por uma nova secção frontal, mais eficiente e dinâmica, uma gama reestruturada e atrativa, a chegada de novas tecnologias e uma nova combinação de uma máquina elétrica/bateria para a sua versão 100% elétrica, o novo DS 3 destaca-se da concorrência.

Nova face, traseira elegante e cores exclusivas

O novo DS 3 mostra a sua ousadia através de uma silhueta única. O seu design forma um equilíbrio entre linhas e volumes. As evoluções mais visíveis dizem respeito à frente, dando-lhe um novo dinamismo e uma sensação de robustez, mantendo o seu toque de elegância.

O estilo da restante gama DS Automobiles é-lhe aplicado através de uma grelha redesenhada, ampliada e melhorada com pontas de diamante em preto brilhante ou cromadas, dependendo da versão. As DS WINGS identificativas foram retocadas para fazer a ligação subtil a grelha e os faróis.

Os novos projetores LED – de série em toda a gama – apresentam um design dinâmico e dão um olhar mais incisivo ao novo DS 3, compondo-se de três módulos característicos sublinhados com um cromado acetinado. O sistema DS MATRIX LED VISION, com uma gestão inteligente e automática da iluminação, garante o máximo conforto e segurança, estando disponível como opcional. As novas luzes diurnas apresentam duas barras de LED dispostas verticalmente em ambos os lados da frente, para uma assinatura distinta e alargada, consistente com os mais recentes códigos estilísticos da marca DS Automobiles.

Além de estilisticamente, o novo DS 3 também evoluiu a nível técnico. Os novos para-choques e grelha foram completamente redesenhados para otimizar o desempenho aerodinâmico do veículo. Os aerofólios, que enquadram a grelha inferior de entrada de ar, demonstram esta nova eficiência.

A atenção ao detalhe também está patente no acabamento dos badges dispostos na grelha e no capô, com a adição de um padrão Clous de Paris e variações de cores de carroçaria, em função da versão.

O perfil conserva as suas assinaturas distintivas, equilibrando a ousadia estilística e o savoir-faire técnico, com a típica barbatana de tubarão dos DS 3, os puxadores de portas embutidos e os rebordos exteriores invisíveis.

A secção traseira é elegante: as luzes e a tampa da bagageira são discretamente sublinhados por um detalhe em preto lacado, que recebe a assinatura "DS AUTOMOBILES" através de uma tecnologia inédita, em que as letras em aço inoxidável polido são em relevo, incorporando-se individualmente no rebordo.

As jantes apresentam um design completamente novo com ganhos em eficiência. Disponíveis em versões de 17 e 18 polegadas, estão disponíveis em diferentes temas e tons. Na versão E-TENSE 100% elétrica, o novo DS 3 está disponível com novas jantes TOULOUSE de 18 polegadas (disponível consoante a versão), com pneus Tall & Narrow Class A+.

O novo DS 3 está disponível com sete tons de carroçaria, opacos, metalizados e nacarados, incluindo duas novas cores nacaradas: Vermelho Diva, tonalidade tri-camada exclusiva para o novo DS 3, e Lacquered Grey. As cores Cinzento Platinum, Cinzento Artense, Preto Perla Nera, Branco Banquise e Cristal Pearl completam a oferta com a possibilidade de se fazerem combinações biton com duas variações de tejadilho: Preto Perla ou o novo Cinzento Carat.

Vermelho Diva: a atração de um vermelho exclusivo

Desde a apresentação do concept eletrificado Wild Rubis no Salão Automóvel de Xangai de 2013, as equipas de Cores, Materiais e Acabamentos têm trabalhado no fabrico de uma tonalidade vermelha exclusiva da DS Automobiles.

Na China, e depois nas suas aparições na Europa, a cor do Wild Rubis – composta por onze camadas sobrepostas, aplicadas em duas vezes e sem verniz colorido – causou impressão. Desde então, trabalharam-se mais de quarenta versões diferentes até se alcançar a nova cor Vermelho Diva do novo DS 3, inspirada no joalharia e na gemologia. 

Graças a um tratamento excecional de três camadas, com uma tonalidade de fundo, uma camada semitransparente e um verniz de proteção, a cor aproveita as mais recentes tecnologias na moagem de pigmentos para uma maior saturação, revelando, assim, a intensidade do vermelho e acentuando o efeito flop, ou seja, a variação da cor e do brilho de acordo com o ângulo de visão.

Um interior inspirado pelas grandes casas francesas do luxo

Impulsionadas por um modelo de criação único, as equipas da DS Automobiles apresentam um savoir-faire excecional que é transposto para cada uma das suas realizações. O novo DS 3 é inspirado no savoir-faire do luxo à francesa para dar vida a um ambiente exclusivo.

Os materiais são selecionados com a ambição de apresentar um acabamento marcado pela excelência, inovação e durabilidade.

O posto de condução evoluiu com a adoção de um novo volante, que reagrupa os comandos de assistência ao condutor e os botões de infotainment, integrando as patilhas para mudança de relações das transmissões automáticas. Um novo ecrã central de alta definição, com 10,3 polegadas, é agora de série, com uma integração específica do novo sistema de infotainment DS IRIS SYSTEM.

Os bancos do novo DS 3 beneficiam de um design e de tecnologias ao serviço da beleza e do bem-estar. Envolventes, são feitos com uma espuma inovadora de alta densidade, para um conforto ao melhor nível do mercado. Os bancos dianteiros podem ser aquecidos, contar com função massagem (lombar) e elétricos (longitudinal, em altura, inclinação, regulação lombar).

No topo da gama, o patamar OPÉRA apresenta um interior Couro Nappa Preto Basalte com bancos do tipo bracelete de relógio, para uma imersão num luxo criativo, imbuído de caráter e de modernidade.

O nível RIVOLI oferece novos bancos em couro granulado Preto Basalte, acompanhado por decorações em escamas Preto Basalte. Um acabamento Cinzento Galet misto Couro Nappa / tecido também está disponível.

Para os níveis PERFORMANCE Line e PERFORMANCE Line +, os bancos, a frente do painel de bordo e os painéis das porta são adornados com Alcântara®. Os novos bancos em couro granulado Preto Basalte estão disponíveis como opção. A Linha PERFORMANCE Line + recebe equipamentos adicionais, como um apoio de braços central, sobretapetes ou iluminação dos para-sóis e da zona dos pés.

O nível BASTILLE foi completamente revisto, passando a contar com novos bancos em Tecido Peruzzi Cinzento Silicon, com um revestimento do tablier e dos painéis de portas em grão do tipo escamado.

Uma gama de motores multi-energias, uma nova versão E-Tense 100% elétrica

Marca multi-energias com as emissões de CO2 mais baixas da Europa desde 2020, a DS Automobiles apresenta os novos DS 3 com três tipos diferentes de motores: elétrico, a gasolina e a diesel.

Fruto dos dois títulos de Equipas e também de Pilotos alcançados na Fórmula E e dos recordes em termos de número de vitórias, pole-positions e subidas a pódios com a segunda geração de monolugares, a DS Automobiles está a aproveitar a sua excelência na competição para apresentar ao mercado uma nova tecnologia elétrica.

O novo DS 3 E-TENSE recebe um novo motor elétrico (que é montado em Trémery-Metz), um redutor (produzido em Valenciennes) e uma nova bateria (montada em Poissy) para registar ganhos em potência e em autonomia.

A nova máquina elétrica híbrida síncrona (HSM) aproveita o savoir-faire adquirido na Fórmula E para alcançar uma elevada eficiência. Fornece uma potência de 115 kW (156 cv) e um binário de 260 Nm a uma tensão de 400 Volts. 

A nova bateria de 54 kWh (50,8 kWh úteis) beneficia de uma regulação térmica por circulação de líquidos e de uma bomba de calor, permitindo carregamentos rápidos, uma melhor autonomia e uma vida útil da bateria de maior duração. O carregador de bordo, de série, recebe 100 kW de corrente contínua (0 a 80% em 25 minutos) e 11 kW de corrente alterna (0 a 100% em 5 horas).

A arquitetura foi otimizada. Com uma densidade energética melhorada, a bateria é muito compacta e está dispersa sob os bancos dianteiros, traseiros e sob o túnel central. A habitabilidade e a posição de condução é exatamente idêntica à da das unidades equipadas com as restantes motorizações, tendo uma resistência aos impactos que excede os requisitos mais rigorosos.

Único no seu segmento, o novo DS 3 E-TENSE alcança uma autonomia máxima de 402 km, segundo o ciclo combinado WLTP (12,6 kWh / 100 km) e mais de 500 km em condições urbanas, graças à eficiência da máquina elétrica, à sua capacidade de recuperação de energia, dos equipamentos auxiliares como a bomba de calor, o pré-condicionamento térmico ou os novos projetores LED, bem como pela otimização aerodinâmica da frente e das rodas, para além de uma redução de 10 mm na distância ao solo nas versões com jantes de 17 e 18 polegadas, com pneus Tall & Narrow. O seu conjunto possibilita um ganho máximo de 7,6% no SCx.

O novo DS 3 também está disponível com dois motores a gasolina: PureTech 100, com caixa manual de 6 velocidades, e PureTech 130, com caixa automática de 8 velocidades. Também no catálogo está um motor diesel BlueHDi 130 acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades. Nestas três definições térmicas, estes motores cumprem as mais recentes normas antipoluição.

O pleno de tecnologias  a bordo

O novo DS 3 recebe um novo sistema de infotainment composto por um grande ecrã central de alta definição, de 10,3 polegadas, com uma moldura redesenhada em acabamento Preto Gloss. 

A navegação conectada e o reconhecimento de voz inteligente são oferecidos pelo DS IRIS SYSTEM. A particularidade deste sistema é a possibilidade de o utilizador personalizar o ecrã central e o cluster de 7 polegadas, complementado por um sistema de head-up display que projeta a informação essencial na direção do olhar do condutor. 

O ecrã central é dividido em 12 caixas e pode acomodar widgets de diferentes tamanhos. O cluster é, por sua vez, dividido em duas áreas distintas e igualmente personalizáveis. Em paralelo, as funções podem ser controladas através de avançado sistema de reconhecimento de voz ou graças aos botões de toque do painel central. A implementação das funções foi revista de forma a melhorar a ergonomia e a integrar as especificidades do DS IRIS SYSTEM. A função de espelhamento passa a estar, a partir de agora, disponível sem fios.

Visível a partir do grande ecrã central, o sistema VISIO PARK 2 enriquece a gama de auxiliares de condução disponíveis no novo DS 3, e oferece assistência ao estacionamento com visão a 360°, gerada a partir de novas câmaras digitais de alta resolução.

Dotado de série com uma câmara colocada por detrás do para-brisas, o novo DS 3 inclui auxiliares de condução de topo como equipamento de série: assistência ativa à manutenção na faixa de rodagem, leitura de painéis de velocidade, com feedback de informação no cluster, travagem automática de emergência até aos 85 km/h.

Fazendo um scan ao seu redor através de um radar colocado atrás do para-choques dianteiro e aos sensores suplementares, o sistema DS DRIVE ASSIST combina o cruise control adaptativo com a função Stop and Go com o sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem, possibilitando a condução semiautónoma de Nível 2. 

O DS DRIVE ASSIST posiciona a viatura recorrendo às marcações no piso, de acordo com os desejos do condutor. Esta função permite-lhe não ter de se preocupar com paragens e arranques repetidos, mantendo a sua trajetória com toda a serenidade. Está associado ao sistema Active Safety Brake. Capaz de detetar outros veículos, mas também ciclistas e peões, mesmo em condições de baixa luminosidade entre os 5 e os 140 km/h, esta travagem automática de emergência analisa os riscos de colisão e pode desencadear, por si só, uma travagem maximizada para evitar um impacto ou limitar as suas consequências.

Disponível em opção, o reconhecimento alargado dos sinais de trânsito deteta, para além dos sinais de velocidade, certos sinais de trânsito (sinais de Stop, sentido proibido, proibição de ultrapassagem e fim da proibição de ultrapassagem).

Equipado com projetores LED em toda a gama, o novo DS 3 apresenta-se com uma nova face. Estruturado em torno de três módulos retangulares alinhados horizontalmente, realçados por uma elegante decoração acetinada, este novo design impõe um aspeto mais ousado. O desempenho da iluminação é aumentado, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia para um ganho de autonomia (E-TENSE 100% elétrico) ou de CO2 (motores de combustão interna).

O sistema DS MATRIX LED VISION está disponível como opcional. Este dispositivo integra um feixe de luz que se adapta automaticamente ao ambiente em seu redor, permitindo conduzir em modo "faróis completos" continuamente, sem encandear os demais utilizadores das estradas. 

O DS MATRIX LED VISION opera graças a 3 módulos LED que servem a função "feixe de cruzamento", mas também um bloco dividido em 15 segmentos em cada projetor. Os LED neste bloco ligam-se e desligam-se gradualmente, segmento por segmento, dependendo das condições de condução detetadas por uma câmara colocada na parte superior do para-brisas. 

O DS MATRIX LED VISION tem um alcance de iluminação em comprimento e largura, mas sem nunca encandear o veículo que siga à sua frente ou o que circule em sentido contrário. Um verdadeiro conforto e, em especial, uma maior segurança, especialmente de noite.

O novo DS 3 dispõe de puxadores de portas embutidos. Esta tecnologia exclusiva preserva a pureza do estilo, dá um toque vanguardista à silhueta e otimiza a sua eficiência aerodinâmica. As pegas destacam-se da carroçaria quando os utilizadores precisam delas, ocultando-se nas laterais da viatura no resto do tempo, seja quando estacionários ou durante a condução. 

Além disso, com o seu sistema de acesso e arranque mãos-livres (ADML PROXIMITY), basta aproximar-se da viatura (a partir de 1,5 metros) para que este desbloqueie e os quatro puxadores de destaquem automaticamente. Ao afastar-se da viatura, à distância, recolhem-se e o veículo tranca-se.

A referência absoluta de uma assinatura sonora francesa

Apoiando-se no savoir-faire da FOCAL, marca de referência no mundo dos sistemas de áudio topo de gama, a DS Automobiles desenvolveu um novo sistema incorporado denominado FOCAL Electra. 

Doze altifalantes, incluindo um subwoofer, foram cuidadosamente integrados no habitáculo, apresentando-se com grelhas metálicas na cor de Bronze Belem, com tratamento específico. Graças a um amplificador dedicado, o sistema de áudio de 515 W proporciona um alto desempenho acústico, permitindo alcançar uma sonoridade densa de elevada pureza. A espacialização do som pelo habitáculo é ótima e uniforme. 

Os tweeters TNF apresentam tecnologia de cúpula invertida em alumínio, proporcionando uma dispersão sonora ótima e agudos de elevado detalhe. Os woofers, os satélites de médio alcance e a via central contam com tecnologia Polyglass de modo a garantir o equilíbrio e a precisão do som. Quanto ao subwoofer, conta com uma tecnologia de bobina tripla Power FlowerTM 200 mm, para uma restituição definida e dinâmica das baixas frequências.

A colaboração entre a FOCAL e a DS Automobiles reformula a alta fidelidade para um efeito DS Lounge: a estanquicidade das portas, os feltros das portas, o tratamento acústico dos vidros e a insonorização do compartimento do motor foram alvo de estudos específicos. 

A instalação dos 12 altifalantes foi feita de forma a poder-se desfrutar de uma experiência imersiva perfeita. Por exemplo, os tweeters traseiros estão em posição elevada, integrados na barbatana de tubarão. A resistência e dinâmica das baixas frequências é otimizada a partir do design digital das portas, através de um trabalho específico sobre a sua rigidez em comparação com os desenhos convencionais. 

Um ajuste particularmente detalhado foi, assim, realizado em estreita colaboração com a FOCAL para finalizar o trabalho em termos de equilíbrio sonoro e da espacialização da cena. Uma garantia de respeito pela excelência da assinatura sonora francesa.

Novos serviços conectados que se aplicam à totalidade da gama do novo DS 3

Controlados através da app MyDS, estes serviços permitem bloquear/desbloquear portas, ligar os projetores, ativar o sinal sonoro e gerir, remotamente, a carga da bateria. 

É também possível controlar a programação do pré-condicionamento térmico e a programação e gestão da carga da bateria do novo DS 3 E-TENSE. A aplicação MyDS é enriquecida com um módulo Send2Nav que permite pesquisar um destino e enviá-lo diretamente para o sistema de infotainment do automóvel.

Uma gama simplificada

A gama do novo DS 3 retoma o princípio iniciado pelo novo DS 7. O acabamento OPERA torna-se o mais exclusivo. A estrutura dos níveis de equipamento foi repensada, permitindo uma subida em gama mais fluída. 

O número de opções foi reduzido, seja através de reforços de equipamento ou pela criação de pacotes de opcionais, facilitando a compreensão ao cliente.

Abertura de encomendas

A abertura de encomendas ocorrerá no início de outubro em Portugal, nas 4 DS Stores. 

autonews.pt @ 28-9-2022 10:18:11

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades