Condução do Ford Focus ST no nível seguinte com o Track Pack ajustável

Opção proposta de fábrica

Os verdadeiros entusiastas da condução podem agora levar o desempenho em pista do seu Focus ST patamares ainda mais elevados com uma nova opção Track Pack para a mais recente geração do desportivo compacto.

autonews.pt @ 26-9-2022 14:59:57

Desenvolvido pela Ford Performance e extensivamente testado nas instalações da Ford e no famoso traçado Nordschleife do circuito Nürburgring na Alemanha, o Track Pack proposto de fábrica está disponível exclusivamente para a carroçaria de cinco portas, na versão equipada com transmissão manual seis velocidades, para um peso otimizado e um maior foco no condutor.

Complementando a aceleração de 0-100 km/h em 5,7 segundos e a velocidade máxima de 250 km/h entregues por um motor a gasolina Ford EcoBoost de 280 CV com 2,3 litros de cilindrada,1 o novo Track Pack permite aos condutores afinar, com precisão, a capacidade de resposta para a condução em pista com um sistema de suspensão do tipo coilover ajustável da KW Automotive que funciona em harmonia com as jantes de liga leve aligeiradas.

Além disso, o Track Pack aumenta o desempenho do sistema de travagem com discos dianteiros de 363 mm e pinças de travão Brembo. Uma especificação de pneus exclusiva também ajuda a otimizar a capacidade de tração para uma superior capacidade de resposta.

O Focus ST Track Pack está disponível para encomenda a partir de hoje na Áustria, Bélgica, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Portugal, Roménia, Espanha, Suíça e Reino Unido, com as primeiras entregas agendadas para novembro.

Performance e controlo pensados para circuito

Desenvolvido em conjunto com os especialistas em desporto motorizado da KW Automotive, o sistema de suspensão tipo coilover do Track Pack dispõe de uma estrutura de aço inoxidável para amortecedores que oferecem até 12 níveis de ajuste para a compressão e 16 níveis de ajuste para a descompressão. Os dois modos de ajuste permitem que os participantes regulares em track days afinem as respostas da suspensão dos seus Focus ST e que até ajustem o desempenho de acordo com os seus circuitos favoritos.

Os amortecedores funcionam em conjunto com molas com acabamento lacado que são até 50 por cento mais rígidas e que reduzem a altura ao solo em 10 milímetros em comparação com o Focus ST de série, baixando o centro de gravidade e ajudando a reduzir o rolamento da carroçaria para mudanças de direção mais rápidas. Os condutores podem também ajustar a suspensão para uma redução adicional de até 15 mm da altura, quando permitido pela legislação local.

As jantes de liga leve de 19 polegadas são produzidas através de um processo que compacta a liga de alumínio para reter a resistência à tração e aumentar a sua resistência ao choque, ao mesmo tempo que utilizam menos material para uma liga mais leve. O resultado são jantes 10% mais leves do que as de série e que podem mudar de direção vertical mais rapidamente, o que melhora o contato e a aderência dos pneus para uma aceleração, travagem e comportamento em curva otimizados. As jantes são complementadas por pneus específicos Pirelli P Zero Corsa otimizados em termos de aderência para uma capacidade sem compromissos quer em pista, quer em estradas com piso seco.

O desempenho da travagem também foi melhorado. Os discos dianteiros têm um diâmetro 10% maior do que os de 330 mm disponíveis de série, combinando-se com as pinças fixas de quatro êmbolos da Brembo para melhorar a retenção e proporcionar uma maior área para dissipar o calor mais rapidamente, reduzindo a fadiga induzida pelas altas temperaturas durante as sessões prolongadas em pista.

Comportamento mais ágil. Estilo mais apurado

O estilo exterior exclusivo Track Pack proporciona um aspeto ainda mais distinto após a introdução, no ano passado, de um design exterior mais arrojado que realça ainda mais o caráter de elevada performance do Focus ST.

O spoiler traseiro exclusivo ST, o difusor traseiro e elementos do para-choques dianteiro possuem um acabamento em Preto Agate de alto brilho, independentemente da cor da carroçaria. Todos os três elementos proporcionam efeitos aerodinâmicos passivos, otimizando a força descendente e a estabilidade.

O tejadilho, a grelha superior frontal e as capas dos retrovisores exteriores do Focus ST Track Pack contam também com acabamento em Preto Agate de alto brilho. Foi também aplicado um efeito negro semelhante de alto brilho para as jantes de liga leve, por trás das quais surgem as pinças dos travões em vermelho vivo.

Outros detalhes exteriores exclusivos incluem contornos subtis em preto para os logótipos ST em vez do acabamento cromado normal. As apelativas cores da carroçaria incluem o Preto Agate, Vermelho Fantastic, Branco Frozen, Magnetic e o Verde Mean, uma tonalidade exclusiva do ST.

No ano passado, a Ford introduziu também características interiores totalmente novas no Focus ST, incluindo os bancos Ford Performance, desenvolvidos internamente, que podem agora ser totalmente explorados pelos condutores do Focus ST Track Pack para o máximo apoio e conforto em pista.

As tecnologias avançadas do habitáculo incluem um ecrã tátil central de 13,2 polegadas com uma interface intuitiva, o que significa que os condutores nunca estão a mais do que um ou dois toques de distância de qualquer aplicação, informação ou controlo de que necessitam.

O motor a gasolina EcoBoost de 2,3 litros do Focus ST disponibiliza 280 CV de potência às 5.500 rpm e 420 Nm de binário entre as 3.000 e as 4.000 rpm, sendo apoiado por um turbocompressor twin-scroll com tecnologia anti-lag.

A performance é beneficiada com outros elementos que incluem a função flat-shift, que permite manter o acelerador aberto quando a embraiagem é acionada durante as passagens de caixa, bem como um inovador diferencial eletrónico de deslizamento limitado (eLSD) que ativa hidraulicamente as suas embraiagens para redistribuir até 100 por cento do binário disponível para as rodas com mais tração, minimizando o efeito das perdas de motricidade. Ao atuar mais rapidamente e com mais precisão do que um diferencial puramente mecânico, o sistema ajusta previamente o binário com base na informação dos sensores do motor e do veículo.

Os condutores podem também tirar partido dos modos de condução 2 selecionáveis para ajustar o eLSD, o mapeamento do acelerador, a direção assistida eletronicamente e a atuação do controlo eletrónico de estabilidade (ESC) para se adequarem ao cenário de condução. Um modo de pista também proporciona respostas mais apuradas e mais liberdade dentro do sistema ESC para o máximo feedback e envolvimento do condutor.

autonews.pt @ 26-9-2022 14:59:57

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades