Estreia novo LEXUS RX

Lexus RX de quinta geração totalmente nova

A Lexus empreendeu uma reinvenção completa do grande SUV de luxo RX, construindo sobre o grande património do modelo e quebrando novas fronteiras de design e tecnologia para aumentar a amplitude das suas capacidades e o seu apelo a uma base de clientes ainda mais vasta.

autonews.pt @ 1-9-2022 10:39:23

Juntamente com o recém-lançado NX e o próximo modelo totalmente eléctrico RZ, o RX ajudará a construir o "Próximo Capítulo" da marca Lexus. Estes três modelos darão à empresa a sua cobertura mais abrangente até agora do mercado de SUV premium D/E, o coração do negócio da Lexus.

A Lexus desenvolveu a sua nova linguagem de design Next Chapter para o novo RX, incluindo uma nova "carroçaria de fuso", conseguida através da integração do conceito de grelha de fuso com assinatura em toda a parte frontal do veículo. A equipa do RX também se inspirou na rica herança de design do modelo para produzir um automóvel que é imediatamente reconhecível como RX, mas com um carácter mais dinâmico, elegante e confiante.

No interior, o cockpit centrado no condutor 'Tazuna' concentra-se em dar ao condutor o controlo directo e intuitivo do veículo, seguindo o princípio de 'mãos no volante, olhos na estrada'. Também melhora a experiência de condução, com a sua disposição intuitiva e limpa, melhorada pelo novo sistema Lexus Link Multimedia com o assistente de bordo "Hey Lexus", um ecrã táctil de 14 polegadas e funções remotas que podem ser acedidas utilizando a aplicação para smartphones Lexus Link.

Para elaborar a nova "Lexus Driving Signature" do RX, a Lexus optimizou os fundamentos do SUV, tais como o centro de gravidade, especificações de inércia, redução de peso, rigidez, e powertrain para criar um diálogo mais natural entre o automóvel e o condutor. O melhor manuseamento e capacidade de resposta são baseados num desenvolvimento da plataforma GA-K da Lexus que proporciona uma excelente rigidez da carroçaria e um baixo centro de gravidade.

O novo RX vem com uma linha de três diferentes grupos motopropulsores electrificados na Europa. No centro da oferta da marca na Europa Ocidental, o RX 450h+ é o primeiro RX a adotar a tecnologia híbrida plug-in da Lexus. O RX 350h híbrido eléctrico está posicionado como uma alternativa eficiente aos grupos motopropulsores a diesel e a gasolina de menor deslocamento. E para os clientes que procuram um desempenho mais estimulante, a Lexus está a introduzir o seu primeiro híbrido turbocompressor centrado no desempenho, o RX 500h, que vem com o controlo da força motriz DIRECT4.

Aproveitando a tecnologia de segurança de classe mundial da Lexus, o RX beneficia da terceira geração do Sistema de Segurança Lexus +, com um Sistema de Pré-Colisão melhorado, novo Sistema Proactivo de Assistência à Condução e Pacote de Segurança Alargada opcional. Está também disponível com o Sistema Lexus Safe Exit Assist; ligado a um sistema eletrónico de abertura de portas, impede a abertura de portas no caminho dos veículos ou ciclistas que se aproximam pela traseira.

Os faróis LED finos de três projectores são apresentados no novo RX de grau médio e, com um Sistema de Feixe Alto Adaptativo BladeScan (AHS) no modelo de grau Luxo e F SPORT Performance; outras versões utilizam o design LED bi-beam. Estes assentam acima de luzes diurnas com iluminação de superfície que têm um aspecto tridimensional e uma silhueta mais fortes; os modelos de grau superior têm uma elegante iluminação "fade-in". A qualidade é ainda expressa em indicadores de mudança de direção com guias de luz, dando um efeito de iluminação sem interrupções.

Os faróis de nevoeiro dianteiros e os faróis de canto são unidades discretas, incorporadas em aneis baixos no para-choques dianteiro.

Na traseira, as luzes combinadas são colocadas numa barra de luz em forma de L com uma única lente que atravessa toda a largura do veículo e envolve os cantos, enfatizando o design poderoso e sublinhando o novo logótipo LEXUS.

O apelo visual do design exterior é igualado pela sua eficiência aerodinâmica. Os detalhes efectivos incluem o cálculo preciso da forma e posição do spoiler traseiro, um molde de correia que está nivelado com a carroçaria e a adição de uma barbatana na extremidade inferior do para-choques traseiro que suprime a turbulência do fluxo de ar atrás das rodas traseiras.

Por baixo do carro, há um motor disfarçado com uma superfície com covinhas que cria vórtices de ar à medida que o carro se move, reforçando a sensação de estar em contacto firme com a estrada. Em toda a gama, cada modelo tem uma área maior de isoladores de calor planos disfarçados e com superfície plana, criando um piso plano para um fluxo de ar mais suave.

O interior do RX expressa o luxo através da simplicidade. Esta abordagem "menos é mais" dispensa detalhes supérfluos em favor de um aspecto fresco e contemporâneo com superfícies limpas e despojadas. O efeito desta evolução do design Lexus é uma sensação imediata de espaço, bem-estar, requinte e conforto.

A cabine retém elementos que exibem o luxo artesanal do Takumi da Lexus e apelam a todos os sentidos. Mesmo a sensação de abertura e fecho das portas e o som das portas foram objeto de um exame minucioso.

A nova simplicidade de design pode ser vista na forma como o painel de instrumentos varre de forma limpa e contínua, tomando o capô do contador, o painel de instrumentos e as guarnições das portas.  Equipar o carro com o novo sistema de libertação electrónica de portas e-latch permitiu que os puxadores interiores fossem movidos para baixo e que a secção superior dos painéis das portas fosse esculpida para fora, criando uma extensão natural do painel de instrumentos.

O RX está disponível com um novo tejadilho panorâmico maior, com uma secção frontal de abertura. Para dar a melhor vista possível dos bancos traseiros, o aro central tem a secção transversal mais fina possível, sem comprometer a segurança de colisão.

O design permite que o condutor tenha uma ligação mais profunda e intuitiva com o carro, tornando mais fácil o seu controlo tal como pretende. A abordagem Tazuna pode ser vista em detalhes tais como o novo sistema multimédia: o grande ecrã táctil de 14 polegadas e o fornecimento de botões físicos para funções frequentemente utilizadas ajudam a minimizar o movimento da cabeça do condutor.

A conceção modular e o posicionamento das principais fontes de informação - os mostradores, a consola central e o visor opcional - significam apenas alterações suaves e pequenas na linha de visão do condutor para os visualizar.

Embalagem da SUV

A embalagem interior é a de um verdadeiro SUV, proporcionando a praticidade, conveniência e flexibilidade necessárias. As vantagens básicas são retiradas da plataforma GA-K, incluindo o centro de gravidade inferior (-15 mm), maior distância entre eixos (2.850 mm - +60 mm) e vias mais largas (frente +15 mm, traseira +50 mm), conseguidas dentro de um comprimento total que é o mesmo que o actual RX (4.890 mm).

O campo de visão do condutor é aumentado para proporcionar uma visibilidade de primeira classe para uma condução mais segura e confortável. Isto é ajudado por um novo desenho ergonómico para a área em redor dos pilares dianteiros, para dar uma melhor linha de visão quando se faz uma curva. O traçado preciso da linha também é ajudado pelo levantamento da borda frontal da capota, para que seja mais fácil julgar os cantos do veículo, e a otimização da altura da protuberância central da capota. Do mesmo modo, os pilares traseiros mais finos dão uma melhor visão traseira para o condutor, por exemplo, quando se funde numa autoestrada.

O desenho proporciona mais espaço para os joelhos dos passageiros dos bancos traseiros e uma melhor visão tanto para o lado como para a frente, ajudado pela linha inferior do cinto de segurança do automóvel e pelo campo de visão mais amplo para a frente. O acesso foi facilitado com um ponto inferior da anca e o ajuste da potência de acesso fácil.

O novo RX é o primeiro modelo da Lexus a ser oferecido com um estofo em pele que não utiliza produtos de origem animal, apresentado nos bancos, volante e alavanca de mudanças nos modelos de grau Comfort.

As opções de cor em pele lisa para a classe executiva incluem o novo Dark Sepia, Ammonite Sand e Hazel, com incrustações pretas. Estes também estão disponíveis para o couro semi-anilino nos modelos de grau Luxury com Ash Sumi Black e a nova opção Bambu Escuro com detalhe de grão de madeira.

Os painéis das portas e ombros dos bancos têm um novo padrão em relevo L-motif que cria um efeito de sombra, inspirado na tradicional estética japonesa Kageri (sombra escura).

Desempenho dinâmico e a assinatura de condução Lexus

Manuseamento, capacidade de resposta e conforto suportados por uma maior rigidez corporal, um centro de gravidade mais baixo, medidas de poupança de peso e especificações de inércia melhoradas

Um elemento essencial no "Próximo Capítulo" da Lexus é a possibilidade de uma ligação natural entre condutor e automóvel, um "diálogo" em que o veículo responde exatamente como o condutor pretende e onde o condutor se sente sempre confiante, confortável e em controlo. Esta é a Assinatura de Condução Lexus, uma marca de desempenho dinâmico de todos os novos modelos Lexus que o RX alcança através do reforço das suas qualidades fundamentais e do refinamento do seu controlo de condução.

A rigidez inerente da plataforma GA-K traduz-se diretamente em qualidade de condução, capacidade de resposta tranquilizadora, manuseamento fiel, ágil e conforto.

Embora esta plataforma também esteja subjacente ao novo Lexus NX, foi significativamente redesenhada para utilização no RX. As alterações permitiram um aumento da distância entre eixos e a instalação de um elemento cruzado adicional e suspensões adicionais. Isto reforça a rigidez do corpo e permite uma afinação mais precisa da suspensão.

Na sequência da inovação introduzida no novíssimo NX, o RX adopta um mecanismo de dupla abertura para o capô. Isto permite que o capot contribua para a rigidez geral da parte dianteira do carro, ao mesmo tempo que proporciona um desempenho mais silencioso com menos vibração quando se viaja em velocidade.

A Lexus introduziu novos materiais na construção do automóvel para reduzir o peso do veículo sem comprometer a integridade da estrutura ou o desempenho.

Nomeadamente, a espessura dos membros laterais e dos conjuntos de portas foi reduzida e foram adoptados aços de alta resistência à tracção e aços estampados a quente para certos componentes, incluindo o pilar central.

Foram obtidas mais economias de peso através da mudança das asas dianteiras de aço para alumínio - uma medida que ajudou a melhorar a distribuição do peso dianteiro/traseiro do automóvel. Nenhum detalhe é demasiado pequeno: as tampas para o enchimento de combustível e a porta de carregamento RX 450h+ foram trocadas do aço para a resina.

O objectivo da concepção da suspensão era apoiar a entrega de uma boa sensação de direção, estabilidade e uma postura plana do veículo que não fosse afectada por distúrbios externos.

O novo sistema MacPherson na frente é optimizado para conforto de condução e resposta linear às entradas de direção do condutor, com melhor absorção de choques e vibrações de superfícies irregulares da estrada. Isto implicou um refinamento abrangente de todos os componentes-chave, incluindo a disposição e características de desempenho dos braços, arbustos e amortecedores de choques.

Na traseira, existe uma nova configuração multi-link que foi concebida para uma melhor estabilidade lateral e para lidar com níveis mais elevados de binário. Um enfoque na melhoria da rigidez dos componentes contribuiu para uma melhor resposta da direção e para dar ao condutor uma sensação de que a traseira do carro está sempre segura e plantada.

Suspensão Variável Adaptativa

A Suspensão Variável Adaptativa (AVS), apresentada como padrão nas classes de Luxo e F SPORT/F SPORT Performance, proporciona um controlo de amortecimento independente em cada roda, dando uma condução mais confortável em superfícies irregulares, maior força de amortecimento ao virar e estabilidade de condução plana.

Em comparação com o sistema no RX actual, a gama de força de amortecimento foi aumentada, pelo que o AVS é eficaz numa gama ainda mais ampla de qualidade de superfície e em diferentes operações de condução. Um ajuste mais fino da força de amortecimento dá uma resposta mais suave as mudanças na qualidade da estrada e a resposta é rápida, dando um melhor controlo e reduzindo o rolo da carroçaria.

O condutor pode escolher entre dois modos de controlo da força de amortecimento. O 'Normal' proporciona um elevado equilíbrio entre a resposta da direcção e o conforto de condução, enquanto que o 'Desporto' dá prioridade à resposta da direcção e a uma condução plana, com uma utilização mais frequente da força dura/alta de amortecimento.

Sistema de travagem

Os novos modelos eléctricos híbridos RX adotam um novo sistema de travagem AHB-G controlado eletronicamente, um sistema de pressão a pedido que utiliza um motor de bomba de alto desempenho, dando uma sensação natural de travagem, controlabilidade e capacidade de resposta. A distribuição da força de travagem à frente da retaguarda é controlada por regulação independente da pressão, ajudando o veículo a manter uma postura estável sob travagem. O refinamento do sistema reflecte-se também num novo mecanismo de amortecimento do pedal do travão, dando um funcionamento suave e controlável.

O modelo F SPORT está equipado com discos frontais ventilados de 400 mm de diâmetro maiores e novas pinças monobloco de alumínio de seis pistões opostas. As novas pinças - pintadas de preto e com o logotipo Lexus - são altamente rígidas. Proporcionam uma maior superfície de pastilha de travão e uma pressão uniforme. O condutor notará os benefícios em travagem linear, directa e estável e desempenho resistente a fadiga.

Os modelos a gasolina RX 350 estão equipados com um sistema de travagem a vácuo com características optimizadas de booster e cilindro principal para proporcionar uma força de travagem, controlo e resposta superiores.

Direcção Traseira Dinâmica

O RX 500h F SPORT Performance utiliza um sistema de direcção dinâmica traseira (DRS) que calcula automaticamente o ângulo de direcção ótimo para as rodas traseiras, de acordo com a velocidade e direcção do veículo.

O ângulo de viragem máximo das rodas traseiras foi aumentado para quatro graus. Isto melhora a manobrabilidade a baixa velocidade e ajuda a manter a estabilidade a alta velocidade.

Em velocidades baixas e médias, as rodas traseiras rodam contra as rodas dianteiras enquanto que em velocidades elevadas rodam em fase com o eixo dianteiro. O ângulo DRS é também controlado de forma ótima como parte da operação de Gestão Integrada da Dinâmica do Veículo (VDIM).

Grupos motopropulsores e desempenho

O novíssimo RX oferece uma cobertura de segmento mais abrangente em termos de escolha do trem de força do que qualquer outra geração anterior. A Lexus trouxe à luz mais de 15 anos de experiência em tecnologia de grupos electrogéneos eléctricos para abraçar a evolução do sector e proporcionar uma escolha que inclui o primeiro RX híbrido eléctrico plug-in, um modelo eléctrico híbrido completo acessível e eficiente e, pela primeira vez, um híbrido de desempenho completamente novo, destinado a clientes que procuram um nível mais elevado de desempenho dinâmico.

Juntamente com o novo modelo eléctrico de bateria totalmente eléctrico RZ 450e, esta expansão da linha RX dá a mais clientes a possibilidade de escolherem a sua opção electrificada ideal.

RX 500h: um híbrido de desempenho de mudança de jogo com DIRECT4

O RX 500h marca um avanço na tecnologia elétrica híbrida que o distingue de qualquer modelo híbrido que já existiu. A Lexus desviou com sucesso o foco da eficiência ótima para produzir um modelo com uma vantagem de desempenho genuína, elevando o apelo do RX junto dos clientes que desejam um desempenho eletrificado de alta gama.

Utiliza uma arquitectura híbrida paralela completamente nova, com um motor turbo a gasolina de 2,4 litros turbo e transmissão de seis velocidades, motor dianteiro integrado e unidade de controlo de potência, bateria híbrida e um eixo electrónico traseiro compacto de 76 kW. A potência total do sistema é de 371 DIN hp/273 kW com 550 Nm de binário, dando uma aceleração de 0-100 km/h em 6,2 segundos.

Sistema híbrido paralelo

O motor eléctrico frontal é posicionado entre o motor e a transmissão (que tem uma embraiagem de ambos os lados), permitindo uma grande flexibilidade no fornecimento de energia e a capacidade do veículo funcionar em modo totalmente eléctrico EV. O sistema de controlo híbrido muda automaticamente entre os modos paralelo e EV de acordo com a situação de condução, dando uma aceleração potente e eficiência de combustível. Enquanto o desempenho está a um nível típico para um modelo a gasolina V6 de 3,0 litros, o sistema híbrido do RX 500h pode proporcionar uma melhoria de cerca de 20% na economia de combustível.

O condutor experimenta um desempenho potente e uma dirigibilidade caracterizada por uma sensação directa, "torquente" com um atraso mínimo entre a pressão do acelerador e a força de condução a ser fornecida às quatro rodas.

RX 450h+: o primeiro plug-in híbrido eléctrico RX

Inclui um motor híbrido de 2,5 litros de ciclo Atkinson de quatro cilindros e uma bateria recarregável de iões de lítio com capacidade de 18,1 kWh. Um motor eléctrico traseiro adicional permite a tração às quatro rodas Lexus E-Four a tempo inteiro.

Enquanto oferece uma potência semelhante à do RX 450h de saída, produz mais binário e aceleração mais rápida. A produção total é de 309 cv DIN, que se espera que permita uma aceleração de 0-100 km/h em 6,5 segundos.

O tamanho e capacidade da bateria e o know-how de electrificação da Lexus combinam-se para proporcionar um consumo de combustível e emissões significativamente mais baixos.

As emissões de CO2 alvo da Lexus (ciclo combinado WLTP) são inferiores a 26 g/km com uma economia de combustível inferior a 1,2 l/100 km. Espera-se um alcance de condução EV superior a 65 quilómetros, sendo possível uma condução totalmente elétrica a velocidades até 130 km/h.

O sistema híbrido plug-in Lexus oferece um benefício crítico que distingue o RX 450h+ dos seus rivais. Quando a carga da bateria se esgota, o veículo muda sem problemas para o seu sistema híbrido de auto-carregamento, mantendo uma elevada eficiência de combustível e emissões. Isto contrasta com a maioria dos sistemas de outros fabricantes, em que o grupo motopropulsor não funciona com o seu motor de combustão interna.

A Lexus espera que o RX 450h+ seja o seu modelo principal RX, um passo em frente lógico para muitos dos seus actuais clientes RX 450h e, consequentemente, o RX mais vendido na Europa Ocidental e Central.

Modos de acionamento do sistema híbrido

EV electric running é o modo por defeito - o carro irá funcionar com energia eléctrica até ao limite do seu alcance, independentemente do grau de dificuldade que o condutor utilize o acelerador. Com a contribuição da bateria de iões de lítio maximizada e mais potência proveniente dos motores eléctricos, a condução sente-se sem esforço mas refinada.

O condutor também tem a opção do modo Auto EV/HV, que põe automaticamente em funcionamento o motor híbrido quando é necessária potência extra, regressando depois à operação EV imediatamente a seguir. O condutor pode também selecionar o modo HV para maximizar o funcionamento eficiente, mantendo automaticamente o estado de carga da bateria.

O modo de carga da bateria liga o motor para restaurar o nível de carga da bateria, ajudando a garantir que está disponível mais energia da bateria quando é necessário conduzir EV, por exemplo, antes de entrar numa zona de emissões zero ou baixas.

A unidade de controlo de potência (PCU) é também nova, concebida para lidar com a maior potência do sistema PHEV, ao mesmo tempo que suporta um consumo de combustível eficiente. É montado da mesma forma que no sistema eléctrico híbrido completo no RX 350h, e tem apenas um tamanho ligeiramente maior. Inclui um conversor de impulso, enquanto o conversor DC/DC é recolocado debaixo do banco traseiro.

A nova bateria de iões de lítio de alta capacidade é compacta e alojada sob o chão da cabina, evitando a intrusão na cabina e no espaço de carga. O seu desempenho fiável e elevado rendimento - qualidades asseguradas pela longa experiência da Lexus em tecnologia de baterias - são centrais para a boa gama de condução EV do automóvel. A utilização de um conversor de impulso aumenta a voltagem, pelo que o sistema híbrido pode retirar mais energia da bateria.

O RX 450h+ está equipado com um carregador de bordo de 6,6 kw/h. Com uma ligação 230 V/32 A, uma recarga completa da bateria pode ser realizada em cerca de 2,5 horas.

RX 350h: híbrido auto-carregável eficiente de quarta geração

O novo RX 350h caracteriza-se por uma maior suavidade e eficiência do seu sistema eléctrico híbrido auto-carregável de quarta geração. Esta transmissão a gasolina de 2,5 litros proporciona 250 cv DIN e aceleração de 0-100 km/h em 7,9 segundos, desempenho comparável ao actual RX 450h, produzindo ao mesmo tempo emissões mais baixas.

Beneficia do mesmo programa de melhorias de componentes híbridos apresentado no RX 450h+, incluindo um novo transaxle híbrido com um design mais compacto, peso mais leve (~22% de redução de massa) e perdas por atrito reduzidas e uma PCU mais pequena (~ 9% de redução de volume) e mais eficiente. Está equipado de série com e-Four tração às quatro rodas elétricas.

O RX 350h é uma forte alternativa aos modelos concorrentes alimentados por motores de pequenas cilindradas e ideal para clientes que dão prioridade ao conforto e eficiência.

Tecnologia de bateria

Tal como o RX 500h, o RX 350h utiliza uma nova unidade de bateria de níquel-hidreto metálico de baixa resistência (Ni-MH), concebida para proporcionar uma boa dirigibilidade e um elevado nível de rendimento e economia de combustível. Em comparação com a bateria apresentada no RX 450h anterior, tem menos células (216 vs 240), mas fornece uma potência equivalente. Estas estão dispostas numa unidade mais compacta e integrada, substituindo a anterior unidade de três partes, instalada por baixo do banco traseiro do automóvel.

Multimedia e conectividade

O novo RX proporciona uma conectividade avançada que é simultaneamente mais rápida e estável, fornecendo a mais recente tecnologia multimédia, serviços "sempre ligados" e a conveniência de atualizações por via aérea (OTA). Com o smartphone, navegação, comandos de veículos e funções multimédia, existem cerca de 100 formas de o condutor interagir com o seu veículo.

Um ecrã táctil de 14 polegadas, um dos maiores da classe do RX, é montado como padrão. Para além do ecrã anti brilho, existem botões físicos para aceder às funções mais frequentemente utilizadas. Os gráficos são apresentados em HD para uma excelente visibilidade em todas as condições de iluminação, enquanto o CPU do sistema funciona 3,6 vezes mais rápido do que o do sistema anterior, dando uma resposta muito mais rápida às entradas do utilizador.

Na Europa Ocidental e Central, todas as versões RX estão equipadas com um sistema de navegação incorporado.  Nos mercados da Europa de Leste, os clientes podem escolher o ecrã táctil de 14 polegadas sem navegação. O DCM (Data Communication Module) do automóvel proporciona uma conectividade sempre ligada, com acesso a informação em directo sobre eventos de trânsito, acidentes e condições da estrada. Os novos modelos RX vendidos na Europa Ocidental e Central vêm com um pacote de assinatura de dados de quatro anos como padrão; não há custos adicionais e não é necessário o emparelhamento telefónico para aceder aos serviços baseados na nuvem.

O DCM também permite que as atualizações de software para os sistemas multimédia e de segurança do automóvel sejam convenientemente entregues por via aérea, evitando a necessidade de uma marcação de serviço.

Sistema de áudio

O sistema áudio padrão para o novo RX é um pacote premium de 12 altifalantes que foi concebido para tons altos de ressonância suave e tons baixos ricos e nítidos, para dar uma atmosfera realista de desempenho ao vivo. O conjunto inclui um subwoofer de caixa de 20 cm, colocado na lateral do compartimento de bagagem.

O amplificador permite a reprodução de fontes de som de alta resolução que contêm mais informação áudio do que um disco compacto padrão. As fontes de som comprimidas são convertidas para produzir qualidade de reprodução equivalente a áudio de alta resolução.

Sistema Mark Levinson Surround Sound

O parceiro áudio exclusivo da Lexus, Mark Levinson, produziu um novo sistema Premium Surround Sound de 21 colunas, concebido e projectado especificamente para o RX. É optimizado para a arquitectura interna do automóvel e tem em conta qualquer transmissão de ruído externo que ocorra durante a condução.

O sistema utiliza o conceito Pure Play de Mark Levinson para produzir um palco sonoro preciso e encorpado, com uma reprodução sonora o mais próxima possível do original. O design aproxima o mais possível os altifalantes dos ouvidos dos ouvintes, para que haja o mínimo de obstrução no fluxo do som.

A integração fácil do smartphone é fornecida como padrão - sem fios para o Apple CarPlay e com uma ligação com fios para o Android Auto. Está disponível um tabuleiro de carregamento sem fios, com um desempenho de carregamento 50% mais forte do que antes.

O veículo pode armazenar as configurações multimédia preferidas para até três utilizadores diferentes, incluindo funções de áudio e navegação. Isto para além de configurações personalizadas para a posição de condução, iluminação da cabina, visualização do contador e funções do Sistema de Segurança Lexus +.

Aplicação Lexus Link

Os proprietários do RX podem utilizar a aplicação Lexus Link no seu smartphone para uma série de funções úteis, incluindo o bloqueio e desbloqueio remoto do seu carro - útil, por exemplo, se quiserem que o veículo seja utilizado para uma entrega de entrega. Pode também ativar o sistema de ar condicionado para aquecer ou arrefecer a cabina antes de iniciar uma viagem.

No RX 450h+, o Lexus Link pode ajudar o condutor a programar operações de carregamento e verificar o nível da bateria.

O Lexus Link pode também ser utilizado para organizar as tarefas de manutenção e assistência e para monitorizar o desempenho de condução híbrida do proprietário.

autonews.pt @ 1-9-2022 10:39:23

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades