Tecnologia de monitorização de ferramentas da Ford Pro

Contribuir para custo mais baixos

Trabalhar em ambiente exterior requer, frequentemente, que os funcionários estejam equipados com um conjunto de ferramentas especializadas. No entanto, esquecer qualquer uma dessas ferramentas pode tornar-se num exercício dispendioso em termos de tempo e dinheiro. De facto, os peritos estimam que esse custo para as empresas seja cerca de 450 euros por ano, por carrinha.

autonews.pt @ 1-9-2022 10:34:22

Engenheiros em Aachen, na Alemanha, completaram um projeto-piloto para a Ford Pro que poderia permitir às empresas monitorizar a localização das suas ferramentas e máquinas a todo o momento, utilizando a conectividade BluetoothTM e tecnologia de localização por GPS. O sistema utiliza dispositivos especiais colocados dentro das caixas de ferramentas e no equipamento para se conectar aos veículos da empresa e a um servidor central.

Estes dispositivos de localização permitem a cada veículo recordar os condutores quando uma ferramenta não se encontra na viatura e que pode ter sido esquecida no local. A monitorização também permite às empresas saber onde está cada ferramenta ou máquina em qualquer momento e pode coordenar com os funcionários o transporte de ferramentas especificas para outros locais quando estas são urgentemente necessárias.

Para além do custo de substituição das ferramentas em falta, as empresas também beneficiariam do facto de os funcionários não perderem tempo com verificações, a procurar ferramentas manualmente ou a recolher ferramentas esquecidas. Os administradores poupam tempo ao não terem de verificar o inventário necessário, enquanto que o sistema permite um planeamento antecipado mais eficiente, com as ferramentas certas carregadas nas carrinhas para os próximos dias de trabalho.

Como funciona

Cada ferramenta, máquina e peça de equipamento está equipada com um dispositivo de localização à prova de água e que é, igualmente, capaz de suportar temperaturas extremas. Os dispositivos ligam-se a um servidor central que pode ser acedido por todos os funcionários da empresa, tanto no escritório, como no local de trabalho: através de um computador, do ecrã do próprio veículo ou da aplicação dedicada num tablet ou smartphone.


As ferramentas podem ser pesquisadas e localizadas com base em "Veículo", "Armazenamento", "Tipo de ferramenta" e "Nome da ferramenta". Um mapa com informação em tempo real mostra também a localização de todo o equipamento da empresa, enquanto que as ferramentas podem ser listadas como "Funcionais", "Avariadas" ou “Em manutenção".

Quando um veículo é carregado, cada ferramenta é exibida no ecrã do veículo e é atribuída a esse veículo específico. No local de trabalho, à medida que o veículo é descarregado, o ecrã mostra ambas as colunas, "Carregado" e "Descarregado", ou seja, no final do dia, tudo o que ainda estiver na coluna "Descarregado" pode ter sido deixado para trás.

Uma lista em tempo real das ferramentas a bordo permite um carregamento e verificação mais rápidos do inventário do veículo. Ter o estado de todo o equipamento da empresa acessível num local central permite um transporte mais eficiente do equipamento entre locais e um planeamento mais fácil do trabalho com a atribuição de ferramentas a trabalhos específicos. Se uma ferramenta é deixada num veículo durante a noite, o condutor recebe um alerta de roubo quando qualquer ferramenta é retirada do veículo.

Três empresas sediadas na área de Colónia ajudaram a testar a viabilidade e aplicabilidade para frotas de veículos de diferentes tamanhos e trabalhadores em diferentes indústrias, incluindo construção e renovação, canalização e casas de banho, e ainda jardinagem e paisagismo. A Ford Pro planeia realizar mais pesquisa em diferentes mercados antes de tornar o serviço disponível aos clientes num futuro próximo.

A Ford Pro ajuda as empresas a crescer

O Ford Pro é o novo negócio mundial de vendas e serviços do fabricante e centra-se na melhoria da produtividade dos clientes de veículos comerciais com veículos de classe mundial e produtos e serviços de vanguarda.

A companhia está a ajudar as empresas a prosperar, permitindo aos clientes encontrar a melhor estratégia de carregamento para as suas frotas elétricas e a desenvolver soluções digitais para aumentar o tempo de atividade e reduzir os custos operacionais. A Ford Pro lançou também os novos Ford E-Transit e E-Transit Custom totalmente elétricos.

Os engenheiros da Ford estão também a investigar como a geo-referenciação pode melhorar a experiência de condução, reduzir os riscos para todos os utilizadores da estrada e melhorar os ambientes urbanos. O sistema Geofencing Speed Limit Control em teste com os veículos Ford E-Transit em Colónia cria uma área virtual onde os veículos abrandam automaticamente.

A geo-referenciação está também a ser testada para permitir que o modelo eletrificado Ford Transit Custom Hybrid Plug-In funcione automaticamente em modo de condução elétrica, com emissões zero, sempre que o veículo entra numa zona de baixas emissões, para ajudar a melhorar a qualidade do ar nas cidades.


autonews.pt @ 1-9-2022 10:34:22


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades