No Ford Puma ST, as dores nas costas não são um problema

Ford apresenta os novos bancos Ford Performance para o Puma ST

No passado, possuir um carro desportivo implicava, frequentemente, sacrificar um certo grau de conforto em viagem, em favor de uma condução mais firme capaz de permitir aos entusiastas da condução uma melhor perceção da estrada.

autonews.pt @ 17-6-2022 11:41:29

Há já algum tempo que a Ford oferece tecnologias como suspensão sofisticada e bancos desportivos amplamente reguláveis e com excelente apoio, para assegurar aos seus modelos de elevado desempenho um nível de conforto compatível com o prazer de condução, bem como tornar a dinâmica da aclamada Ford Performance mais acessível a um maior número de condutores.

Agora, a Ford elevou o conforto dos seus bancos de elevado desempenho para um novo nível, introduzindo novos bancos dianteiros Ford Performance desenvolvidos internamente para o SUV de elevado desempenho como o Puma ST. Os novos bancos são certificados pela organização líder em saúde da coluna vertebral, a Aktion Gesunder Rücken e.V. (AGR), responsável pela Campanha para Costas Mais Saudáveis.

Essencial para obter a certificação AGR, os bancos possuem nada menos de 14 regulações para proporcionarem aos ocupantes o máximo conforto e apoio, em vez de ser o ocupante a adaptar a sua posição ao banco.

A certificação AGR é atribuída por um comité de testes independente formado por peritos em várias áreas de medicina, empenhado em ajudar os clientes a escolher produtos que não prejudiquem as costas. As dores lombares são a uma das principais causas de deficiência motora a nível global, tendo um estudo descoberto que 63% dos condutores sofrem de dores lombares que interferem nas atividades diárias.

Além das tradicionais regulações para a frente e para trás e do ângulo das costas do banco, o qual incorpora um apoio de cabeça integrado inspirado na competição, os ocupantes do Puma ST podem também ajustar a extensão e o ângulo do assento para se encontrarem à sua posição de condução ideal.

A regulação da altura do banco também está presente, e pode ser particularmente benéfica para os condutores e estatura mais elevada, permitindo-lhes sentar-se confortavelmente na posição mais baixa, e mais direita, habitualmente preferida pelos condutores mais dinâmicos. O ajuste lombar de quatro vias é controlado eletronicamente a partir de um botão na parte lateral do banco.

Os engenheiros da Ford testaram diferentes tipos de espumas, forros e conceitos estruturais para encontrar o equilíbrio ideal de conforto em viagens longas e na utilização diária, bem como um nível de apoio capaz de complementar a experiência de condução do Puma ST.

Dez protótipos foram testados nas pistas de teste da Ford – as quais apresentam réplicas reais de traçados e tipos de pisos de estradas de todo o mundo – bem como na via pública. Os testes de durabilidade também utilizaram o sistema “Robbie” da Ford – um simulador robótico do cóccix humano capaz de recriar, em apenas três dias, a intensidade de uma década de utilização, realizando movimentos de sentar, ressaltar e virar no banco durante 7.500 vezes.

Os novos bancos - também disponíveis para os modelos Focus ST 2 e Fiesta ST 3 – são revestidos a Sensico® , um material premium desenvolvido pela Ford que se distingue pelas suas caraterísticas vegan, e que reproduz os principais atributos do couro, tais como a estética, o tato, a durabilidade e a facilidade de limpeza.


De acordo com dados da Ford, os modelos ST desenvolvidos pela Ford Performance e as versões ST-Line, inspirados na Ford Performance, representaram quase metade (44%) das vendas do Puma, Focus, e Fiesta em 2021. Os dados da Ford também sugerem que a procura de variantes desportivas está a crescer, com o número total de versões Fiesta ST e ST-Line vendidas na Europa a aumentar de 25 por cento em 2019 para 34 por cento em 2021.
 
Melhorado com sofisticadas Tecnologias Desportivas, incluindo uma opção de diferencial de deslizamento limitado (autoblocante), sistema patenteado de molas de vectorização de força e modos de condução selecionáveis, o Puma ST de 200 CV é o primeiro SUV Ford Performance disponível na Europa e foi desenvolvido para proporcionar uma experiência de condução enérgica, adicionalmente ao conforto e flexibilidade de um SUV.
 
 Os novos Bancos Ford Performance integram um conjunto de sofisticadas tecnologias
 concebidas para melhorar o conforto de condução dos modelos Ford Performance.
 
Por  exemplo, a suspensão adaptativa MagneRide®  disponível para o Ford Mustang - e de série no Mustang Mach-E GT - controla eletronicamente o fluido magnetorheológico no interior do amortecedor para responder em tempo real às alterações nas condições da estrada, proporcionando maior conforto e capacidade de resposta.
 
A Ford prevê continuar a oferecer bancos com certificação AGR aos clientes de veículos de passageiros, em linha com um futuro totalmente elétrico na Europa. A empresa anunciou recentemente planos para introduzir, até 2024, uma nova geração de sete veículos de passageiros e furgões totalmente elétricos.
 
Atualmente, a marca oferece também bancos reguláveis em 18 posições, com certificação AGR, nos modelos Focus, Galaxy e S MAX.

autonews.pt @ 17-6-2022 11:41:29


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades