Nova identidade Dacia: os automóveis

Implementação em todas a gama da marca

Depois dos suportes de comunicação (em meados de 2021) e da rede de concessionários, que começou a transformação, no início de 2022, é agora a vez de os automóveis adotarem a nova identidade da marca. Para além das mudanças de design, esta nova identidade reflecte, também, um compromisso com o futuro, ao mesmo tempo que capitaliza os fortes valores que fizeram da Dacia uma marca tão bem-sucedida. 

autonews.pt @ 17-6-2022 10:48:00

Os automóveis estão disponíveis para encomenda a partir de 16 de Junho. As primeiras entregas estão agendadas para o quarto trimestre de 2022.

Emblema Dacia Link

O emblema Dacia Link um símbolo chave da nova identidade visual da marca, foi posicionado no meio da grelha dianteira dos automóveis, que viu o padrão ser redesenhado e adotou a tonalidade branca.

Tal como os elos de uma cadeia, os "D" e "C" interligados e com linhas minimalistas, formam um novo emblema que reflecte a robusta simplicidade do novo desenho. Dacia Link é uma imagem de marca facilmente reconhecível, visível tanto ao perto como ao longe. O emblema é também apresentado no centro de cada jante.

Outra mudança visível é a adição do logótipo no painel traseiro e no volante de cada automóvel. Com um desenho minimalista, o lettering foi simplificado, de modo a que permaneça apenas o essencial, o suficiente para distinguir cada letra individual.

Novos desenvolvimentos no design incluem, ainda, a introdução da cor cinzenta Megalite nas barras de tejadilho, para a zona inferior dos para-choques dianteiro e traseiro, assim como nos espelhos retrovisores do Sandero Stepway, do Spring e até do Duster.


O mesmo ADN, um novo impulso

Em apenas alguns meses, a Dacia renovou a gama e acrescentou dois novos modelos: O Spring, um automóvel 100% eléctrico, e o Jogger, o versátil automóvel de família do segmento C.

A implementação desta nova identidade visual completa esta renovação. Portanto, a Dacia mudou tudo, mas esforçou-se por manter o foco no que é essencial.

Para a Dacia, essencial significa oferecer automóveis sem elementos supérfluos, mas que satisfaçam as expectativas dos clientes. Acima de tudo, são automóveis robustos e fiáveis que oferecem uma grande versatilidade para o uso quotidiano, mas também para fugir à rotina e dar largas ao desejo de evasão. A nova cor Lichen Kaki, uma tonalidade de verde que lembra musgo e terra, foi introduzida para sublinhar a estreita relação da Dacia com a natureza.

Dacia é uma marca irreverente no sentido em que procura abordar o automóvel de forma diferente, em particular tentando favorecer o consumo racional. Isto resultará no abandono gradual de certos materiais, como os acabamentos cromados, mas também, como tem sido o caso desde há vários anos, de todo o couro de origem animal.

A Dacia implementará, gradualmente, um dos compromissos assumidos pelo Grupo Renault na Assembleia Geral Anual, a 23 de Abril de 2021. A partir de 2023, a Dacia será a primeira marca do grupo a ter 100% dos seus automóveis com um limite máximo de velocidade de 180 km/h.

Uma mudança em simultâneo em todos os automóveis 

Esta será uma estreia na indústria automóvel, já que a nova identidade visual está a ser implementada, simultaneamente, em toda a gama Dacia. A partir da manhã do dia 16 de Junho, os clientes poderão encomendar os automóveis com a nova identidade visual.

Para os ver ao vivo, terão de esperar até ao Salão Automóvel de Paris, em Outubro de 2022. Os primeiros automóveis chegarão, gradualmente, à rede Dacia, na sequência do certame.

autonews.pt @ 17-6-2022 10:48:00

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades