Nissan pretende melhorar a prevenção de colisões

Tecnologia de “perceção do terreno” de circulação

A Nissan anunciou agora uma nova tecnologia de assistência ao condutor, atualmente em desenvolvimento, que utiliza informação altamente precisa e em tempo real sobre o ambiente circundante do veículo para melhorar drasticamente a prevenção de colisões.

autonews.pt @ 5-5-2022 18:46:03

Nas instalações da Nissan, foi utilizado um veículo de ensaio para demonstrar como esta tecnologia pode efetuar automaticamente manobras de prevenção de colisões. É o veículo de testes ProPILOT Concept Zero ilustrado na galeria abaixo.

A tecnologia "ground truth perception" da Nissan funde informação da próxima geração de LIDAR de alto desempenho, radar e câmaras. A tecnologia pode detectar a forma e a distância dos objetos, bem como a estrutura da área circundante do veículo, em tempo real, com um elevado grau de precisão.

Utilizando esta informação, é possível ao veículo analisar instantaneamente a situação atual, julgar e executar automaticamente as operações necessárias para evitar a colisão. Esta tecnologia pode também detetar a lentidão do tráfego e obstáculos rodoviários na distância e executar mudanças de faixa de rodagem em conformidade.

Com elemento Importante, a tecnologia pode também fornecer um maior apoio aos condutores em áreas onde a informação detalhada do mapa não está disponível.

Takao Asami, vice-presidente sénior, líder mundial em investigação e desenvolvimento, afirma: "A Nissan foi a primeira a comercializar uma série de tecnologias avançadas de assistência ao condutor. Quando olhamos para o futuro da condução autónoma, acreditamos que é da maior importância para os proprietários sentirem-se altamente confiantes na segurança do seu veículo. Estamos confiantes de que a nossa tecnologia de perceção da verdade no terreno em desenvolvimento dará um contributo significativo para a confiança dos proprietários, redução dos acidentes de viação e condução autónoma no futuro".

A Nissan estabeleceu parcerias com empresas de vanguarda para investigar e desenvolver esta tecnologia e partilhar conhecimentos. A próxima geração LIDAR, um elemento crucial, está a ser integrada no sistema da Nissan em colaboração com a Luminar1, utilizando tecnologias de ponta a nível mundial. Na área do controlo avançado para evitar colisões, é fundamental desenvolver tecnologia de verificação altamente precisa num ambiente digital. Para tal, a Nissan está a associar-se à Applied Intuition2, que dispõe de tecnologia de simulação de última geração.

Relativamente à sua visão a longo prazo, o plano “Nissan Ambition 2030”, a Nissan está a trabalhar para desenvolver tecnologia de controlo de veículos destinada a reduzir significativamente os acidentes através da utilização de tecnologia LIDAR de próxima geração. A Nissan acredita que, na próxima era de condução autónoma, será essencial uma tecnologia de assistência ao condutor que possa evitar acidentes altamente complexos.

A Nissan pretende completar o desenvolvimento da sua tecnologia de “percepção do terreno” em meados dos anos 2020. Estará primeiro disponível em modelos novos e em praticamente todos os novos modelos até ao ano fiscal de 2030.

autonews.pt @ 5-5-2022 18:46:03

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades