Toyota apresenta GR Yaris movido a hidrogénio

Veículo experimental modificado para este combustível

A Toyota apresentou a sua tecnologia experimental de motor de combustão movido a hidrogénio no mundialmente aclamado GR Yaris. O combustível hidrogénio, os depósitos de combustível e o processo de reabastecimento do veículo experimental são os mesmos que existem no Mirai, o veículo elétrico a pilha de combustível que é o topo da gama dos Toyota disponíveis comercialmente. 

autonews.pt @ 7-12-2021 16:20:49

No entanto, enquanto o Mirai utiliza a reação química nas pilhas de combustível para gerar energia, este GR Yaris experimental conta com um motor de combustão interna que tem hidrogénio como combustível.

Enquanto a tecnologia do motor de combustão a hidrogénio ainda está nas etapas iniciais de desenvolvimento conceitual e experimentação - que começou em 2017 e ainda não está pronta para comercialização -, o Toyota Corolla Sport experimental movido a hidrogénio já está a mostrar o seu alto desempenho em eventos de automobilismo no Japão, com emissões de escape praticamente nulas.

Os experimentais GR Yaris e o Corolla Sport movidos a hidrogénio utilizam o mesmo motor sobrealimentado G16E-GTS, 1.6 litros, 3 cilindros em linha que se encontra instalado no premiado GR Yaris, mas com sistemas de alimentação e de injeção de combustível adaptados à utilização de hidrogénio como combustível.

O Corolla Sport experimental a hidrogénio já está a competir na disciplina de competição automóvel Super Taikyu no Japão desde maio deste ano, através da equipa ROOKIE Racing da Toyota GAZOO Racing, que assumiu o desafio de testar o experimental motor de combustão a hidrogénio em condições adversas que se vivem no desporto automóvel.


O hidrogénio entra em combustão mais depressa do que a gasolina, daí resultando uma boa capacidade de resposta e um excelente desempenho ambiental. Além de ser extremamente limpa, a combustão do hidrogénio tem o potencial acrescido de proporcionar uma experiência de condução divertida com as sensações acústicas e sensoriais que caraterizam os motores de combustão interna.

Para alcançar a neutralidade de carbono, a Toyota tem vindo a aumentar os seus esforços, nomeadamente através da promoção do uso de hidrogénio pela popularização dos FCEV (Veículos Elétricos a Pilha de Combustível) e de vários outros produtos movidos a células de combustível. Refinando ainda mais as suas tecnologias em motores a hidrogénio por via do automobilismo, a Toyota pretende contribuir para uma sociedade ainda melhor, baseada em hidrogénio.

autonews.pt @ 7-12-2021 16:20:49

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades