HYVIA revela dois novos protótipos de veículos comerciais a hidrogénio para 2022

Ao todo são já três veículos comerciais ligeiros no catálogo da marca

Ao todo são já três veículos comerciais ligeiros no catálogo da marcaApós a revelação do primeiro protótipo no mês passado - o Renault Master Van H2-TECH - HYVIA continua a liderar a mobilidade do hidrogénio verde (H2) com a revelação de mais dois protótipos de veículos comerciais ligeiros a hidrogénio baseados no flexível Renault Master.

autonews.pt @ 16-11-2021 17:53:18

Ambas as novas versões oferecem zero emissões de CO2, maior autonomia e um tempo de reabastecimento de apenas cinco minutos. A primeira viatura é a Master Chassis Cab H2-TECH, enquanto a segunda é a Master City Bus H2-TECH.

Assim são já três os veículos comerciais ligeiros a hidrogénio: uma Van, uma Chassis Cab e um City Bus.

Renault Master Chassis Cabine H2-TECH

O segundo veículo da HYVIA é o Renault Master Chassis Cab H2-TECH, revelado na exposição Solutrans realizada em Lyon, França, entre 16-20 de Novembro. Oferecendo 155 milhas de autonomia, está equipado com uma pilha de combustível de 30kW, bateria de 33kWh e dois tanques contendo 3kg de hidrogénio (divididos entre dois tanques de 1,5kg) a uma pressão de compressão de 700 bar.

Este veículo oferece uma vasta gama de opções de conversão à medida dos profissionais, adaptando-se às suas necessidades - incluindo a utilização como furgão de caixa com 19 metros cúbicos de volume de espaço de carga. Na primeira conversão a ser lançada, a carrinha-caixa está perfeitamente adaptada para transportar mercadorias e embalagens até 1.000 kg em carga útil.

A experiência a bordo da Master Chassis Cab H2-TECH é melhorada através da exibição do fluxo de hidrogénio e do avançado sistema de motorização em acção para o condutor.

A disponibilidade deste modelo está planeada para 2022.


Autocarros Renault Master City H2-TECH

Juntando-se à linha HYVIA ao lado da Master Chassis Cab e Master Van H2-TECH está a Master City Bus H2-TECH. Utilizando também uma pilha de combustível de 30kW e uma bateria de 33kWh, o City Bus vem com um depósito de 4,5kg de hidrogénio a 350 bar.

Este armazenamento permite uma autonomia de aproximadamente 300km, transportando até 15 passageiros, com espaço para nove sentados e seis de pé. Também é capaz de ser facilmente acessível em cadeira de rodas para aumentar a sua versatilidade e opções de utilização.

O Master City Bus H2-TECH é a solução ideal para empresas, uso local e serviços públicos que necessitem de transportar vários passageiros com facilidade.

Ecossistema HYVIA completo a ser implantado em 2022

Em 2022, a HYVIA implantará todo o seu ecossistema de hidrogénio de veículos comerciais de células de combustível de hidrogénio, bem como os seus postos de reabastecimento.

A Renault Master Van H2-TECH é uma grande carrinha para o transporte de mercadorias e embalagens, com 12 metros cúbicos de volume de carga e uma autonomia de até 500km. A este modelo vai juntar-se Master Chassis Cab H2-TECH que tem potencial para numerosas opções de conversão - incluindo uma carrinha de caixa com 19 metros cúbicos de volume de carga - com um alcance de aproximadamente 250km.

O Master City Bus H2-TECH transportará até 15 passageiros com um alcance de 186 milhas e completará a abrangente linha HYVIA para 2022.

Para além dos novos produtos, a HYVIA irá também implantar a sua Estação de Abastecimento de Hidrogénio. Maximiza a eficiência e a disponibilidade dos veículos através do reabastecimento com gasolina ou gasóleo em apenas cinco minutos.

Os veículos e a tecnologia HYVIA H2-TECH são todos fabricados em França. O Renault Master é produzido na fábrica de Batilly, enquanto a integração eléctrica e de hidrogénio é completada pela PVI, uma filial do Grupo Renault.

O motor eléctrico é produzido na fábrica Cleon da Renault, enquanto que a montagem da célula de combustível e a Estação de Abastecimento de Hidrogénio começará na fábrica Flins, com mais para ser anunciado.

autonews.pt @ 16-11-2021 17:53:18

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades