FerrarI BR20 o mais recente edição única

Um V-12 de dois lugares “desenhado” pelo cliente

A Ferrari BR20, a mais recente adição à série One-Off da Prancing Horse, foi agora revelada e junta-se ao grupo mais exclusivo da gama Maranello: carros únicos, absolutamente feitos à medida das especificações de um cliente e concebidos como uma expressão clara das suas próprias exigências únicas.

autonews.pt @ 16-11-2021 17:51:44

O BR20 é um coupé V12 de dois lugares desenvolvido na plataforma GTC4Lusso, que em termos da sua filosofia e abordagem de estilo, refere inteligentemente os magníficos coupés Ferrari dos anos 50 e 60, sem o mínimo indício de nostalgia. Em vez disso, faz o desafio de casar a elegância intemporal com a desportividade muscular, incorporando sem esforço temas de estilo típicos de alguns dos mais emblemáticos 12 cilindros da história da Ferrari, incluindo os 410 SA e 500 Superfast.

Os dois bancos traseiros do GTC4Lusso foram removidos para acrescentar dinamismo extra à linha ultraleve de encosto rápido do BR20. O novo carro é três polegadas mais longo do que o original, graças a um tratamento específico de saliência traseira concebido para criar uma silhueta que enfatiza lindamente as suas proporções.

Uma das pedras angulares do processo de design para este único foi a modificação radical feita no volume da cabine. Isto, por sua vez, deu à equipa de design, liderada por Flavio Manzoni, a liberdade de conceber as proporções inovadoras que acabaram por produzir um tema de design exterior poderoso mas coerente do ponto de vista estilístico.

A nova solução de design da cabina cria a impressão de um par de arcos que correm longitudinalmente do pilar A para o spoiler traseiro. O volume traseiro do arco foi esvaziado para criar um canal aerodinâmico com a saída de ar escondida pela fáscia traseira preta por baixo do spoiler. Esta moderna tomada sobre o tema "fly buttress" da Ferrari liga firmemente o carro à assinatura Prancing Horse, deixando marcas não só da tradição GT da Ferrari, mas também carros desportivos como o 599 GTB Fiorano.


Para aliviar visualmente a cabine, a tinta preta do tejadilho liga visualmente o pára-brisas ao ecrã traseiro, que fica acima da superfície da porta traseira como se fosse para canalizar o fluxo de ar.

Um para-choques traseiro musculado funde-se lindamente com o aspecto agressivo do resto do carro: os faróis traseiros duplos criam um diálogo visual com os tubos de escape, que são mais baixos e fixados num difusor aerodinâmico proeminente com abas activas na parte inferior da carroçaria. Até mesmo as pontas de escape redondas gémeas do BR20 foram concebidas especialmente para este modelo à medida.

Os muitos detalhes em fibra de carbono do BR20 destacam as características dinâmicas arrojadas e o desempenho potente deste extraordinário carro com tracção às quatro rodas. Peitoris altos e sinuosos acrescentam um toque extra de dinamismo à secção inferior dos flancos, bem como realçam as aberturas de ar dianteiras nos arcos das rodas.

A larga grelha frontal ostenta um elemento superior de fibra de carbono, uma nota de consistência estilística com outras Ferrari one-offs recentes, enquanto as inserções laterais cromadas invulgares ajudam a sublinhar a posição dinâmica da frente do carro.

A identidade única do BR20 é ainda sublinhada pelas novas grelhas horizontais marcantes da grelha frontal, que conferem uma poderosa sensação de tridimensionalidade. Uma lista praticamente interminável de elementos foi concebida especificamente para o BR20, nomeadamente os seus faróis modificados. São de menor altura em comparação com os do GTC4Lusso com DRLs mais finos, o que faz com que o capot pareça ainda mais longo e elegante. As rodas de 20" tone-on-tone com acabamento diamantado foram também criadas especialmente para este carro único.

O interior do BR20 não é menos impressionante, aparado em dois tons de couro castanho e fibra de carbono, uma combinação requintada desenvolvida de acordo com as indicações do cliente.

Os bancos são recortados em couro castanho escuro Heritage Testa di Moro e desportiva um padrão exclusivo na frente, bem como pespontos cruzados prateados. O volume da cabine corre ininterruptamente do para-brisas para o compartimento de bagagem na traseira, criando uma sensação de leveza e arejado único para os ocupantes. O acabamento em carvalho com inserções em fibra de carbono adorna o banco traseiro e o compartimento de bagagem, que esconde uma área de carga mais profunda quando dobrado plano, bem como as maçanetas das portas.

Concebida para um cliente de longa data que esteve profundamente envolvido em cada passo da sua criação, a Ferrari BR20 representa uma verdadeira interpretação da arte tradicional do construtor de autocarros, transformando com sucesso um modelo existente de uma forma magistral e única, inspirando-se e homenageando os valores centrais de inovação e paixão da empresa.

autonews.pt @ 16-11-2021 17:51:44

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades