Nova Iveco Daily

Conectividade e colaboração que garante o futuro do negócio do cliente

A Iveco apresentou a Nova Daily à sua rede de concessionários e à imprensa. A mais recente evolução da família Daily de veículos comerciais ligeiros rompe novos caminhos, introduzindo novas soluções adaptativas e inteligentes que dão um novo rumo à interação e colaboração com o motorista e o proprietário, transformando o veículo num verdadeiro companheiro no sucesso empresarial.

autonews.pt @ 2-6-2021 16:47:10

As principais tendências na indústria de veículos comerciais impulsionaram o mais recente salto evolutivo da Nova Daily. Baseia-se nos seus valores fundamentais de versatilidade, robustez, durabilidade e desempenho, que o tornaram num dos favoritos do seu segmento durante mais de 40 anos. Introduz soluções inovadoras e centradas no cliente que o tornam um veículo supremamente adaptável, interativo, colaborativo e conectado - o VCL mais inovador da sua geração e o companheiro inteligente do cliente.

A Nova Daily antecipa as exigências dos clientes numa indústria de veículos comerciais que está a mudar rapidamente, com a pandemia de COVID-19 a intensificar e a acelerar as tendências existentes.

O sector das entregas do tipo “último quilómetro” conheceu um boom, uma vez que os consumidores aumentaram drasticamente a sua dependência do comércio eletrónico e dos serviços de entrega durante os confinamentos. Espera-se que esta mudança nos hábitos de compra seja permanente até certo ponto com a flexibilização das restrições, com um consequente crescimento na procura de veículos comerciais ligeiros.

A conectividade tornou-se uma necessidade em todas as áreas da vida quotidiana, pessoal e profissional, e os veículos devem satisfazer este requisito. A sustentabilidade e o ar limpo adquiriram ainda mais importância, levando a normas de emissões de veículos cada vez mais exigentes.

Os incentivos públicos estão a apoiar o desenvolvimento de novas infraestruturas, com uma consequente recuperação no sector da construção, que deverá beneficiar significativamente a Daily chassis-cabina, bem como a gama média Eurocargo da IVECO.

Suspensão inteligente AIR-PRO: uma condução única, suave e confortável

A Nova Daily introduz a revolucionária suspensão pneumática AIR-PRO, que se adapta continuamente às condições de utilização para proporcionar uma condução suave e segura, tanto para o motorista como para a carga. A unidade exclusiva de Controlo de Amortecimento Contínuo AIR-PRO (CAC) reage quase instantaneamente aos relevos da estrada, calculando a cada 10 milissegundos a pressão ideal em cada amortecedor para proporcionar a melhor reacção dinâmica. As menores vibrações, reduzidas em 25%, contribuem ainda mais para uma experiência de condução superiormente confortável.

O sistema inteligente AIR-PRO também se adapta às exigências dos condutores e coloca-os no controlo do comportamento da suspensão. Os condutores podem optar por dar prioridade ao conforto com a configuração “Soft”; selecionar “Carga” para otimizar o comportamento e o controlo do rolamento em condições de carga total; ou entregar aos parâmetros auto-adaptativos do sistema a gestão do mesmo, através da configuração “Auto”. A suspensão AIR-PRO adapta-se à carga do veículo, reduzindo o ângulo de rolamento em curva em 30%, aumentando a segurança do condutor e protegendo a carga.

A suspensão AIR-PRO torna as operações de carga e descarga fáceis e eficientes, ajustando a altura do chassis do veículo em menos de 10 segundos. Uma função de memória também permite ao operador memorizar o alinhamento com os compartimentos de carga habituais, tornando ainda mais fácil preparar o veículo.

O sistema inteligente AIR-PRO é fácil de gerir através de um comando rotativo específico no painel de instrumentos e nos novos e intuitivos grafismos do ecrã TFT.


IVECO Driver Pal via Amazon Alexa: o companheiro de voz do motorista

A Nova Daily apresenta o IVECO Driver Pal, o inovador companheiro de condução vocal e digital do motorista, que lhe permite trazer a sua vida digital para bordo, interagir com o seu veículo e com a comunidade de motoristas, bem como aceder aos serviços conectados da IVECO por comandos de voz via Amazon Alexa.

O IVECO Driver Pal oferece duas funcionalidades exclusivas desenvolvidas juntamente com a AWS Professional Services e a equipa Alexa Auto. A primeira, MYIVECO, permite ao motorista verificar o estado de saúde do veículo, definir e gerir o sistema de navegação, solicitar assistência, se necessário, e pedir conselhos de condução para poupar combustível e viajar em segurança.

O IVECO Driver Pal leva a conectividade do Daily a um novo nível, permitindo fácil acesso aos serviços conectados IVECO ON desenvolvidos para apoiar os negócios dos clientes de forma pró-ativa e eficaz.

Uma segunda funcionalidade específica, MYCOMMUNITY, coloca o condutor em comunicação com a comunidade de motoristas. Podem trocar conselhos e pedir ajuda para evitar paragens e atrasos não planeados, com informações sobre congestionamentos de trânsito e outros imprevistos. A tradução automática soluciona a barreira linguística.

Nova transmissão manual

A Nova Daily introduz uma nova transmissão manual de 6 velocidades que oferece uma excelente experiência de condução, com o melhor manuseamento e precisão de engrenamento da classe. Isto fará do novo Daily um dos modelos preferidos dos motoristas para missões urbanas, pois beneficiarão de um maior conforto nos longos dias de trabalho passados ao volante.

A nova transmissão também vai contribuir para a redução do Custo Total de Propriedade (TCO). Foi possível acoplar o motor de 2,3 litros à mesma embraiagem do motor de 3,0 litros, o que melhorou a robustez nas missões mais difíceis e aumentou a durabilidade em até 18%. A nova transmissão não exige quaisquer mudanças de óleo, uma vez que o intervalo foi alargado para 350.000 km, contribuindo para mais uma redução, até 4%, nos custos de manutenção e reparação.

Novos bancos: adaptam-se ao motorista para oferecer o mais elevado conforto

A Nova Daily apresenta bancos inteiramente novos com almofadados centrais no assento e nas costas, e encosto de cabeça com espuma de memória, uma estreia entre os veículos comerciais ligeiros.

A espuma molda-se ao corpo, distribuindo o peso uniformemente, reduzindo os picos de pressão até 30%. Isto resulta num conforto supremo e numa efetiva proteção contra as dores nas costas. As secções laterais foram reforçadas com 15 mm de espuma de alta densidade para melhorar o apoio lateral, aumentando a segurança e a experiência de condução.

As pessoas mais altas ficarão mais confortáveis com a almofada dianteira com 20 mm de comprimento e 15 mm de espessura, o que proporciona um melhor apoio para as suas pernas mais longas. A estrutura as alavancas laterais do banco foram redesenhadas para facilitar o acesso e saída do veículo, ideal para missões porta-a-porta e de entrega de encomendas que requerem saídas frequentes do veículo.

Gama de motores exclusivos: desempenho e sustentabilidade em todas as missões

A Nova Daily mantém-se fiel à sua reputação de versatilidade com a sua extensa gama de motores. É o único veículo que oferece dois motores otimizados para proporcionar o melhor desempenho, seja qual for a missão.

O F1A de 2,3 litros, com potências entre 116 cv e 156 cv (disponível em homologações ligeiras e pesadas), e o F1C de 3,0 litros, com potências entre 160 cv e 207 cv. O motor F1A de 2,3 litros destaca-se pela sua economia de combustível, alcançando até 6% de poupança de combustível no ciclo WLTP, em comparação com o modelo anterior. A nova transmissão manual permitiu um aumento de binário até 15%, melhorando o desempenho do Novo Daily em aplicações exigentes e aumentando a sua versatilidade para carroçarias construídas com requisitos para TDF (Tomadas de Força).

A Nova Daily mantém-se fiel à sua vocação sustentável com o motor de 3,0 litros a GNC, que proporciona um desempenho potente e reativo com 136 cv e 350 Nm de binário.

O New Daily cumpre as normas Euro 6-D Final e Euro VI-E, alcançando o Factor de Conformidade 1 (FC=1) ainda antes de os regulamentos entrarem em vigor. Isto significa que cumpre os limites de emissões em condições reais e durante a vida útil do veículo. Utiliza um sistema de pós-tratamento SCR duplo que foi inteiramente redesenhado para ocupar os mesmos espaços que nos modelos anteriores, de modo a não ter qualquer impacto na modularidade da carroçaria do veículo, mantendo, assim, a lendária versatilidade da Daily.


autonews.pt @ 2-6-2021 16:47:10


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades