Novo Jeep® Compass, nascido para surpreender

Mais tecnológico e seguro do que nunca

O Novo Compass foi desenvolvido para expressar uma linguagem mais europeia, graças à reforçada qualidade dos acabamentos e à avançada tecnologia de bordo. Introduz ainda importantes novas funções que o levam a níveis ainda mais elevados em termos de design, segurança, tecnologia e funcionalidade.

autonews.pt @ 7-4-2021 18:12:10

Onde reside o seu segredo? Em combinar as duas almas Jeep – a vocação para o todo-o-terreno e o espírito urbano – para ir ao encontro das exigências dos clientes do segmento C-SUV. Pessoas racionais, factuais, mas que também ficam fascinadas com a possibilidade de escapar da rotina diária: podemos chamar-lhes “sonhadores pragmáticos”.

O novo modelo oferece um caráter estético forte, reforçado por um estilo distintivo e requintado que permanece fiel aos elementos de design da marca, excelente dinâmica de condução, e segurança e conectividade mais sofisticadas. Tudo isto coroado pela conceituada capacidade 4x4 da Jeep, aperfeiçoada ao longo de mais de 80 anos de liderança na condução em fora-de-estrada.

Em suma, se o que o move é uma necessidade pragmática de mobilidade, ou se é o desejo de viver entusiasmantes “aventuras” diárias, a resposta está no Novo Compass, que oferece equilíbrio entre desempenho e emoção, utilização racional e sonhos de liberdade e aventura. Sempre permanecendo fiel ao lema da marca: “Go Anywhere, Do Anything”. Porque, 80 anos depois, a Jeep permanece Jeep.

O Novo Compass conta com uma gama de eficientes motores de combustão interna e híbridos plug-in, todos Euro 6D Final, e com uma série de avançados sistemas de segurança ativa e passiva que reforçam o comportamento dinâmico e a famosa capacidade 4x4 da Jeep.

A gama de motores foi atualizada com a introdução do novo motor GSE turbo a gasolina de 1,3 litros, quatro cilindros, desenhado para oferecer performances notáveis, além de eficiência, excelente conforto de utilização e redução até 27% dos níveis de consumo e de emissões de CO2 (ciclo WLTP) em comparação com a anterior versão a gasolina. Tudo isto se tornou ainda mais fascinante com a estreia da versão com tecnologia híbrida plug-in para uma condução 100% elétrica com zero emissões, combinando extraordinárias capacidades 4x4 e mobilidade sustentável: a aposta da Jeep na eletrificação.

A par do Renegade, o Compass foi o primeiro modelo a exibir o logótipo 4xe que identifica todos os modelos 4x4 da Jeep que oferecem performances e capacidade híbrida reforçadas, garantindo o melhor equilíbrio possível entre eficiência, condução divertida e atenção ao ambiente.

Os principais destaques incluem painel de instrumentos digital Full HD de 10,25”, rádio DAB, sistema Uconnect 5 com ecrã tátil de 8,4” ou 10,1” deslocado para o meio do tabliê, em posição mais alta para facilitar a concentração do condutor na estrada, processador cinco vezes mais rápido, sistema operativo Android com integração sem fios de smartphone Apple CarPlay e Android Auto, navegação TomTom 3D interativa e reconhecimento de voz natural e Uconnect Services.

O interior tornou-se também mais funcional com a nova organização da consola central e com mais espaço para compartimentos de arrumação (fornecendo quase mais 4,4 litros, um aumento para o triplo da capacidade de 2,8 litros da versão precedente, oferecendo agora um total de 7,2 litros). Além disso, caracteriza-se por um estilo mais moderno e diferenciado, graças ao novo tabliê, túnel central, volante e painéis das portas com materiais e acabamentos premium.

O Novo Compass é o primeiro modelo Jeep na Europa a oferecer condução autónoma de nível 2 e a ser equipado com ADAS de última geração, de série em toda a gama. Incluem: Reconhecimento de Sinais de Trânsito, que lê e interpreta os sinais rodoviários; Assistência Inteligente à Velocidade, para manter automaticamente a viatura dentro do limite de velocidade exibido; Alerta de Sonolência do Condutor, para avisar o condutor se a sua atenção diminuir ou se cabecear por um momento; e Travagem Automática de Emergência com reconhecimento de peões e ciclistas, que abranda o veículo até paragem completa para evitar (ou mitigar) eventuais acidentes.

Mas a principal nova funcionalidade é a Assistência à Condução em Autoestrada, que combina Cruise Control Adaptativo e Manutenção no Centro da Faixa, para ajustar automaticamente a velocidade e a trajetória do veículo.

Deste modo, o veículo fica automaticamente no meio da faixa de rodagem, a uma distância razoável do veículo da frente, para uma experiência de condução com total tranquilidade (disponível na segunda metade do ano).


Agora o novo Jeep Compass é proposto também numa nova gama de versões, em cinco níveis de equipamento (Sport, Longitude, Limited, S e Trailhawk), com cinco combinações de grupos motopropulsores – gasolina, diesel e híbrido plug-in, três caixas de velocidades (manual de seis relações, automática de dupla embraiagem a seco (DDCT) ou automática de seis relações) – e tração dianteira ou integral.

A versão a gasolina monta o motor GSE 1.3 com 130 cv ou 150 cv, acoplado, respetivamente, a uma transmissão manual e a uma transmissão de dupla embraiagem a seco (DDCT), ambas com tração dianteira. A completar a gama de motores de combustão interna, surge o motor diesel 1.6 de 130 cv, com caixa manual de seis velocidades e tração dianteira. A gama híbrida plug-in é oferecida em dois níveis de potência, 190 cv e 240 cv, com transmissão automática de seis velocidades e tração integral eAWD.

Além disso, há uma série de soluções de aluguer e de financiamento propostas pela Leasys e pela FCA Capital que tornam a gama Jeep e o Novo Compass ainda mais acessíveis aos clientes, incluindo a inovadora solução de aluguer Smart Renting e financiamento FCA Capital.

Por fim, para o lançamento do Novo Jeep Compass, a Mopar® desenvolveu novos acessórios, com o objetivo de completar as funcionalidades do novo modelo com conteúdos adicionais, ampliar as oportunidades de personalização e reforçar o conforto do interior.

Novo design

O exterior do novo Jeep Compass exibe estética renovada, com design ainda mais sofisticado e moderno, perfeitamente adaptado ao seu caráter urbano. As mudanças envolveram principalmente a frente, agora de aspeto mais largo e atlético, o que foi conseguido com recurso a elementos de estilo de desenvolvimento horizontal que reforçam a envergadura do modelo e a sua presença em estrada.

Em comparação com a colocação separada dos faróis de nevoeiro da versão precedente, estes componentes estão agora integrados numa única abertura linear ao centro, proporcionando uma construção “estratificada” da frente.

Enquanto os elementos horizontais realçam a linearidade do design, as superfícies esculpidas e o efeito tridimensional da grelha de sete entradas enfatizam o seu dinamismo.

Os novos elementos principais incluem ainda luzes diurnas, luzes de máximos, luzes de médios e luzes de nevoeiro Full LED, para reforçar a eficiência e a segurança do veículo. Graças à nova iluminação dianteira, a luminosidade foi aumentada cerca de 100% em comparação com os faróis de Xénon, resultando em melhor perceção de profundidade e melhor iluminação lateral.

Foi aplicado o mesmo tratamento à traseira, onde se repetem as linhas horizontais da frente no corte elegante dos grupos óticos, para um visual mais moderno e imponente.

Novo interior


O objetivo da equipa de design da Jeep foi redesenhar completamente o interior, dando-lhe um estilo mais moderno e sofisticado, consistente com o do exterior no que se refere a elegância, linearidade e linguagem tecnológica.

A atualização foi abrangente, tendo envolvido o tabliê, o túnel central e os painéis das portas.  O resultado é um habitáculo mais sofisticado e espaçoso, com materiais premium e pormenores técnicos.

A sobreposição de volumes, materiais e tecidos deu ao novo tabliê um design tridimensional com desenvolvimento horizontal de “três estratos” que lembra a linguagem arquitetónica.

A construção estratificada do tabliê também permite diferenciar e personalizar o habitáculo de acordo com os vários níveis de equipamento, utilizando diversas combinações de materiais, texturas e cores, incluindo revestimentos em prestigiada pele Nappa e em prático tecido desportivo para o painel central, com acabamentos em alumínio de alta tecnologia e com efeito de fibra de carbono no painel superior.

O principal objetivo da equipa de design foi melhorar a funcionalidade. O renovado túnel central está agora em posição mais elevada e oferece um novo e amplo compartimento de arrumação de quase 5 litros sob o apoio de braços central e um compartimento adicional de 2,4 litros próximo da nova alavanca de velocidades para colocar um mini-tablet ou outros acessórios pequenos. Estas numerosas e inteligentes soluções quase triplicaram o espaço de arrumação (mais 4,4 litros).

Por fim, a maior funcionalidade envolve também o exterior, como a nova porta da bagageira, cuja abertura é comandada por um movimento do pé sob o para-choques.

Tecnologia intuitiva com sistema Uconnect™ 5

O Novo Compass é equipado com a mais recente geração do sistema Uconnect™, com o novo ecrã Ultra-HD de 10,1”, para uma experiência de utilização extremamente intuitiva. O novo sistema Uconnect 5 possui um processador de alto rendimento mais potente, com capacidade de resposta cinco vezes melhor do que a geração precedente. Com sistema operativo Android e conectividade 4G com atualizações Over-the-Air (OTA), o Uconnect 5 goza de um nível de flexibilidade que permitirá ao sistema evoluir continuamente para proporcionar novos conteúdos, funcionalidades e serviços.

Com o novo sistema Uconnect, o condutor beneficia de uma interface extremamente intuitiva para aceder a todas as funções disponíveis com um comando de “tocar e rodar” e para criar a própria interface com “acesso com um toque” aos conteúdos favoritos e de uso frequente.

O Uconnect 5 com ecrã tátil de 10,1” e navegação TomTom integrada dispõe ainda de interface de linguagem natural com sistema de reconhecimento de voz avançado, para o condutor poder falar com o carro, programar o ar condicionado e escolher a música preferida. Este conteúdo é integrado em veículos com navegação TomTom e pode ser ativado com mãos livres com a expressão “Hey Jeep!”.

O Uconnect 5 oferece conectividade de fácil utilização; os principais novos conteúdos deste sistema de nova geração incluem:

O Jeep Compass está equipado para manter os passageiros conectados durante a viagem. A base de carregamento sem fios para fácil carregamento de smartphones (até 15 W) é de série em todos os níveis de equipamento a partir do Longitude. fios. 

O sistema Uconnect 5 do Novo Compass também oferece Uconnect Services, com uma série de inovadores serviços conectados para clientes, bem como função de Chamada de Emergência. Incluem:

- My Assistant: liga o cliente a um operador para solicitar assistência em viagem geolocalizada em caso de avaria ou para receber o apoio necessário para resolver problemas técnicos. Incluído também no pack My Assistant um relatório mensal enviado ao cliente por e-mail, onde será possível verificar o uso atual do veículo e o seu “estado de saúde”.

- My Remote: por meio de uma app móvel no próprio smartphone, o cliente pode agendar o carregamento do veículo para os intervalos de tempo mais convenientes, encontrar a localização exata do veículo, trancar e destrancar as portas, ligar as luzes, programar o sistema de ar condicionado e definir alertas com base na velocidade e na localização do veículo.

- My Car: verifica as condições do veículo e o seu estado a partir do smartphone e verifica o nível de carga da bateria, a pressão dos pneus, a quilometragem e a manutenção programada.

- My Navigation: por meio de uma app móvel no próprio smartphone, o cliente pode enviar o destino desejado para o sistema de navegação do veículo, encontrar uma rota e verificar as condições do trânsito e do tempo e a localização de radares ao longo do percurso. Também pode ver postos de carregamento localizados perto da viatura, destacando no mapa pontos que poderá alcançar com base no nível de carga da bateria no momento. Os mapas serão sempre atualizados, rápida e facilmente, over-the-air.

- My eCharge: gere todas as sessões de carregamento, seja em postos públicos, que podem ser marcados e pagos  através da app, seja  numa wallbox em casa.

- My Wi-Fi: hotspot wifi que liga em simultâneo até oito dispositivos eletrónicos à rede 4G, tal e qual como em casa. Utilizando o “Alexa Voice Service”, o novo Compass oferece uma experiência de condução com aquela “sensação caseira” e disponibiliza a bordo todos os serviços que tornam a vida do dia-a-dia mais simples e cómoda: desde música ou notícias interessantes até à mais recente tecnologia de Casa Inteligente.

- My Alert: o cliente é imediatamente avisado se o seu veículo for roubado. Assim que o furto for confirmado por agentes da autoridade, um call center específico providenciará todo o apoio necessário para recuperar o veículo.

Sistemas de segurança de nova geração

No que se refere a segurança, o Novo Jeep Compass oferece uma dotação ainda mais completa, adequada às exigências da condução diária. Tal como os sistemas agora disponíveis de série em toda a gama – incluindo Prevenção de Colisão Frontal e Alerta de Transposição de Faixa, Controlo de Estabilidade Eletrónico (ESC) com Sistema Anticapotamento Eletrónico (ERM) e airbags dianteiros, laterais e de cortina – as especificações de segurança ativa e passiva são ainda reforçadas com novos dispositivos e com tecnologia inovadora que otimiza a interação entre condutor, veículo e estrada. 

Tais sistemas aumentam o campo de visão do condutor, ajudam a tornar as informações mais legíveis e habilitam sistemas de assistência ao condutor, para assegurar uma experiência de condução sem stress, especialmente na cidade. Incluem, de série em toda a gama, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Assistência Inteligente à Velocidade, Alerta de Sonolência do Condutor e Travagem de Emergência Automática com Reconhecimento de Peões e Ciclistas.

Além de tudo, o Novo Jeep Compass é também o primeiro modelo Jeep na Europa a incluir Assistência à Condução em Autoestrada, sistema de assistência de condução autónoma de nível 2 que combina o Cruise Control Adaptativo e a Manutenção no Centro da Faixa na condução em vias rápidas (disponível como opcional na segunda metade do ano).

Mais especificamente, os novos conteúdos de segurança disponíveis no Novo Compass incluem:

Reconhecimento de Sinais de Trânsito, de série em toda a gama. Utiliza uma câmara dianteira para detetar o limite de velocidade e sinais rodoviários relacionados, incluindo os de proibição de ultrapassagem.

Assistência Inteligente à Velocidade. Combina os sistemas Cruise Control Adaptativo e Reconhecimento de Sinais de Trânsito, sugerindo automaticamente ao condutor que ajuste a velocidade de acordo com os limites indicados nos sinais rodoviários. É de série em todas as versões.

Alerta de Sonolência do Condutor. Avalia a evolução do veículo e o nível de interação do condutor, como transposição da faixa de rodagem e movimentos do volante ao longo de um certo período, para determinar se o comportamento é consistente com o de um condutor sonolento. Quando são atingidos determinados limiares, o sistema responde com avisos sonoros e/ou visuais para aconselhar o condutor a encostar. Este conteúdo é de série em todos os níveis de equipamento.

Travagem de Emergência Automática com Reconhecimento de Peões e Ciclistas. Alerta o condutor para uma potencial situação de perigo e faz o veículo abrandar até ficar completamente imobilizado para evitar a colisão com um peão ou um ciclista (de série em todas as versões).

Assistência à Condução em Autoestrada (ou condução autónoma de Nível 2), que faz do novo Compass o primeiro Jeep a dispor desta avançada tecnologia de monitorização e que inclui uma câmara dianteira para manter sob vigilância as zonas nas imediações do carro, tanto no sentido longitudinal como lateralmente.

O sistema utiliza o Cruise Control Adaptativo e a Manutenção no Centro da Faixa de Rodagem. O primeiro trava ou acelera, prestando atenção aos obstáculos que encontra, enquanto a Manutenção no Centro da Faixa recorre a radares e a câmaras para conservar o veículo no meio da faixa, desde que as marcações na estrada sejam corretamente detetadas. Estará disponível como opcional nas versões Limited e S na segunda metade do ano.

Câmara de 360°, que garante proteção e segurança adicionais. Disponível como opcional nos níveis de equipamento Limited, S e Trailhawk, este sistema oferece visão a 360° do veículo e das zonas circundantes, reforçada por linhas dinâmicas em grelha exibidas no ecrã tátil digital de 10,1”.

Com quatro câmaras de alta definição posicionadas na grelha, nos retrovisores e na porta da bagageira, esta solução oferece quatro ângulos de visão a velocidades até 12 km/h.

Completa oferta de motores

A gama de motores do Novo Compass conta com grupos motopropulsores a gasolina, diesel e híbridos plug-in, todos Euro 6D Final. Inclui a versão atualizada do 1.6 Multijet II, agora capaz de debitar 130 cv de potência a 3750 rpm e 320 Nm de binário às 1500 rpm, com transmissão manual de seis velocidades e tração dianteira.

A atualização levou a um aumento de 10 cv na potência em relação ao motor diesel 1.6 do modelo precedente, o que também se traduz em benefícios, seja no que se refere ao consumo (10% inferior), seja às emissões de CO2 (inferiores a 11 g/km no ciclo WLTP).

A gama a gasolina inclui um motor turbo GSE 1.3 de 4 cilindros disponível em dois níveis de potência: 130 cv e 270 Nm de binário máximo com transmissão manual de seis velocidades; ou 150 cv e 270 Nm de binário máximo com Transmissão de Dupla Embraiagem a Seco (DDCT). Ambas as opções a gasolina são com tração dianteira.

O motor 1.3 foi projetado para oferecer performances notáveis tanto em estrada como em todo-o-terreno e excelente conforto de condução. Foi atualizado com um turbocompressor especificamente adaptado, de forma a maximizar a resposta do motor a baixo regime e reduzir até 27% as emissões de CO2 e o consumo de combustível (ciclo WLTP) em comparação com a precedente versão a gasolina 4x4 com transmissão automática.

O motor turbo 1.3 de 4 cilindros com tecnologia híbrida plug-in, com 190 cv ou 240 cv e 270 Nm de binário, transmissão automática de seis velocidades e tração eAWD propulsiona as versões 4xe e completa a gama de motores do Novo Compass. Atualmente, o símbolo “4xe” identifica todos os modelos Jeep 4x4 com capacidade híbrida e desempenho reforçados, garantindo o melhor equilíbrio possível entre eficiência, condução divertida e atenção ao ambiente.

Nas versões 4xe, o motor turbo 1.3 é acoplado a um motor elétrico localizado no eixo traseiro, alimentado por uma bateria de 11,4 kWh que pode ser recarregada durante a condução ou por meio de uma tomada de corrente externa: seja em casa, através da rede doméstica, usando a eficiente e exclusiva easy Wallbox ou a mais avançada Connected Wallbox, seja num posto de carregamento público. Só por si, o eficiente motor turbo 1.3 é capaz de debitar dois níveis de potência (130 cv ou 180 cv), enquanto o motor elétrico produz 60 cv, levando a um total de 190 cv ou 240 cv. Em termos de binário, o motor elétrico produz 250 Nm, com o motor de combustão a gerar 270 Nm. Combinando o motor de combustão interna e os motores elétricos, o Novo Compass 4xe garante performances e prazer de condução notáveis, acelerando de 0 a 100 km/h em cerca de 7,5 segundos (conforme a versão) e velocidade máxima puramente elétrica de 130 km/h que passa para 200 km/h em modo híbrido. A resposta rápida e o débito de potência suave asseguram máximo prazer de condução.

As versões 4xe são também as ideais para conduzir na cidade, graças à tecnologia híbrida plug-in, que oferece viagens com zero emissões em modo exclusivamente elétrico e autonomia combinada entre 47 e 49 km (ciclo WLTP), dependendo da versão. Em deslocações mais longas, com o motor de combustão interna, a média das emissões de CO2 fica entre 44 e 47 g/km em modo híbrido (ciclo WLTP) dependendo da versão, enquanto em caso de condução prolongada em todo-o-terreno, os dois motores elétricos equipados com “Powerloop” asseguram que a tração eAWD está sempre disponível para enfrentar aventuras radicais com toda a tranquilidade.

Gama perfeitamente personalizada

O novo Compass está disponível em cinco níveis de equipamento, cinco combinações de grupos motopropulsores, motores de combustão interna e híbridos plug-in, três caixas de velocidades e tração dianteira ou integral.

O aniversário da Jeep é celebrado com a série especial “80th Anniversary”, versão de lançamento do Novo Compass.

Soluções de financiamento FCA Capital

A FCA Capital Portugal, Instituição Financeira de Crédito do Stellantis Group e do Crédit Agricole Consumer Finance, apoia as vendas dos modelos Jeep, disponibilizando um vasto leque de soluções financeiras. Quem desejar conduzir o novo Jeep Compass pode optar por um dos seguintes produtos:

Crédito Automóvel: A forma mais clássica de financiamento, destinada principalmente ao uso particular, com prestações flexíveis e prazos alargados.

Crédito Automóvel com Balloon: Uma modalidade do crédito automóvel que permite deixar até 30% do PVP do veículo para o final do contrato.

EasyPlan: Crédito Automóvel com Valor Futuro Mínimo Garantido – no final do contrato, sabe exatamente quanto vale o seu veículo e pode optar entre mantê-lo e, se necessitar, refinanciar o Valor Final, trocar por um novo ou, simplesmente, devolvê-lo.

Leasing: Solução financeira adequada a Empresas, ENI’s e Profissionais Liberais, permite flexibilidade a nível da entrada e valor residual. Oferece a possibilidade de escolha no final do contrato, entre devolver, manter ou substituir a viatura.

Todas as soluções da FCA Capital são dirigidas não só a clientes particulares, mas também a empresas e profissionais liberais.

“Acessórios Autênticos Jeep®” desenvolvidos pela Mopar®

Para o lançamento do Novo Compass, a Mopar® desenvolveu novos acessórios, com o objetivo de completar as funcionalidades do novo modelo com conteúdos adicionais, ampliar as oportunidades de personalização e reforçar o conforto do interior.

Os proprietários do novo Jeep Compass terão oportunidade de escolher entre mais de 100 “Acessórios Autênticos Jeep” desenvolvidos pela Mopar® e especificamente desenhados e produzidos para oferecerem as mais amplas possibilidades de personalização e se adequarem aos vários estilos de vida dos clientes. Os acessórios Mopar® foram criados em estreita colaboração com as equipas de engenharia e design de produto da Jeep para assegurar máxima qualidade.

A Mopar® trabalhou para satisfazer as exigências dos clientes, de modo a reforçar a natureza extremamente funcional e emocional do modelo, mas também a sua predisposição para a personalização. Alguns dos novos conteúdos estarão disponíveis a partir do verão. Serão acrescentadas, à já disponível Linha de Cor Preto Brilhante, duas novas Linhas de Cor, incluindo Capas de Retrovisores, Aros da Grelha Dianteira e Molduras Dianteira e Traseira na cor da carroçaria.

O Pack 4xe Mopar propõe uma seleção de acessórios de estilo “azuis” para realçar a natureza “elétrica” da versão e adaptar as linhas do novo modelo.

autonews.pt @ 7-4-2021 18:12:10

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades