Goodyear e TNO testam sistema de travagem inteligente

Reduzir a distância de travagem é o objetivo

A Goodyear Tire & Rubber Company e a organização de investigação holandesa TNO estão a colaborar num veículo de demonstração que irá testar as implicações dos pneus conectados na comunicação com o sistema de controlo de veículo, concretamente, com o sistema anti-bloqueio de travões (ABS). 

autonews.pt @ 31-3-2021 14:32:21

Através da conexão dos pneus inteligentes da Goodyear com o sistema ABS de um veículo, a performance de travagem pode ser otimizada à situação e ao estado dos pneus, ao mesmo tempo contribuindo para a direcionabilidade do veículo.

Estudos anteriores da Goodyear indicam que a integrações destes dois componentes pode reduzir a perda de distância de travagem em, aproximadamente, 30%.

O estudo buscará obter uma integração mais significativa, com o intuito de otimizar a distância de travagem quando levados em consideração considerar a operação dos pneus e as condições da superfície da estrada. Ambas as empresas estão centradas em maximizar as potenciais implicações em termos de segurança e sustentabilidade, e esperam partilhar os resultados no início de 2022.

"Existe uma tremenda oportunidade quando se considera a informação que o pneu pode transmitir ao veículo num ambiente entorno conectado," afirma Chris Queen, diretor sénior de tecnologia de inovação da Goodyear. "A TNO possui um compromisso semelhante para alcançar um futuro melhor, e estamos entusiasmados por avançar com esta demonstração, para ver como podemos continuar a melhorar a performance do veículo".

"A TNO focada no aumento da segurança, da eficiência e na sustentabilidade do tráfego e do transporte, e esta colaboração foi concebia para poupar cada centímetro possível de distância de travagem", refere Ellen Lastdrager, diretora-geral do Departamento de Tráfico e Transporte da TNO. "Cremos firmemente que podemos ajudar a reduzir acidentes e a salvar vidas a medida que melhor integramos pneus e sistemas de travagem".

Os pneus são a única parte de um veículo que toca na estrada, e essa posição crítica permite que os pneus conectados transmitam dados e informação útil ao veículo. À medida que a mobilidade evolui, e veículos e cidades se tornam mais inteligentes, também os pneus inteligentes da Goodyear ambicionam transformar a forma como conduzimos.

autonews.pt @ 31-3-2021 14:32:21


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades