Emitida primeira matrícula do novo modelo

Novo sistema de matrículas deverá ser suficiente para 45 anos

Num comunicado emitido esta terça-feira, o IMTT informou que foi emitida a primeira matrícula do novo formato AA-01-AA. Esta matrícula foi atribuída a um veículo elétrico.

autonews.pt @ 3-3-2020 15:20:18

Com o novo formato de número de matrícula passa a ser utilizado um novo modelo de chapa de matrícula para todas as novas matrículas, sem a inclusão do ano e mês da primeira matrícula do veículo.

Foram também eliminados em todos os modelos de chapas de matrícula, os traços separadores de grupos de carateres, mantendo-se no entanto um espaçamento entre cada grupo de carateres, conforme imagem de exemplo.

O ano e mês da matrícula são elementos que não fazem parte do número da matrícula dos veículos e não são um elemento relevante para a sua identificação, sendo Portugal o único país dos 28 Estados-Membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula.

Esta situação era geradora de más interpretações, dado o referido espaço ser utilizado em muitos países para indicar a data de validade do número da matricula e não o ano e mês da primeira matricula do veículo.

O novo formato do número de matrícula permite a sua utilização por um período estimado de 45 anos.

A última matrícula emitida do modelo que agora termina, e que começou a ser utilizado em maio de 2005, foi a “99-ZZ-99" e foi também atribuída a um veículo elétrico.

autonews.pt @ 3-3-2020 15:20:18


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades