Nova série Opel Astra com nova geração de motores

Edição de 2020 é a mais eficiente de sempre

A edição de 2020 do Opel Astra é a mais eficiente de sempre, conseguindo significativas reduções de emissões de CO2, até 21 por cento face ao modelo anterior. As motorizações a gasolina e Diesel com caixa de velocidades manual situam-se abaixo da barreira dos 100 gramas por quilómetro (NEDC3), facto que torna este Opel numa referência no segmento dos familiares compactos.

autonews.pt @ 13-12-2019 15:53:51

A gama totalmente nova de ultramodernos motores de três cilindros, a gasolina e a gasóleo, abrange um leque de potências de 122 cv a 145 cv, garantindo desempenho dinâmico de alto nível e consumos extremamente reduzidos. A suavidade e o refinamento destacam-se graças ao veio de equilíbrio situado no bloco, que funciona em contra rotação com a cambota para eliminar vibrações.

Todos os propulsores surgem com caixa manual de seis velocidades acoplada, existindo a opção de caixa automática de variação contínua, para a solução a gasolina, e de caixa automática de nove velocidades, para o 1.5 Turbo D.

O trabalho minucioso de desenvolvimento em túnel de vento resultou em grande melhoria do desempenho aerodinâmico do Astra, com tudo o que isso representa em matéria de redução de consumos e de emissões. Com um coeficiente de 0.26 Cd, a Astra Sports Tourer entra na categoria das ‘station wagon’ mais aerodinâmicas do mundo, enquanto o Astra de cinco portas lidera entre os ‘hatchback’ compactos. O Astra torna-se, assim, num dos modelos mais aerodinâmicos do mercado.

O chassis recebeu também a atenção dos engenheiros, que se decidiram por novos amortecedores para aumentar os índices de conforto. As variantes mais dinâmicas recebem também novos amortecedores, mas com maior pressão, uma direção com novo programa de assistência variável e um eixo traseiro com paralelogramo de Watt.

Equipados com a tecnologia mais recente de redução de emissões, como filtro de partículas de gasolina (GPF) e catalisador de redução seletiva (SCR) nos motores Diesel, todas as motorizações do Astra apresentam progressos muito significativos nesta área. Estes propulsores têm bloco e cabeça em alumínio e estão equipados de série com sistema start/stop.

Avanço digital: novas câmaras e novo painel de instrumentos


O Opel Astra foi pioneiro na introdução de uma série de novas tecnologias no segmento dos familiares compactos, sem rival na classe. O melhor exemplo é o sistema de faróis de matriz de LED IntelliLux, que permite circular sempre em luzes máximas sem encandear o restante tráfego. Agora, o novo Astra oferece uma opção adicional de iluminação, sob a forma de faróis de LED de 13 Watt, especialmente eficientes do ponto de vista da energia que consomem. O Astra sobe igualmente vários degraus no campo da digitalização ao passar a oferecer novas câmaras dianteira e traseira, bem como um painel de instrumentos digital. A nova câmara dianteira é mais pequena do que a anterior, mas mais potente graças a um novo processador. Agora, além de veículos, consegue detetar também peões. Por seu turno, a câmara digital traseira disponível com o sistema de infoentretenimento Multimedia Navi Pro capta imagens mais nítidas.

Os novos sistemas de informação e entretenimento do novo Astra - Multimedia Radio, Multimedia Navi e Multimedia Navi Pro - garantem total conectividade graças à compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.

Carregamento por indução e sistema de som Bose

Um dos equipamentos práticos do novo Astra é o recarregamento por indução de baterias de telemóvel, dispensando, assim, a ligação de cabo. É possível optar por um sistema hi-fi de sete altifalantes e ‘subwoofer’, com assinatura Bose. E para acrescentar ainda mais conforto e segurança à utilização no inverno, o Astra pode ser equipado com para-brisas aquecido.

O novo Astra estabelece novos referenciais na sua classe em tecnologias de topo e em baixos consumos e emissões de CO2 de motores Diesel e a gasolina.

Novo Opel Astra em Portugal

Os primeiros novos Opel Astra começaram a chegar aos concessionários ainda em dezembro de 2019. Na gama para o mercado português, em ambas as variantes de carroçaria de cinco portas e ‘station wagon’ Sports Tourer, a opção a gasolina recai sobre o 1.2 Turbo de 130 cv de potência e a alternativa Diesel é constituída pelo 1.5 Turbo D de 122 cv, que pode ter caixa manual de seis velocidades ou automática de nove velocidades. A opção de caixa de variação contínua está associada ao motor a gasolina 1.4 Turbo de 145 cv.

Os preços fixam-se a partir de 24.690 euros, para o Astra de cinco portas 1.2 Turbo, e de 25.640 euros para a ‘station wagon’ Astra Sports Tourer 1.2 Turbo. As versões a gasóleo surgem com preços a partir de 28.190 euros.

autonews.pt @ 13-12-2019 15:53:51


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades