Mercedes-Benz Vision EQS mostra carro: beleza duradoura que se move

Tecnologia, luz e materiais sustentáveis

A Mercedes-Benz esteve na feira de Frankfurt de 2019 (IAA) focada em soluções sustentáveis para o futuro. Os exemplos do luxo sustentável que apresentou foram vários e uma das grandes estrelas foi o Vision EQS: um carro conceito que pretende abrir caminho para os futuros carros de luxo elétricos.

autonews.pt @ 17-9-2019 14:02:25

Com a sua inovadora e esticada proporção de "um arco", o VISION EQS leva a filosofia de design de luxo do futuro dos modelos EQ da Mercedes-Benz para uma nova dimensão. O efeito esculpido do design exterior confere ao concept car uma aparência majestosa – para a marca uma “generosidade luxuosa e elegância aerodinâmica em harmonia ideal”.

Nos carros do futuro a luz também conta


Como carro conceito as melhores ideias foram aplicadas no EQS - ss recursos tecnologicamente futuristas incluem os faróis DIGITAL LIGHT, cada um com dois módulos de lentes holográficas, integrados no cinto de luz externo contínuo de 360 ​​graus. Esta opção caracteriza o típico de um Mercedes, mas também permite um número quase ilimitado de variações de luz que fornecem uma visão das configurações de luz futuras da Mercedes-Benz.

O logotipo da marca também tem novas tarefas: 229 estrelas iluminadas e individuais formam um cinto de luz perfeitamente integrado na parte traseira, fazendo com que a marca brilhe de uma maneira anteriormente desconhecida.

A interação entre o veículo e seu ambiente não se limita apenas às luzes do VISION EQS. A grade frontal digital, que realiza uma matriz de luz composta por 188 LEDs individuais como a primeira no mundo, fornece um novo nível de sinalização precisa e de distinção. Quando o painel preto frontal ganha vida, as estrelas e pixels aparentemente flutuantes criam um efeito tridimensional.

Generosidade atmosférica no interior


No interior, o VISION EQS inspira-se no mundo dos iates de luxo. A arquitetura espacial é profunda e aberta, e o cockpit do VISION EQS envolve os ocupantes como o convés de um barco. A escultura global totalmente integrada e abrangente, composta pelo painel de instrumentos, consola central e apoios de braços, flutua acima do interior generoso.

Na escolha de materiais a Mercedes-Benz desenvolveu o uso de materiais sustentáveis ​​e utiliza materiais tradicionais e tecnologicamente avançados. A microfibra DINAMICA de alta qualidade em branco cristal é usada juntamente com os acabamentos de bordo usando plástico proveniente de garrafas PET recicladas. Também é utilizado o couro artificial, com uma superfície finamente estruturada visualmente semelhante ao couro nappa. O material usado para o revestimento do teto vem de um projeto especial: um têxtil de alta qualidade foi criado adicionando uma quantidade de plástico reciclado de "resíduos oceânicos", colocando o uso de materiais sustentáveis ​num nível totalmente novo.

No VISION EQS o conteúdo digital pode ser experimentado por imersão em toda a superfície, criando uma atmosfera abrangente.

Os ecrãs organicamente emergentes e as superfícies de projeção fornecem espaço para a tela, assim como a LUZ CONECTADA inteligente que circunda os ocupantes.

Futuro com a EQ Performance

Com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro e a bateria integrada no piso, o VISION EQS representa um conceito de veículo muito equilibrado. A base para desempenho e segurança dinâmicos de alto nível é uma cortesia da tração nas quatro rodas elétrica com distribuição de torque variável por eixo e uma bateria instalada no fundo do veículo entre os eixos.

Graças a mais de 350 kW de potência e um torque imediatamente disponível a rondar os 760 Nm, o VISION EQS vai de 0 a 100 km / h em menos de 4,5 segundos.

E não apenas o desempenho é impressionante, como a excelente eficiência energética também define padrões. Como resultado, graças a uma estratégia operacional inteligente, este concept car propõe uma autonomia operacional de até 700 km (estimativa em WLTP), numa bateria de íons de lítio fornecida pela subsidiária da Daimler ACCUMOTIVE.

Assumindo um carregamento de com capacidade de 350 kW, o concept car recarrega até 80% em menos de 20 minutos.

Segurança autónoma controlada pelo condutor

O VISION EQS também faz uma declaração clara para a continuação de veículos controlados pelo condutor.

O concept car Vision EQS apoia o condutor com uma condução altamente automatizada de nível 3, por exemplo. para viagens mais longas pela autoestrada. Graças aos sistemas modulares de sensores, o nível de autonomia pode ser ampliado para numa direção totalmente automatizada no futuro.

autonews.pt @ 17-9-2019 14:02:25