Volkswagen revela nova identidade visual e novo logótipo

E também... a nova identidade sonora

A Volkswagen prepara-se para apresentar ao mundo o novo logótipo da marca que vai estar presente no edifício-sede, na rede de concessionários por todo o mundo, nos meios digitais e, obviamente, em todos os veículos de comunicação da marca.

autonews.pt @ 13-9-2019 13:15:00

Uma “Nova Volkswagen“. É desta forma que pode ser visto o novo posicionamento da marca através do seu novo logótipo, da aposta numa comunicação inovadora, além de uma ambição reforçada em liderar um futuro elétrico.

“2019 é o ano da “Nova Volkswagen”. O rebranding abrangente é a consequência lógica dessa reorientação estratégica. Está agora a começar uma nova era para a marca”, afirma Jürgen Stackmann, membro do Conselho de Administração da Volkswagen, responsável pelas vendas, marketing e pós-venda.

Novo logótipo

A Volkswagen diz adeus ao logótipo 3D e aposta num design bidimensional. Além disso, um novo tom de azul foi acrescentado à gama de cores, permitindo variantes de cores adicionais do logótipo – por exemplo, um logótipo vermelho da Volkswagen para os modelos GTI.

“O novo logótipo bidimensional foi reduzido aos seus elementos essenciais. É plano e aberto, oferece alto contraste e pode ser usado com excelente flexibilidade nos meios digitais”, diz Jochen Sengpiehl, diretor de marketing (CMO) da Volkswagen.

A construção do novo logótipo foi feita com o objetivo de tornar a marca mais humana e mais animada, adotar a perspetiva do cliente e contar histórias autênticas. “Muitas pessoas desenvolvem um relacionamento próximo com a Volkswagen e até dão nomes aos veículos. Queremos transmitir essa abordagem natural com os seus laços emocionais“.


O novo design da marca é o rebranding mais abrangente realizado por uma empresa em todo o mundo nos últimos anos. Ao todo, 171 mercados estão envolvidos. Nas 10.000 instalações de concessionários e oficinas em todo o mundo, cerca de 70.000 logótipos serão substituídos, com atenção à economia de recursos e otimização de custos.

Inicialmente, a marca irá começar pela Europa, seguindo-se a China em outubro. A partir do início de 2020, a mudança será implementada passo a passo na América do Norte e do Sul, assim como no resto do mundo. A transição estará concluída em meados do próximo ano.

Uma nova comunicação sonora

A Volkswagen vai passar a utilizar uma voz feminina em quase todos os mercados no futuro, uma voz que seja calorosa, agradável e confiante.

No futuro, a Volkswagen terá o seu próprio som distinto pela primeira vez – o logótipo do som. O novo som estará presente no produto, no próprio veículo e em comunicações como publicidade de TV ou rádio. Os ocupantes que saem do ID.3 também o ouvirão.

A nova identidade visual e sonora da Volkswagen será revelada na campanha de lançamento do novo Passat.

autonews.pt @ 13-9-2019 13:15:00


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades