Na Universidade de Stanford os carros de competição não têm condutor (c/ video)

O objetivo é criar o “piloto perfeito”

De tudo o que vemos neste momento, os carros autónomos são programados e preparados para serem cautelosos, quer para com os humanos, quer para os outros carros. Por vezes até pensamos que são lentos pela quantidade de cautela que mostram.

autonews.pt @ 10-4-2019 21:17:44

Mas de vez em quando os carros de condução automatizada também são obrigados a reagir rapidamente perante um situação nova de eventual perigosidade.

E foi com esta possibilidade de comportamento que os jovens engenheiros da Universidade de Stanford decidiram fazer um carro autónomo... para competição a alta velocidade.

No essencial criaram uma rede de aprendizagem neural que permite à inteligência artificial aprender a conduzir um carro de competição em manobras de alta velocidade, tal como acontece com os pilotos de corrida.

Para o estudante de Engenharia mecânica, Nathan Spielberg, "... queremos que nossos algoritmos de condução autónoma sejam tão bons quanto os condutores mais habilidosos - e até, esperamos, que venham a ser ainda melhores”.

As redes neurais são um dos tipos de aprendizagem de máquina (Inteligência artificial) em que os programadores constroem modelos que estudam grandes quantidades de dados de condução e constroem padrões que permitem conduzir o carro.

Estas redes são usadas para alimentar um "cérebro" de um veículo autónomo, sendo normalmente aplicados GPUs de alta capacidade que controlam o processo de tomada de decisão constantemente e com grande velocidade de processamento.

A equipe de Stanford treinou uma rede neural com dados de 200.000 amostras de movimento, incluindo até testes em superfícies escorregadias como a neve e o gelo, e agora revelaram um vídeo com os testes de condução autónoma que efetuaram na pista de corrida de Thunderhill em Sacramento.

A equipe de Stanford usou dois carros autónomos em seus testes, e no vídeo abaixo podemos ver o “Shelley”, um Audi TTS em modo autónomo.

Impressionante.

autonews.pt @ 10-4-2019 21:17:44

Galeria de videos